30/09/2022

Você sabia que existe dieta pobre em vitaminas? Não? Se agora você está confuso e pensando como isso pode acontecer, então você está no lugar certo.

Existem alguns motivos para toda essa confusão. Dentre eles, estão os dois significados mais utilizados da palavra dieta.

No dicionário, você encontra dieta como um regime prescrito por um nutricionista ou outro profissional da saúde. Entretanto, esta palavra também pode ser utilizada para designar o que uma pessoa ingere de alimentos durante o dia.

Por isso, podemos dizer que uma pessoa possui uma dieta pobre em vitaminas quando ela não consome ingredientes naturais e ricos em nutrientes. E, embora estejamos falando de uma pessoa hipotética, não é nada difícil encontrar alguém que conhecemos que pode se identificar com essa realidade, não é mesmo?

Então, criamos este texto para mostrar o que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos e, é claro, como fugir de uma alimentação pobre em vitaminas. Para chegar a tais conclusões, precisamos abordar alguns pontos importantes, como:

  • o que é uma dieta pobre em vitaminas;
  • o que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos;
  • quais são as vitaminas importantes para o corpo humano;
  • como armazenar os alimentos sem perder as vitaminas.

Gostou dos temas? Então, continue com a gente e faça uma boa leitura. E lembre-se: alimentar-se corretamente é um ato de amor-próprio!

O que é uma dieta pobre em vitaminas?

Pode não parecer, mas a falta de nutrientes presentes na alimentação do brasileiro é um caso de saúde pública. Pesquisas da área mostram que os alimentos mais consumidos pelo brasileiro são, respectivamente, arroz, café, feijão, pão francês (também conhecido como pão de sal em alguns lugares do Brasil) e carne vermelha1.

O TOP 5 nacional não está muito fora da realidade de muitas pessoas. Você que está lendo este texto deve consumir esses alimentos, pelo menos, três vezes por semana. Neste “básico”, você encontra fontes de carboidrato, proteína e algumas vitaminas 1.

Entretanto, o problema surge quando analisamos os outros ingredientes mais consumidos pelo brasileiro. Os refrigerantes, que são cheios de açúcares e gorduras, ocupam a nona posição, ultrapassando até mesmo o leite integral 1.

Além dos refrescos industrializados, biscoitos salgados, salgados fritos e assados, óleos e gorduras, doces e bolos também possuem seus lugares fixos entre os 20 alimentos mais consumidos no País1.

Bem, se a sua rotina conta frequentemente com alguns desses alimentos citados anteriormente, agora é o momento de rever alguns hábitos. Os ingredientes industrializados ou preparados com fritura são, na maioria das vezes, pobres em vitaminas e sais minerais, e ricos em gorduras e açúcares.

Os estudos acerca da dieta no Brasil notaram que, mesmo tendo alguns exemplares aparecendo nos mais consumidos, o dia a dia alimentar brasileiro é pobre em verduras, legumes e frutas, que são as principais fontes de nutrientes1.

Ainda de acordo com a pesquisa, os alimentos saudáveis aparecem mais na rotina de idosos, mas estão fora da realidade da maioria dos jovens e adolescentes1.

O que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos?

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), o excesso de gordura pode prejudicar o bom funcionamento das artérias, criando placas de gordura que diminuem a circulação de sangue. Ele também está ligado ao surgimento de condições como o diabetes e a obesidade.

Além disso, a Associação alerta para o risco de acúmulo de gordura visceral, que fica localizada entre os órgãos do corpo. Além de ser muito mais difícil de ser eliminado, este tipo de gordura pode ser muito prejudicial para o bom funcionamento do corpo.

Uma dieta pobre em vitaminas também pode causar problemas sérios no corpo, já que elas são nutrientes essenciais para muitos sistemas. A vitamina D, por exemplo, participa do ciclo de absorção do cálcio, que é responsável por fortalecer os ossos e também desempenha um papel importante da função muscular.

Por isso, uma alimentação pobre em vitaminas e rica em gorduras também pode afetar o sistema imunológico, o muscular e muitos outros.

Vitaminas para o corpo e onde encontrá-las

Agora que você já conhece um pouco mais do perigo de ter uma dieta pobre em vitaminas e rica em gorduras, precisamos mostrar alguns dos nutrientes importantes para o corpo. Além disso, não custa nada falar em quais alimentos você pode encontrá-los, não é mesmo?

Então, continue esta leitura com a gente para descobrir como trazer mais vitaminas para as suas refeições.

Vitamina A

A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para a visão, você sabia? Estudos mostram que até 500 mil crianças ficam cegas em todo o mundo por conta da falta do nutriente2.

Você pode encontrar a vitamina A em diversos alimentos, como a couve, espinafre, cenoura, pupunha, abóbora, ovo, fígado de boi e em alguns peixes3.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são muito importantes para pessoas de qualquer idade. Dentre esse grande grupo de nutrientes, estão a tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), vitamina B6, ácido fólico (B9) e vitamina B125.

Com uma grande variedade de nutrientes, vêm uma grande diversidade de benefícios. Alguns deles são: liberação de energia por meio dos carboidratos e o crescimento e reprodução celular4. Além disso, a anemia infantil também está muito relacionada à falta de vitamina B9 e B65.   

Os nutrientes do complexo B podem ser encontrados em carnes e leites. Além disso, estão presentes em alguns legumes e folhas verdes 5.

Vitamina C

A vitamina C é muito conhecida por poder ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, é antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, vilões das células do corpo6.

Você pode encontrar a vitamina C em frutas cítricas, como a laranja e acerola, grande campeã quando falamos em concentração do nutriente.  

Vitamina D

A vitamina D, como já falado anteriormente, é importante para a absorção do cálcio pelos ossos. Além disso, ela ajuda o bom funcionamento do sistema imunológico e muscular.

Você pode sintetizar a sua própria vitamina D ao entrar em contato com os raios solares. Para sintetizar a quantidade necessária de vitamina D, precisaríamos tomar até 15 minutos de sol todos os dias, porém em horários onde a ação dos raios solares podem ser prejudiciais para a saúde da pele.

Além disso, você encontra o nutriente em peixes, como a cavala, a sardinha e o salmão selvagem, na gema do ovo e nos cogumelos frescos.

Como armazenar os alimentos sem perder as vitaminas?

É comum que alguns nutrientes sejam perdidos durante o processo de cozimento. Por isso, vamos passar algumas dicas que podem ser essenciais para o consumo correto dos ingredientes1.

Dentre as dicas, estão1:

  • evite cortes muito pequenos. Prefira sempre pedaços maiores dos legumes e verduras;
  • não deixe as folhas por muito tempo na geladeira, já que elas podem murchar. Por isso, é melhor não comprar esses alimentos em excesso;
  • não exagere no cozimento. Ferver muito os nutrientes pode causar a perda de alguns nutrientes. Sempre que possível, consuma-os crus.

Suplemento alimentar com vitamina D e outros nutrientes

Chegamos ao final do texto. Você acha que a sua dieta é pobre em vitaminas? Bem, então está na hora de procurar um nutricionista e programar um cronograma alimentar repleto de verduras e legumes.

Além de se alimentar corretamente, a Addera, vitamina D número 1 do Brasil7 e a mais recomendada pelos médicos no País8, desenvolveu o Suplemento de Vitamina D Addera + Vitaminas.

Além de ser um suplemento alimentar com vitamina D, ele também conta com mais oito minerais essenciais e 11 vitaminas complementares. Confira!