19/10/2022

Você já ficou incomodado por não encontrar informações suficientes na internet sobre a dosagem máxima diária de vitamina D? Ou você pode até retirar a informação em algum artigo, mas ele não cita quais são os benefícios do hormônio e como ele age no corpo humano?

Bem, estamos aqui para poupar a sua dor de cabeça. Por isso, trouxemos um guia completo sobre a vitamina D. Aqui, falaremos sobre suas funções e seus benefícios para o corpo, qual a dosagem do hormônio para cada faixa etária, além de ensinar como tomar vitamina D.

Por isso, aperte o cinto, porque a jornada será longa, mas repleta de informações muito importantes para a sua saúde.

Então, para trazer um artigo completo, vamos ter que abordar alguns temas indispensáveis para quem deseja entender, de uma vez por todas, o que é vitamina D. Dentre eles, estão:

  • o que é vitamina D;

  • onde encontramos a vitamina D;

  • quais os benefícios da vitamina D;

  • qual a dosagem máxima diária de vitamina D;

  • qual o melhor suplemento de vitamina D.

Gostou dos pontos acima? Então, continue com a gente e se prepare para ter uma ótima leitura!

Afinal de contas, o que é vitamina D?

Você já ouviu o termo “vitamina do sol”? Se sim, saiba que esta expressão se refere à vitamina D, que recebeu este apelido carinhoso por conta da maneira que ela é sintetizada pelo corpo humano.

Antes de mais nada, a vitamina D é um hormônio lipossolúvel, ou seja, é solúvel em gorduras. Antigamente, alguns médicos recomendavam que as pessoas tomassem seus suplementos do nutriente entre refeições, já que ela precisa de gordura para ser absorvida.

Entretanto, nos dias de hoje, isso não é uma necessidade, já que muitas cápsulas já possuem sua dose de gordura boa, que também servem para ajudar a absorção da vitamina D.

Mas, então, você só encontra este nutriente em suplementos? Ou também existem alimentos e outros métodos para absorver a vitamina?

A vitamina do sol e como tomar vitamina D

Antes de comentar qual a recomendação certa de vitamina D, precisamos explicar onde este nutriente pode ser extraído e consumido. Já podemos adiantar que existem três métodos saudáveis para manter a sua quantidade diária de vitamina D.

São eles:

Tomando banhos de sol

Aqui está a explicação por trás do apelido! A vitamina D é um hormônio produzido pelo corpo humano por meio do contato dos raios solares UV-B e a pele.

Na foto a seguir, você encontra um pequeno resumo sobre como é feito o caminho da vitamina D da absorção até a sua transformação. Confira:

Fonte: Vitamina D: ações extraósseas e uso racional1

Como você pôde ver pela imagem, a radiação solar ultravioleta B entra em contato com a pele humana. Lá, ela entra em contato com o 7-dehidrocolesterol, uma substância derivada do nosso colesterol e que se torna um tipo de “pré-vitamina D”1 9.

Depois da ação da luz e do calor, essa substância se transforma em colecalciferol, nome científico da vitamina D3. Mas, a síntese do nutriente só termina nos rins, onde será criado o calcitriol, que é o metabólito mais ativo da vitamina D. Ele, por exemplo, é o responsável pela absorção do cálcio e do fósforo no intestino humano9.

Fato interessante: a vitamina D3, que se dá por conta da emissão dos raios solares e de alguns alimentos, é mais fácil de ser absorvida pelo corpo humano. A vitamina D2, que é encontrada em cogumelos e ovos, é mais complicada de ser metabolizada pelo organismo.

Mas, voltando a falar sobre a vitamina do sol, estudos mostram que cerca de 80% de toda vitamina D encontrada no corpo humano é sintetizada pelo sol. Os outros 20% são provenientes de uma alimentação rica em peixes gordos e outros ingredientes2.

Como tomar banho de sol?

Para atingir a dosagem máxima diária de vitamina D sem prejudicar a sua pele, você precisa aprender a como tomar banho de sol.

Os raios solares podem ser muito prejudiciais para a pele, sendo um dos fatores mais conhecidos para o surgimento do câncer de pele3.

