14/08/2022

Será que vitaminas para quem faz exercícios físicos realmente podem ajudar no desempenho e nos resultados? Ou isso é um mito?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de uma nutrição adequada para quem pratica atividade física, além de mostrar quais nutrientes são essenciais para seu treino e como eles ajudam seu organismo.

Vamos lá?

Vitaminas para quem faz exercícios físicos realmente funcionam?

Antes de tudo, é importante ressaltar que uma alimentação equilibrada, que contenha nutrientes essenciais ao organismo, ajuda a fornecer a energia necessária para a prática do exercício físico ¹.

Antes e depois do treino, são momentos nos quais você deve ter ainda mais atenção com sua alimentação, já que durante o exercício seu corpo precisa de energia disponível e, depois dele, precisa se recuperar ¹.

O principal nutriente responsável por fornecer energia para o organismo é o carboidrato. Por isso, antes do seu exercício, coma alimentos como pães e cereais integrais, batata doce, frutas etc., que são boas fontes de carboidratos ¹.

Logo após a atividade física, também devem estar presentes os alimentos fonte de carboidratos. Além disso, devemos ingerir fontes de proteínas, pois este nutriente é responsável pela recuperação e regeneração muscular ¹.

Nesse momento, você pode estar se perguntando onde entram as vitaminas para quem faz exercícios físicos nessa história, não é mesmo?

Pois bem, acontece que as vitaminas são micronutrientes essenciais para o funcionamento do metabolismo, processo orgânico fundamental para decompor nutrientes e obter energia deles ².

Além disso, algumas vitaminas, como a D, por exemplo, auxiliam a saúde dos ossos e músculos, estruturas importantes para quem pratica atividade física.

No próximo tópico, vamos conhecer algumas dessas vitaminas, mas lembre-se de que o cuidado com sua nutrição deve ser constante e prezar pelo equilíbrio entre todos os grupos alimentares.

Quais são as vitaminas para quem faz exercícios físicos?

Como já explicamos, manter um equilíbrio nutricional é fundamental para quem faz exercício físico, assim como para qualquer pessoa e sua saúde geral.

Porém, podemos citar aqui algumas vitaminas que podem colaborar com seus níveis de energia, assim como sua saúde musculoesquelética, os quais desempenham papel fundamental para aqueles que se exercitam.

Abaixo listamos algumas importantes vitaminas para quem faz exercícios. Confira!

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12) podem auxiliar seu metabolismo de energia, daí estarem aqui, no topo da lista das melhores vitaminas para quem faz exercícios físicos.

As vitaminas B desempenham um papel importante no metabolismo, transformando os alimentos que você ingere em energia utilizável. Além disso, elas atuam na utilização de aminoácidos 2-3.

Boas fontes alimentares de vitaminas do complexo B incluem:

  • grãos
  • carnes
  • legumes
  • ovos
  • laticínios
  • e verduras.

 

Vitamina C

Outra vitamina para quem faz exercícios físicos é a C. Isso porque ela também é importante para manter os níveis de energia do corpo regulados 4.

Além disso, desempenha outros papéis importantes para o organismo e para pessoas que realizam atividade física, tais como 2-4:

  • metabolismo de proteínas
  • formação de colágeno
  • e proteção aos radicais livres (função antioxidante).

Você encontra vitamina C principalmente nas frutas cítricas.

Vitamina D

A vitamina D é essencial para manter níveis equilibrados de cálcio e fósforo em seu organismo, além de desempenhar papel na saúde de seus ossos e músculos, nos mecanismos de proliferação e divisão celular e na sua imunidade 5.

Portanto, não há dúvidas de que ela deve estar na lista das vitaminas para quem faz exercícios físicos, não é mesmo?

Você consegue manter níveis adequados de vitamina D principalmente através da exposição solar. Pelo menos 10 a 15 minutos ao sol no período de 10:00 às 16:00h, diariamente, são suficientes 6.

As fontes alimentares de vitamina D são escassas, mas ela está presente principalmente em peixes gordurosos, tais como salmão, cavala e sardinha 6.

Ferro

Outro importante nutriente para quem faz exercícios físicos é o ferro. Isso porque ele atua na síntese da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio (que será transformado em energia) para todo o corpo 7.

Quando há falta de hemoglobina, as células sofrem com a falta de energia. Portanto, se deseja ter ânimo para seus treinos, não esqueça dos alimentos ricos em ferro, tais como:

  • mariscos
  • fígado
  • gema de ovo
  • carne vermelha.

 

Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para a função muscular. Além disso, é necessário para a manutenção da integridade dos ossos, por ser constituinte da estrutura mineral óssea e auxiliar a deposição equilibrada de cálcio e fosfato 8.

Esse mineral é comumente encontrado em alimentos como peixes, amêndoas e grãos inteiros e é uma excelente fonte de energia.

Quando quem faz exercícios físicos deve suplementar vitaminas?

Como mostramos no tópico anterior, a maioria dessas vitaminas estão presentes em fontes alimentares e, no caso da vitamina D, você obtêm principalmente por meio da exposição.

Portanto, para obter vitaminas para quem faz exercícios físicos, geralmente basta apenas manter uma alimentação nutritiva e alguns minutinhos diários ao sol.

Porém, algumas pessoas podem ter dificuldade em manter uma dieta equilibrada do dia-a-dia, além de realizar a maioria de suas atividades em ambientes fechados. E ainda, certas condições de saúde podem dificultar a absorção desses nutrientes.

Portanto, o ideal é consultar um médico para saber se você precisa suplementar alguma dessas vitaminas para quem faz exercícios físicos.

Addera, a vitamina D mais recomendada pelos médicos no país 9, possui a linha Addera +, com diversos suplementos ricos em nutrientes que auxiliam a sua saúde e seu desempenho.

Referências bibliográficas: