23/08/2022

Para facilitar a catalogação das inúmeras verduras e legumes presentes na natureza, especialistas dividiram os vegetais em categorias. Hoje, separamos um texto para falar sobre o vegetal B, um grupo muito nutricional e extremamente delicioso.

Bem, existem diversas maneiras de catalogar uma verdura. Algumas pessoas usam a forma de cozimento como forma de diferenciação, outros especialistas utilizam as cores para criar essa divisão.

Por sua vez, o vegetal B faz parte de uma catalogação de verduras e legumes feita por meio da porcentagem de carboidrato1. Por isso, se você deseja perder peso, essa maneira de classificação das hortaliças pode ser muito útil para você.

Ao longo deste texto, vamos trazer alguns tópicos importantes para entender quais são os vegetais B e quais são os seus benefícios para a sua saúde. Dentre os assuntos, estão:

  • o que é vegetal B;
  • outros vegetais desta classificação das hortaliças;
  • qual é a lista de vegetais B.
  • quais os benefícios do vegetal B;

Gostou destes temas? Então, para ficar em dia com a sua saúde alimentar, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que é vegetal B?

Os vegetais B são aqueles que contêm 10% de carboidratos em sua composição1.

Isso quer dizer que os outros 90% são de outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Por isso, os vegetais B são queridinhos de muitos nutricionistas e de pessoas que buscam emagrecer, mas sem fazer dietas restritivas1.

Classificação das hortaliças: tipo A e C

Ficou em dúvida sobre quais são as outras classificações das hortaliças? Bem, acompanha essa linha de raciocínio:

  • os vegetais A são aqueles que possuem cerca de 5% de carboidratos na sua composição. Eles são muito muito utilizados em dietas que visam diminuir o consumo deste macronutriente, como a Low Carb. Dentre eles, estão a couve, chicória, abobrinha, acelga, brócolis, pimentão, tomate, couve-flor, entre outros1;
  • os vegetais C são aqueles que possuem grandes quantidades de carboidrato, sendo cerca de 20% ou mais da sua composição apenas do macronutriente. Neste grupo, você pode encontrar batata-baroa, batata-inglesa, batata-doce e mandioca1. O consumo em excesso desses vegetais não é recomendado, já que o excesso de carboidrato pode causar problemas de saúde, como obesidade e excesso de açúcar no sangue.

Como você deve ter percebido, os vegetais B ficam no meio termo, podendo ser poderosas adições para uma dieta balanceada.

Lista de vegetais B

Você quer saber quais são os vegetais B? A seguir, separamos uma lista de hortaliças que fazem parte deste grupo, como1:

  • beterraba;
  • cenoura;
  • chuchu;
  • nabo;
  • abóbora;
  • vagem;
  • quiabo.

Nesta lista, encontram-se ingredientes que podem ser servidos crus, em forma de saladas, ou cozidos. Ambos os modos de preparo são saborosos, deliciosos e muito nutritivos.

Os benefícios dos vegetais B

Bem, antes de entrarmos mais a fundo sobre os benefícios encontrados na ingestão dos vegetais B na sua dieta, precisamos falar um pouco mais sobre os carboidratos. Afinal de contas, eles são o verdadeiro motivo desta classificação.

O carboidrato é um macronutriente essencial para o corpo humano. E não é por menos: ele é conhecido como a fonte de energia do corpo, sendo responsável por dar aquela dose de ânimo durante o dia, fazendo com que o organismo consiga trabalhar2.

Em suas versões mais simples, os carboidratos são, nada mais e nada menos, do que açúcares, que são responsáveis pela energia. Entretanto, os carboidratos complexos também são ricos em amido e fibras dietéticas3.

Por isso, você deve perceber que a interrupção do consumo desse nutriente não é recomendada. Porém, os problemas acontecem quando ocorre o excesso de ingestão de carboidratos2.

Hoje em dia, sabe-se que esse alto consumo pode provocar a diabetes, já que ele diminui a resposta da insulina, hormônio que faz o controle do açúcar nas células. A ingestão descontrolada também aumenta as chances de desenvolvimento de tromboses, doenças cardiovasculares e a obesidade2.

Menos carboidratos, mais nutrientes

Agora, chegou o momento de falar, em si, sobre os benefícios dos vegetais B. Como você já viu, o consumo de carboidratos é essencial para a vida, mas seu excesso é extremamente prejudicial para a saúde.

Então, os vegetais B podem surgir como uma ótima alternativa, já que possuem uma boa quantidade de carboidratos, que serão convertidos em energia para o corpo, mas também são enriquecidos de outros nutrientes3.

Dentre esses nutrientes, não podemos deixar de citar as fibras alimentares3. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as fibras são responsáveis pela diminuição de açúcares e de colesterol no sangue, além de ajudarem a digestão e manterem a sensação de saciedade por mais tempo.

Mas, além das fibras, a lista de vegetais B também são ricos em algumas vitaminas e sais minerais essenciais para o organismo3. Confira alguns deles:

Vitamina A

Você sabia que a cenoura é uma ótima fonte de vitamina A? Hoje, sabe-se que essa vitamina é importante  para a saúde dos nossos olhos, além de ajudar o crescimento saudável de crianças e adolescentes3.

Leia também: Vitamina A para crianças: um caso de saúde pública

Ferro

O ferro é encontrado na abóbora e em outros ingredientes da lista acima. Ele tem a função de manter o crescimento e desenvolvimento humano em estágios saudáveis, proporcionando equilíbrio entre as funções do organismo3.

Para conhecer um pouco mais sobre os efeitos do ferro, confira o texto: Suplemento de ferro infantil para uma saúde de aço!

Antioxidantes

Muitos dos ingredientes da lista de vegetais B são ricos em antioxidantes naturais que expulsam os radicais livres, que são prejudiciais para os órgãos e para a pele3.

Suplementação: um reforço bem-vindo

Chegamos ao final deste texto. Como você viu, tudo se baseia em equilíbrio, consumindo alimentos ricos em carboidratos, mas fortificados com outros nutrientes. Para definir uma dieta saudável para você, procure uma nutricionista e não tenha medo em variar as opções de verduras em seu prato.

Mas, que tal manter a sua imunidade em dia e fazer com que seu corpo tenha as doses recomendadas de vitaminas e sais minerais em apenas um suplemento? Esse é a Addera + Vitaminas, desenvolvida pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5.

Confira os benefícios do suplemento e traga mais saúde para o seu dia a dia!