01/12/2022

Pare tudo o que você está fazendo nesse momento. Agora, passe a mão nos seus cabelos, sinta a sua textura e o seu cumprimento. Depois disso, pegue uma câmera ou um espelho e veja como ele está visivelmente. Você gostou do que viu e sentiu? Independentemente da sua resposta, hoje é dia de falar sobre o crescimento do cabelo.

Não deve ser difícil encontrar sites e influenciadores digitais oferecendo gomas e pílulas milagrosas que aumentam, em um piscar de olhos, o tamanho dos seus fios, além de proporcionar muita saúde e força para todo o couro cabeludo.

Entretanto, esses métodos rápidos não possuem nada de milagroso, já que eles, na maioria das vezes, não funcionam. Por isso, estamos aqui para evitar que você caia em notícias falsas, que possam levar você a gastar dinheiro, tempo e fé em produtos que não possuem comprovações científicas.

Para isso, vamos trazer um guia com tudo o que você precisa saber sobre crescimento do cabelo, entendendo as suas fases e quais vitaminas, de fato, ajudam nesse processo. Para isso, vamos debater alguns temas importantes, como:

  • como funciona o crescimento do cabelo;
  • qual o tempo de crescimento do cabelo;
  • o que é bom para o crescimento do cabelo;
  • qual vitamina ajuda no crescimento do cabelo;
  • os benefícios do zinco para o cabelo;
  • os benefícios da biotina para o cabelo;
  • suplemento alimentar para crescimento do cabelo.

Gostou dos temas que serão abordados? Eles vão garantir que você saiba como manter o seu cabelo saudável sem a utilização de produtos que não garantem o que prometem. Então, continue com a gente e faça uma boa leitura!

Como funciona o crescimento do cabelo: do interior ao exterior

Você sabia que cerca de 90% de todo o peso do cabelo é proporcionado pela queratina? De modo geral, podemos dizer que os fios são, nada mais e nada menos, do que um conglomerado de queratina e outras proteínas1.

Hoje em dia, podemos afirmar que a vaidade com os cabelos é uma preocupação de todos, independentemente de idade e gênero. Isso porque tanto homens quanto mulheres procuram técnicas para trazer mais saúde e beleza para os fios.

Entretanto, para que esse objetivo seja alcançado, precisamos entender como ocorre o crescimento do cabelo e as suas peculiaridades.

Então, vamos juntos vasculhar o que acontece no interior dos nossos fios.

As camadas do cabelo humano

Antes de mais nada, precisamos apresentar as três camadas do cabelo humano e as suas respectivas funções. Sem mais delongas, são elas1:

  • medula. Essa é a camada mais interna do fio. Ainda hoje, muito pouco se sabe qual a função exata desta camada, mas há indícios de que ela funciona como o “pontapé inicial” para o crescimento do cabelo;
  • córtex. A camada central do fio é responsável por 90% de todo o seu peso, sendo um rico emaranhado de queratina pigmentada. Por isso, ela é responsável pela força e vitalidade dos fios;
  • cutícula. Esta é a cama que vemos ao olho nú. Ela é toda formada por escamas, que possuem duas bordinhas viradas para cima. Basicamente, sua função é proteger o córtex.

Esta última camada, por exemplo, é uma das responsáveis por diminuir o impacto causado pelo sol e produtos químicos em seu cabelo.

Como ocorre o crescimento do cabelo?

Agora que já explicamos a anatomia dos fios, podemos explicar como ocorre o crescimento do cabelo em si. Basicamente, ela é dividida em três partes: a anágena, que é a fase de crescimento, a catágena, fase de repouso, e a telógena, caracterizada pela queda do cabelo2.

Mas, elas possuem algumas especificações que merecem ser melhor explicadas. Por isso, conheça a fundo as fases por trás do crescimento do cabelo:

Anágena: fase de crescimento

Agora, na sua cabeça, cerca de 90% dos seus fios estão na fase anágena. Ou seja, eles estão recebendo constantes doses de vitaminas e sais minerais importantes para a saúde e força das madeixas2.

Além dos nutrientes - que ainda serão abordados ao longo deste artigo -, a genética é outro fator indispensável nesta fase. Afinal de contas, ela é a responsável por delimitar a velocidade do crescimento do cabelo e o comprimento máximo dos fios2. .

