14/08/2022

A vitamina D e magnésio funcionam como uma dupla extremamente importante para a saúde dos ossos, sistema imunológico, muscular, metabólico¹, etc.

O nosso organismo é extremamente inteligente para manter suas engrenagens funcionando. Mas, para isso, é fundamental investir em uma alimentação balanceada e ficar atento à quantidade de vitaminas e nutrientes ingeridos.

Como você deve imaginar, existem inúmeros fatores que podem atrapalhar o funcionamento dessas engrenagens. Seja por uma deficiência particular do organismo, ou baixa ingestão de itens colaborativos. Como é o caso da vitamina D e magnésio, por exemplo.

Vamos entender como acontece essa relação e porque um elemento é tão importante para a absorção correta do outro.

Qual a relação entre vitamina D e magnésio?

Podemos dizer que essa relação ocorre pela necessidade do processo químico entre a vitamina D e magnésio para absorção adequada pelo corpo humano.

Mas, antes de explicarmos melhor a relação entre vitamina D e magnésio, é preciso entender que grande parte dos nutrientes e vitaminas precisam ser transformados para facilitar a ingestão e absorção.

Isso pode ser realizado de forma mecânica, por meio da mastigação, por exemplo, ou química. No segundo caso, precisamos de interações entre enzimas, vitaminas e demais elementos que quebrem as moléculas a tal ponto que possam ser absorvidas pelo nosso organismo.

Ou seja, nos dois casos, precisamos transformar moléculas complexas em simples. Desta forma, elas conseguem penetrar nas paredes do intestino, responsável pela absorção de grande parte das vitaminas e nutrientes.

O processo de captura e absorção da vitamina D acontece pela transformação química, afinal, o método de captura dessa vitamina é um pouco diferente.

O que é a vitamina D e qual o melhor mecanismo para capturá-la?

A vitamina D é uma substância extremamente importante para o corpo humano, direta e indiretamente. Trata-se, na verdade, de um &ldquopró-hormônio que associado ao paratormônio (PTH), atua como importante regulador do metabolismo ósseo&rdquo ³.

Ela é lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, encontrada externamente nos formatos .

A principal fonte de captura da vitamina D é a exposição ao sol. Alguns alimentos, no entanto, podem oferecer uma pequena dose dessa vitamina. Como, por exemplo, salmão, atum, sardinha, gema de ovo e cogumelos.

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Fonte: SBP (2016)

Leia mais: Descubra como tomar vitamina D de forma segura em cápsulas, comprimidos ou gotas.

Mas seria necessária uma grande quantidade de ingestão desses alimentos para atingir o ideal recomendado. Veja na tabela abaixo a quantidade ideal de vitamina D, por grupo de indivíduos:

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Obs: População de risco é formada por indivíduos com maior chance de ter falta de vitamina D, como, por exemplo, pessoas que não se expõem ao sol. Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Isso quer dizer que a exposição ao sol ainda é a melhor forma de capturar vitamina D. Mas você sabe exatamente como esse elemento atua no seu organismo e quais os benefícios para a saúde? Não? Então, veja só:

Benefícios da vitamina D

O benefício mais conhecido da vitamina D é regular o fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo². Isso, naturalmente, auxilia no fortalecimento ósseo e muscular.

E, como você já deve imaginar, esse impacto positivo também afeta outras áreas do corpo humano, como o coração, por exemplo.

Outro ponto auxiliado pelo consumo adequado de vitamina D é o nosso sistema imunológico. Os linfócitos possuem receptores para esse elemento, auxiliando no combate a doenças e fortalecendo a defesa do organismo. ¹

Existem muitos estudos embrionários sobre outros efeitos positivos, relacionados à diabetes, câncer e doenças autoimunes. Mas ainda não há dados que ratifiquem esses resultados.

De maneira geral, entende-se que a deficiência dessa vitamina, ou seja, a baixa absorção, pode ser extremamente prejudicial para o fortalecimento ósseo e muscular. Principalmente, para grupos de risco, como grávidas, idosos e crianças.

Agora que você já compreendeu o que é vitamina D e seus benefícios, vamos ver qual é a importância do magnésio?

Então, qual a relação entre vitamina D e magnésio?

A vitamina D entra no nosso organismo na sua forma inativa, para que as enzimas metabolizem esse elemento da forma correta é necessário o magnésio. Ele, portanto, é fundamental para a ativação da vitamina D.

Essa relação acontece de uma forma muito mais complexa do que explicaremos por aqui. Mas é importante ressaltar que se trata de uma coordenação. Ou seja, o magnésio auxilia na atuação da vitamina D e ela, por sua vez, facilita a absorção e os efeitos do Mg.

Diferente da vitamina, é possível encontrar o mineral em diversos alimentos. Como, por exemplo:

  • Banana
  • Gema de ovo
  • Feijão
  • Brócolis
  • Aveia
  • Brócolis
  • Etc.

Além, é claro, de suplemento de cálcio, magnésio e vitamina D.

Como aumentar o potencial de captura e absorção da vitamina D?

Como mencionamos, a dosagem de vitamina D nos alimentos é extremamente baixa. Então, precisamos da exposição ao sol, sem proteção, para absorver a dosagem necessária. Especialistas indicam de 20 a 30 minutos, mas esse período pode variar com a idade, cor da pele e até mesmo o gênero do indivíduo.

Como você já deve imaginar, essa exposição pode trazer inúmeros malefícios no decorrer do tempo. Como envelhecimento precoce, câncer de pele, entre outros.

Mas o que fazer, então? Afinal, como vimos, essa é uma vitamina extremamente importante para o nosso organismo.

Com o avanço da medicina e da conscientização referente aos impactos da exposição ao sol, muitos especialistas passaram a indicar a suplementação dessa vitamina. Essa pode ser uma ótima alternativa, principalmente, se acompanhada de uma alimentação balanceada e exposição moderada ao sol.

Entretanto, antes de começar a suplementação, consulte seu médico para entender suas necessidades nutricionais e para que ele oriente a suplementação, caso seja realmente necessária.

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Referências bibliográficas: