27/04/2022

A ingestão correta de nutrientes e suplementos alimentares não só garante a obtenção dos resultados desejados como também evita a ocorrência de efeitos adversos. Tendo isso em mente, responda com sinceridade: você sabecomo tomar vitamina D?

Se você acha que basta irnafarmácia, escolher a marca da sua preferência e passar o olho na bula antes de tomar, está enganado. Para conseguir todos os benefícios da vitamina D,é preciso ficar atento também aalgunsdetalhes como a dosagemcerta para você

Para não deixar margem a dúvidas, preparamos um guia completo para te ensinar como tomar vitamina D de forma segura, seja em cápsulas, comprimidos ou gotas. Confira!

Como tomar vitamina D

Antes dedar maisdetalhes sobre como tomar vitamina D, vamos relembrar as três formas de obtê-la:

Exposição solar

Você sabia quede 80% a 90% da vitamina D que circula no nosso corpo é produzida por nós mesmos1?Esse processo começa no momento em que os raios solares UVB entram em contato com a nossa pele e sintetizam uma substância chamadacolecalciferol.

Em seguida, ocolecalciferolé metabolizado no fígado e nos rins para se transformar em Vitamina D ativa. Isso significa que, sem sombra de dúvidas, o sol é a melhor fonte de vitamina D disponível.

O mais recomendado étomar sol sem protetor solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia2.Porém, o horário de pico de produção da vitamina D ocorre entre 10h e 15h, justamente quando aumenta o risco de se desenvolver queimaduras, lesões oculares e doenças cutâneas.

Para evitar qualquer problema, o mais indicado é consultar o seumédicosobre como obter vitamina D do sol

Alimentação

Embora seja a melhor fonte e esteja acessível a todos, sabemos que nem sempre é possível curtir um solzinho ao longo do dia. O estilo de vida moderno acaba fazendo com que passemos a maior parte do tempo em ambientes fechados, mesmo nos momentos de lazer ou atividade física.

Por isso, para manteradequadoos níveis de vitamina D no organismo,a outra maneira de obtê-la é por meio de uma dieta com alimentos que possuem o nutriente em sua composição.Nos alimentos de origem animal, nós temos a vitamina D3, enquanto nos vegetais temos a vitamina D2.

Confira abaixo asprincipais fontes alimentares de vitamina D:

 class=
Fonte:Adaptado deArquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

 

Suplementação

Como vimos acima, a lista de alimentos ricos em vitamina D não é muito extensa e tampouco variada. Além disso, a maioria deles não fornece o suficiente para chegar na quantidade diária recomendada apenas pela ingestão alimentar.

As quantidades recomendadas para adultos ficam entre 600 e 2000 unidades internacionais (U.I.) por dia3. Por isso,o uso de suplementos se mostra uma alternativa interessante para auxiliar a vitamina D que nosso corpo precisa.

Esses suplementos são vendidos na forma de cápsulas, comprimidos ou gotas. E, como dissemos acima, é preciso tomar alguns cuidados para realizar a suplementação de forma segura e eficaz. E é sobre isso que falaremos nos próximos tópicos.

Como tomar vitamina D em cápsulas

É possível encontrar à venda no mercado cápsulas de vitamina D com dosagens que variam de 200 U.I até50.000U.I. Esse valor se refere a cada cápsula e é importante ficar atento ao rótulo, uma vez quedoses maiores que 2.000 UI /dia devem ser utilizadas com acompanhamento e indicação do seu médico.

A administração é via oral e a dosagem em adultos varia de acordo comidade, doençaspréexistentes, o grau de exposição aosol ,entre outras situações. Doses até 2.000 UI são consideradas suplemento alimentar e são seguras para uso em adultos, mesmo sem a dosagem da Vitamina D no exame de sangue.Porém,ésempre importantebuscarorientaçãode umprofissional.

Antes de ingerir,leia a bula com atençãopara verificar se você não tem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Para conseguir todos os benefícios,é fundamental respeitar sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Como tomar vitamina D em comprimidos

Nesse caso, basta seguir as mesmas recomendações descritas acima para a ingestão de vitamina D em cápsulas.

Como tomar vitamina D em gotas

Para tomar vitamina D em gotas, as recomendações são bastante parecidas, uma vez que a administração também é via oral. As diferenças ficam por conta damaior praticidade na hora de medir a dosagem e também o fato de seremliberadas para crianças.

Como são mais fáceis de ingerir e é possível encontrar suplementos com até 132 U.I. por gota, o uso é indicado para a partir de 0 meses. Só não seesqueça de utilizar uma colher para pingar as gotinhas e não administrar direto na boca das crianças.

Assim como nas demais formas de ingestão,a posologia varia de acordo com cada caso.Por isso, preste atenção na bula para saber exatamente quantas gotas são necessárias para atingir a dosagem recomendada e consulte seu médico antes de tomar.

Recomendações gerais sobre como tomar vitamina D

Seja em cápsulas, comprimidos ou gotas, não se esqueça de sempre verificar o prazo de validade e se o frasco contendo a vitamina D está bem selado. Além disso, consulte seu médico para recomendação de como tomar e não se esqueça de manter o produto longe do alcance de crianças e de animais de estimação.

Inicialmente acreditava-se quefazer a suplementação de vitamina D junto com alguma refeição poderiafacilitarsua absorção, uma vez que essa é uma vitaminalipossolúvel.

No entanto, os estudos científicos não confirmaram essa teoria. Assim, a vitamina D pode ser tomada em qualquer horário.

Pronto! Agora você já sabe como tomar vitamina D e pode visitar o site Adderapara conhecer o suplemento alimentar de vitamina D3 mais recomendado pelos médicos4. Você encontrará produtos de diferentes dosagens, de 123 UI, 400 UI, 600 UI, 1000 UI e 2000 UI.

Além disso, você pode escolher entre comprimidos com 90 ou 30 unidades, cápsulas de 30 unidades ou gotas de 5ml, 10ml e 20 ml. São várias opções para experimentar avitamina Dnúmero 1 do Brasil5.Aproveite!