E qual o tempo de crescimento do cabelo? Estudos mostram que, nesta fase, o cabelo cresce de 0,3 a 0,45 milímetros todos os dias. Assim, chegamos ao dado de que, todos os meses, os fios podem crescer, em média, um centímetro2

Por isso, tome muito cuidado com produtos que prometem um crescimento extraordinário. Além de não serem capazes de se expandir mais de 1cm por mês, o tamanho máximo do seu cabelo já foi antecipadamente decidido pelos seus genes2.

Por fim, a fase anágena pode durar entre dois e seis anos.

Agora, vamos para uma informação bônus. Você já sabe a porcentagem de quantos fios estão em sua etapa de crescimento. Entretanto, quantos deles existem em nosso couro cabeludo? Bem, esse valor varia de acordo com o tipo de cabelo. Confira na tabela abaixo:

Fonte: Tratamentos estéticos e cuidados dos cabelos: uma visão médica2

Viu só? Nós temos muito mais fio de cabelo do que você imaginou! Então, não faz falta que um ou outro caia, processo que se inicia na próxima fase.

Catágena: fase de regressão

Essa é a fase mais curta do crescimento capilar, durando em torno de duas a três semanas. Por causa disso, apenas 1% dos fios se encontram nesta etapa2.

Ela é chamada de regressão porque toda a vida e força que o fio conquistou na fase anterior começa a se perder. Aqui, por exemplo, as raízes começam a ficar mais esbranquiçadas, já que suas células param de produzir melanina2.

O bulbo capilar, que chamamos popularmente de “raíz do cabelo”, é quase completamente desmontado nesta etapa. Por isso, você consegue perceber que, nesta fase, tudo o que nutre os fios começa a perecer2.

Telógena: fase de descanso

Depois de ser totalmente deteriorada, os folículos capilares passam por um momento de repouso. Nela, os fios caem normalmente, já que não estão com “vida”. Essa fase também representa um freio, evitando que, depois da queda, o cabelo comece a crescer novamente2.

Cerca de 10% a 15% dos fios se encontram na telógena. Assim, especialistas estimam uma queda normal de 100 a 120 fios de cabelo por dia2.

O que é bom para o crescimento do cabelo?

Como você já viu, não existe fórmula mágica ou suplemento milagroso que fará os seus fios crescerem meteoricamente. Entretanto, existem alguns hábitos que podem ajudar a ter um desenvolvimento saudável do cabelo.

Quer saber como auxiliar o crescimento do cabelo de maneira natural e sem química? Então, confira algumas dicas para o dia a dia:

Evite fumar

Como você bem sabe, fumar é um hábito muito prejudicial para a saúde. No cigarro, existem milhares de toxinas que fazem mal para todo o corpo, incluindo sua pele, suas unhas e, é claro, o seu cabelo.

Dentre as substâncias tóxicas, está a nicotina. Alguns estudos mostram que esta toxina está ligada a uma maior queda de cabelo, já que ela enfraquece os fios e os folículos capilares, que são responsáveis por dar sustento e nutrientes para as mechas3.

Consuma bebidas alcoólicas conscientemente

Outro hábito negativo é o consumo constante de bebidas alcoólicas. Além de não fazer bem para o corpo, pessoas alcoólatras possuem mais dificuldade em absorver as vitaminas do complexo B. Mas o que isso tem a ver?

Você conhece a vitamina B7? Conhecida também como biotina, esse nutriente é muito importante para a produção de queratina, que é a principal substância presente nos fios de cabelo1.

Por sua vez, pessoas que abusam das bebidas alcoólicas podem ter uma certa dificuldade em absorver doses de vitamina B7 que são consumidas por meio dos alimentos. Isso afeta, indiretamente, a saúde dos fios1

Se você conhece alguém que está passando por uma fase difícil com o alcoolismo, procure ajuda!

Evite os estragos da poluição

Um dos vilões para a saúde do seu cabelo é a poluição3. Entretanto, infelizmente, existe algo que possamos fazer que diminua a emissão de gases poluentes na atmosfera. Afinal de contas, eles são liberados, na maioria das vezes, por grandes empresas e pelas queimadas ilegais em florestas.

