01/02/2023

Como você sabe se os seus ossos estão saudáveis ou se algo não está funcionando como deveria? Tocamos nesse assunto porque a saúde dos ossos é muito discreta, já que a maioria dos problemas que envolve os ossos é silencioso, não demonstrando sintomas até serem diagnosticados.

Então, é fundamental que você saiba como manter a saúde dos ossos em dia, seja com suplementos alimentares, hábitos de rotina ou por meio da alimentação.

Tendo isso em mente, ao longo deste texto, vamos debater sobre os aliados e vilões do esqueleto humano. Vamos falar, por exemplo, sobre a importância da luz solar para a saúde óssea e qual vitamina cuida da formação e saúde dos ossos.

Vamos embarcar de cabeça na saúde dos ossos? Se você gostou dos temas, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

Saúde dos ossos: alguns problemas para ficarmos de olho

Você já deve ter ouvido falar sobre osteoporose, certo? De acordo com alguns dados reunidos pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) e outras instituições, cerca de 10 milhões de brasileiros convivem com o quadro.

E os números não param por aí: estima-se que apenas 20% desses indivíduos tenham consciência que estejam com a condição.

Além disso, 200 mil pessoas morrem no Brasil todos os anos por conta do quadro, uma vez ele pode causar quedas e fraturas.

Se você não sabe, a osteoporose é uma condição que causa perda da massa óssea. Imagine os ossos como um queijo: assim como o alimento, nosso esqueleto possui pequenos furinhos1.

Entretanto, com esse problema, essas fissuras ficam ainda maiores, deixando o osso muito enfraquecido. Sendo assim, a osteoporose é extremamente silenciosa, sendo percebida apenas quando ocorre uma queda1.

Mas quais são os fatores que causam a osteoporose? Como podemos saber se temos predisposição a desenvolver essa condição? Confira:

Baixo consumo de cálcio

O cálcio é o mineral mais importante para a saúde dos ossos. Isso acontece porque ele é o principal componente do esqueleto humano, garantindo a rigidez dos ossos e dentes e a sustentação do corpo1.

O ser humano não é capaz de produzir cálcio. Por isso, precisamos ingeri-lo por meio da alimentação. Confira algumas fontes do mineral1:

Fonte: Nutrição e saúde óssea: a importância do cálcio, fósforo, magnésio e proteínas1

Como você viu, temos uma quantidade relativamente grande de opções para a reposição diária do cálcio. Ela precisa ser feita porque os ossos perdem uma fração do mineral todos os dias, mantendo o esqueleto sempre “novo”.

Entretanto, muitas pessoas consomem quantidades de cálcio insuficientes para manter a saúde dos ossos em dia. Isso pode causar a descalcificação dos ossos, que acontece quando a absorção do mineral é menor do que a perda diária do nutriente1.

Queda na produção hormonal

A fragilidade dos ossos também pode ser um resultado da queda na produção dos hormônios sexuais do corpo humano2.

Isso acontece em ambos os sexos. As mulheres sofrem durante e após a menopausa, com uma baixa produção de estrogênio. Por outro lado, a testosterona dos homens também deixa de ser sintetizada em grandes quantidades com o passar dos anos - fenômeno conhecido como "andropausa"2.

A influência da deficiência dos hormônios sexuais no esqueleto fica visível quando analisamos que 1 em cada 3 mulheres e que um 1 em cada 5 homens sofrerão, pelo menos, uma fratura por conta da fragilidade dos ossos a partir dos 50 anos de idade3.

Além disso, pesquisas mostram que nos primeiros sete anos após a menopausa, as mulheres perdem cerca de 20% da sua massa óssea. Isso significa uma perda de, aproximadamente, 300mg de cálcio todos os dias2.

Como saber se seus ossos estão saudáveis?

Bem, você pode pedir um exame de densitometria óssea. Ele consegue medir a densidade do seu osso, verificando se ele está com a quantidade certa de cálcio.

Contudo, se não quiser realizar o exame, saiba que é muito difícil verificar se os seus ossos estão saudáveis ou não. Isso porque, sem ele, a osteoporose só é diagnosticada quando ocorre alguma queda seguida de fratura óssea.

Mas, de qualquer jeito, todos nós devemos incluir medidas preventivas em nossa rotina. E, antes de saber como manter a saúde dos ossos, precisamos conhecer alguns nutrientes que ajudam a manter o esqueleto saudável.

Qual vitamina cuida da formação e saúde dos ossos?

A vitamina D é a principal vitamina que cuida da formação e mantém a saúde do nosso esqueleto. Entretanto, a vitamina K2 também é muito importante para a rigidez e bem-estar dos ossos4 5.

Vamos conhecer cada uma delas!

Vitamina K2

Hoje em dia, sabe-se que este nutriente é um grande aliado do corpo humano no combate à osteoporose e calcificação dos vasos sanguíneos. Isso acontece porque ela atua na otimização do uso do cálcio, evitando que ele se acumule em placas nas paredes de veias e artérias5.

Qual a importância da vitamina D para a saúde óssea?

Basicamente, o corpo encontra muita dificuldade em absorver o cálcio sem a presença da vitamina D. Estudos comprovam que este pré-hormônio - quando presente em doses ideais - é responsável por uma absorção 40% maior do mineral4.

Ou seja: sem a vitamina D, o corpo não consegue utilizar todo o cálcio consumido para repor a descalcificação óssea. Portanto, especialistas explicam que apenas o uso de suplementos do mineral pode não surtir efeito contra a osteoporose4.

Qual a importância da luz solar para a saúde óssea?

O nosso corpo consegue sintetizar a vitamina D por meio do contato da nossa pele com os raios solares. Basicamente, até 90% deste nutriente presente no organismo é produzido pela exposição solar4.

Por isso, agora que você sabe qual a importância da vitamina D para a saúde óssea, lembre-se de se expor ao sol por 20 minutos todos os dias, preferencialmente, antes das 9h e depois das 16h.

Como manter a saúde dos ossos?

A saúde dos ossos deve ser mantida com uma união de exercícios físicos constantes e uma boa alimentação. Esses devem ser pilares para manter o bem-estar do corpo como um todo, mas principalmente para a estrutura óssea.

Hoje, sabemos que os exercícios físicos ajudam a manter e a aumentar a massa óssea. Por exemplo: durante a puberdade, a prática de atividades constantes pode provocar um crescimento de 17% na densidade dos ossos2.

Na menopausa, entretanto, os exercícios não promovem um aumento da massa do esqueleto, mas podem ajudar a evitar a perda extrema de cálcio dos ossos2.

Falando da alimentação, você já sabe que o cálcio e os outros nutrientes importantes para a saúde óssea devem ser ingeridos ao longo do dia por meio de alimentos. Mas, se você não consegue consumir as doses necessárias do mineral e das vitaminas, não desanime!

Neste caso, você pode contar com a ajuda dos suplementos alimentares. A Vitamina D Addera Cal 2.000UI e Vitamina D Addera Cal 1.000UI foram desenvolvidos pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no País7.

Eles possuem doses recomendadas de vitamina D, cálcio, vitamina K2 e magnésio, que são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos. Confira!