Por isso, médicos recomendam que você se exponha ao sol por, no máximo, 15 minutos em horários de menor emissão de raios UV-B, como até às 10 horas e depois das 16 horas.

Lembre-se de que este banho de sol deve ser feito sem a adição de protetores solar e você deve estar com os braços e pernas descobertos.

Fora desse horário, a recomendação é muito protetor solar a cada duas horas.

Ingerindo alimentos ricos em vitamina D

Como viu, você também pode pode encontrar este nutriente em alimentos. Dentre eles, estão alguns peixes gordos, como a sardinha, a cavala e o salmão. Confira alguns alimentos fonte de vitamina D na imagem a seguir:

Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia4

Como você já deve ter percebido, alimentos vegetais são extremamente pobres em vitamina D. Por isso, você não irá encontrar frutas ou verduras que são fontes deste nutriente.

Para os vegetarianos, uma opção pode ser administrar os cogumelos e os ovos em suas refeições diárias.

Entretanto, os veganos sofrem mais dificuldades para bater a quantidade diária de vitamina D sem a ajuda do sol, já que eles só podem contar com os cogumelos. Mas, isso não é motivo de pânico, já que existem muitos suplementos para quem não consegue manter os níveis adequados de vitamina D.

Além disso, você sabia que é pouco provável e nada recomendável consumir toda a dosagem máxima diária de vitamina D apenas pela alimentação? Isso acontece porque seria preciso uma quantidade muito grande de alimento, o que poderia acabar sendo prejudicial para a saúde em outros quesitos, como sobrepeso e hipertensão.

Em suplementos alimentares

Por último, mas não menos importante, estão os suplementos alimentares. Nesta categoria, você encontra uma grande variedade de produtos.

Por exemplo, temos o suplemento em gotas, que é perfeito para administrar a dosagem de vitamina D para bebês. Por outro lado, já existem vitamina D em filmes que dissolvem na boca, que servem para crianças, adolescentes e adultos que não gostam de engolir cápsulas e comprimidos.

A dosagem máxima diária de vitamina D em suplementos é de 2.000UI. Entretanto, você também consegue encontrar valores menores dependendo da sua necessidade.

Agora, não esqueça: doses maiores de 2.000UI não são suplementos, e sim medicamentos. Por isso, só devem ser consumidas com a prescrição de um médico de confiança.

Benefícios da vitamina D

Agora que você já entendeu tudo sobre o que é vitamina D e como você pode obtê-la, está na hora de explicar um pouco mais sobre os seus benefícios. E, bem, são muitos! Afinal de contas, estamos falando sobre uma vitamina que controla mais de 200 genes do corpo humano.

Então, para caber neste texto, vamos ter que sintetizar os benefícios. Por isso, trouxemos três ações muito importantes da vitamina D no corpo humano. São elas:

Ajuda o bom funcionamento do sistema imunológico

Ter a imunidade em dia é o desejo de todos os brasileiros, não é mesmo? Afinal, ninguém gosta de ficar gripado. Então, você vai ficar contente em saber que a vitamina D ajuda o sistema imunológico humano a trabalhar de maneira correta.

E como ela faz isso? Simples: ela ajuda na produção de novas células de defesa. Para se ter uma noção, o hormônio participa na liberação de novas unidades de “defensores” para as duas imunidades do corpo, tanto a inata quanto a adquirida5.

Na imunidade inata, a vitamina D auxilia a produção de células Natural Killers (NK), que são responsáveis pelo primeiro ataque contra qualquer invasor do corpo5.

Na imunidade adquirida, o hormônio participa na liberação de linfócitos T e B, que são os principais anticorpos presentes na imunidade. Eles são feitos “sob medida” e atacam diretamente o vírus ou bactéria5.

Auxilia o crescimento e o desenvolvimento dos ossos e dentes

Outro ponto muito positivo da vitamina D é a sua participação no desenvolvimento dos ossos. Isso acontece porque o cálcio é um mineral que precisa do hormônio para ser bem utilizado e aproveitado pelo corpo.

