27/10/2022

Se prepare, porque nós vamos trazer uma informação bombástica: você sabia que existe mais de um tipo de vitamina K? Se você não estava ciente sobre esta informação, precisamos mostrar para você quais são os alimentos com vitamina K2, assim como explicar um pouquinho mais sobre esse nutriente como um todo.

Está confuso? Calma, vamos explicar! Assim como existem as vitaminas do complexo B, que são vários nutrientes com características e ações semelhantes, você encontra dois tipos naturais e diferentes de vitamina K.

Embora elas compartilhem semelhanças em relação aos seus benefícios, um ponto bastante divergente entre as vitaminas K é a sua origem. Por isso, criamos esse texto para explicar melhor quais são os alimentos com vitamina K2.

Mas, é claro que não podemos apenas fazer uma lista de alimentos com vitamina K2 e não citar os seus benefícios para o corpo humano, certo?

Por isso, ao longo deste artigo, nós vamos abordar alguns temas importantes, como:

  • os tipos de vitamina K;
  • o que é vitamina K2;
  • quais são os alimentos com vitamina K2;
  • os benefícios da vitamina K2;
  • a contraindicação da vitamina K2.

Achou os temas interessantes? Então, venha com a gente desvendar as diferenças entre os tipos de vitamina K e faça uma ótima leitura!

Os tipos de vitamina K

Você não precisa se preocupar por não saber que existem mais de uma vitamina K. Afinal de contas, muito se fala sobre o complexo B, mas pouco se discute sobre as diferenças entre os nutrientes.

Para se ter uma noção, você encontra alguns portais na internet que tratam a vitamina K1 e a vitamina K2 como se fossem uma só. Por isso, nada melhor do que começar esse texto explicando um pouco mais sobre suas divergências.

Confira:

Vitamina K1: a versão mais abundante do complexo K

Vamos começar com a número 1. Você já deve ter ouvido falar que as saladas feitas com folhas verdes, como couve e espinafre, são ricas em vitamina K. E isso não deixa de ser verdade, mas não podemos esquecer que, neste caso, estamos falando da vitamina K1, o vitâmero mais abundante do nutriente1.

Além das folhagens verdes, ele também pode ser encontrado em algumas frutas, como as uvas, o abacate e o kiwi, e em outros legumes, como a cenoura1. Outras fontes deste nutriente são os óleos vegetais2.

A principal função da vitamina K1, também conhecida como filoquinona, é o bom funcionamento da coagulação1.

O que é vitamina K2?

Com o nome técnico de menaquinona, mas mais conhecida como vitamina K2, este nutriente também é importante para a coagulação sanguínea, mas suas funções não param por aí.

Assim como a vitamina K1, esse vitâmero é lipossolúvel, ou seja, é absorvido com a presença de gorduras. Ao ser ingerida pela alimentação ou por meio de suplementos alimentares, a vitamina K2 é sintetizada por bactérias presentes no nosso trato intestinal2.

Depois disso, o sistema sanguíneo é responsável por espalhar o nutriente para todo o corpo. Você pode encontrar uma considerável concentração da vitamina K2 nos ossos, por exemplo1.

Existe uma vitamina K3?

Sim, existe. Entretanto, ela foi desenvolvida por meio de pesquisas laboratoriais. Por isso, não pode ser encontrada em alimentos. Esse nutriente sintético se chama menadiona, que pode ser convertida em vitamina K2 no intestino humano2.

Quais são os alimentos com vitamina K2?

Agora que você já entendeu melhor sobre os diferentes tipos de vitamina K, precisamos fazer uma lista de alimentos com vitamina K2. Afinal de contas, ela é um pouco mais complexa de ser encontrada do que a K1.

Para generalizar, os alimentos com vitamina K2 são de origem animal, como carnes vermelhas, frango e peixes, ou fermentados1 2, como os famosos iogurtes e produtos feitos com leite fermentado, que são amados por muitas crianças (e adultos) no Brasil. 

Esse nutriente também pode ser encontrado em alguns tipos de queijo e em ovos. Além disso, o produto com maior concentração de vitamina K2 é o natto, alimento japonês produzido por meio da fermentação da soja1.

Como você deve ter percebido, os alimentos com vitamina K2 são muito diferentes daqueles que são fontes de vitamina K1. Por isso, é muito importante que ambos os vitâmeros sejam diferenciados.

Benefício da vitamina K2

Chegou o momento de falarmos para que serve a vitamina K2[1] . Afinal de contas, agora que você já sabe onde encontrar o nutriente, você necessita entender a sua importância no corpo humano.

Podemos afirmar que o maior benefício da vitamina K2 é a sua participação na absorção do cálcio consumido na alimentação diária1 2.

Hoje, existem muitos estudos que mostram que o nutriente ajuda a impedir que o cálcio se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos. Essa condição deve ser evitada a qualquer custo, já que ela pode causar diversos problemas cardiovasculares, como AVC e infato1.

Mas, então, o que acontece com esse cálcio que não se acumula nas artérias? Bem, ele é utilizado para reabastecer as estruturas dos ossos e dentes. Assim, também é possível dizer que a vitamina K2 também ajuda a manter o bom funcionamento do esqueleto1.

Além disso, médicos mostram que o nutriente participa da produção de osteocalcina, que é uma proteína do osso1.

Existe contraindicação da vitamina K2?

Sim. Algumas pessoas precisam tomar cuidado ao consumir vitamina K2, principalmente por meio de suplementos alimentares, já que casos de hipervitaminose deste nutriente são muito difíceis de acontecerem devido à ingestão de alimentos.

Dentre eles, estão pessoas que estão fazendo uso de medicamentos anticoagulantes ou que possuem uma coagulação sanguínea descontrolada. Isso acontece por conta da ação da vitamina K2 como um poderoso anticoagulante.

Suplemento de vitamina K2

Como você viu anteriormente, a vitamina K2 pode ser mais difícil de ser consumida, já que não é todo brasileiro que come carne todos os dias da semana. Além disso, a nossa lista de alimentos com vitamina K2 mostrou que os veganos podem ter dificuldade em consumir esse nutriente.

Por isso, a Addera, a vitamina D número 1 do Brasil3 e a mais recomendada pelos médicos no país4, desenvolveu um suplemento com doses de vitamina K2. Ele está presente na linha Addera + Cálcio, um produto para ajudar a manter em dia a saúde dos ossos.

Além das doses ideais de vitamina K2, a Addera + Cálcio 1.000UI e a sua versão de 2.000UI também possuem quantidades recomendadas de vitamina D, cálcio e magnésio. Esses nutrientes são muito importantes para a saúde óssea e para o bom funcionamento do corpo como um todo. Confira!