Mas, isso não quer dizer que nós não podemos diminuir os danos que a poluição causa nos fios. Então, sempre que você ficar muito tempo fora de casa, procure lavar muito bem a cabeça e não se esqueça de pentear o cabelo. Assim, você evita que as impurezas do ar se acumulem.

Mantenha uma alimentação saudável e sem grandes restrições

Quando estamos falando em alimentação, precisamos sempre pensar em balanceamento. Afinal de contas, uma dieta não pode ser extremamente restritiva, privando o corpo de nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento.

Por sua vez, ela também não deve ser composta apenas de alimentos gordurosos e industrializados. Desse jeito, você também não estará repondo os nutrientes necessários e, de quebra, pode acarretar em um aumento dos índices de gordura, de colesterol e de açúcar no sangue.

Por isso, balanceamento é a palavra da vez. Sempre procure se alimentar com uma dieta rica em frutas e verduras, sendo rica em vitaminas e sais minerais que fazem bem para o corpo inteiro.

Vitamina que pode auxiliar no crescimento de cabelo

Como já estávamos comentando sobre alimentação, nada mais justo do que embarcar para as vitaminas e sais minerais que podem ajudar os fios a crescerem de maneira saudável, não é mesmo?

Além de explicar como tal nutriente atua para o crescimento normal do cabelo, vamos trazer alguns dos ingredientes que são ricos nestes micronutrientes. Então, você pode esperar encontrar alguns alimentos que podem ajudar no crescimento do cabelo - mesmo que seja indiretamente.

Vamos nessa? Confira!

Benefícios do zinco para o cabelo

Vamos começar com o zinco (Zn). Esse mineral pode ser encontrado em diversos alimentos muito comuns na culinária brasileira, como a carne vermelha, tubérculos, frutos do mar, castanhas e cereais integrais1.

Primeiramente, precisamos reforçar que ele atua nas enzimas e proteínas do DNA humano, agindo no bem-estar de diversas células do corpo, como as da pele e do cérebro. Ele também atua como um componente para a reprodução celular1. Interessante, não é mesmo?

Mas, falando diretamente sobre os cabelos, o zinco ajuda a síntese da queratina, que é muito importante para os fios, e de alguns ácidos graxos. Além disso, a deficiência deste nutriente pode causar danos para o cabelo, como o surgimento de mechas quebradiças, sem brilho e sem vida1.

Benefícios da vitamina D para o cabelo

Conhecida também como vitamina do Sol, esse pré-hormônio pode ser muito importante para o cabelo humano. Como? Simples: ele auxilia a divisão e a diferenciação celular, fazendo com que as células do folículo piloso se multipliquem com saúde1.

Hoje, há indícios que a vitamina D, que é encontrada em peixes gordurosos, cogumelos, gema do ovo e por meio de banhos de sol, ajuda a manuter os folículos pilosos recém-formados1.

Benefícios da biotina para o cabelo

No meio do texto, nós já explicamos que a biotina, também conhecida como vitamina B7, é importante para os fios por conta do seu papel importante na produção de queratina. Assim, só nos resta mostrar quais alimentos possuem o nutriente.

Ela pode ser encontrada em ingredientes como: nozes, aveia, cevada, fígado e outras carnes vermelhas, além de alguns cereais integrais. Entretanto, ela também pode ser produzida pelas bactérias presentes no intestino humano, fazendo com que a sua deficiência seja rara1 4.

Qual vitamina pode ajudar no crescimento do cabelo?

Chegamos ao finalzinho deste guia. Você gostou de entender um pouco mais sobre como funciona o crescimento capilar e quais são os hábitos saudáveis e os alimentos que podem ajudar você nesta jornada?

Então, para finalizar com chave de ouro, viemos apresentar o Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas. Desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6, este suplemento alimentar foi criado para proporcionar os nutrientes necessários para ajudar o crescimento saudável e natural do seu cabelo.

Aqui, você encontra todos os micronutrientes citados ao longo deste texto, além de doses de vitamina C, A, E e outras do complexo B. Em seus compridos, você também encontra sais minerais como o ferro e o magnésio.

Completo, não é mesmo? Então, confira os nossos produtos!