Vamos explicar: cerca de 99% de todo cálcio presente no corpo está nos ossos e dentes. Mas, a cada dia que se passa, esses tecidos perdem o mineral e precisam repor com o cálcio que está presente na alimentação6.

Entretanto, sem a vitamina D, estudos mostram que apenas 15% do mineral consumido consegue ser absorvido pelo corpo. Com as doses do hormônio em dia, essa porcentagem aumenta em 40%1.

Por isso, de nada adianta ingerir cálcio sem a presença da vitamina D no corpo. Sem ela, o mineral poderá acumular nas artérias ou ser eliminado na urina.

Participa da contração muscular

Os músculos são órgãos muito importantes do corpo humano, já que eles ajudam na postura e na nossa movimentação. E não podemos nos esquecer da sua importância estética, razão pela qual milhares de brasileiros vão à academia todos os dias.

Mas, para que os músculos continuem saudáveis e se contraiam, você precisa de vitamina D. Ela é uma das responsáveis pela liberação de ATP, que é a energia utilizada por todas as células do corpo7.

O trifosfato de adenosina possui o cálcio em sua composição, que utiliza a vitamina D para ser melhor absorvido. Por isso, podemos dizer que o hormônio participa ativamente nos movimentos de contração e relaxamento dos músculos7.

Qual é a dosagem máxima diária de vitamina D?

A resposta é: depende! Frustrante? Calma, a gente vai explicar.

Existem alguns fatores que podem fazer uma pessoa precisar mais ou menos de vitamina D. A população de risco na produção do hormônio, por exemplo, precisa de quantidades maiores de vitamina por dia.

Dentre essa população de risco estão: pessoas obesas, pessoas com baixa exposição solar, negras, idosos e pessoas com problemas renais.

Confira a tabela abaixo e confira a dosagem máxima diária de vitamina D para cada faixa etária:

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia4

Como você pode perceber, a dosagem de vitamina D em idosos é maior, já que a pele das pessoas na terceira idade possui uma maior dificuldade em absorver os raios solares e, assim, de produzir a vitamina D.

A dosagem de vitamina D para bebês deve ser acompanhada por um médico pediatra de confiança, já que sabemos que a sociedade brasileira de pediatria recomenda a obrigatoriedade da suplementação de vitamina D até os 2 anos de idade, para todas as crianças, e após os 2 anos para as crianças com fatores de risco.

Pessoas negras também precisam ficar atentas em relação aos seus níveis de vitamina D. Isso acontece porque a melanina, fator que dá pigmento para a pele, faz com que a pele fique mais resistente à influência dos raios solares.

Qual exame detecta falta de vitamina D?

Está em dúvida se você está ou não com falta de vitamina D? Calma, porque isso é muito fácil de se resolver. Você pode detectar a deficiência deste nutriente com um simples exame de sangue. Basta pedir, em um laboratório de confiança, um exame bioquímico da 25-hidroxivitamina D8.

O valor que foi adotado para definir se a pessoa possui ou não a deficiência de vitamina D é de 30 ng/ml de sangue8. Você já fez esse exame? Se não, está na hora de fazer!

Qual o melhor suplemento de vitamina D?

Se você chegou ao final deste artigo, você deve estar se perguntando “qual o melhor suplemento de vitamina D”, não é mesmo? Por isso, estamos aqui para indicar um produto completo e rico em nutrientes e que ajuda a manter a recomendação diária de vitamina D.

A Addera é a vitamina D número 1 do Brasil10 e a mais recomendada pelos médicos no país11. Aqui, você encontra suplementos de vitamina D para todas as necessidades.

Em nosso mix de produtos da linha Addera D3, você encontra desde comprimidos de 2.000UI, que são o máximo previsto para a suplementação, até gotas de 132UI, para quem deseja apenas complementar a recomendação diária de vitamina D.

Além disso, temos uma linha completa de “Addera +”, que ajuda você a atingir objetivos para a sua saúde, como manter as unhas saudáveis com a Addera + Cabelos e Unhas e ajudar o metabolismo energético das suas células com a Addera + Energia.

Confie na líder do mercado em vitamina D e adquira agora mesmo o seu produto!