20/07/2023

Na hora de fazer uma dieta, muitos fatores precisam ser levados em consideração. Por exemplo: a sua rotina de alimentação, o seu gosto por alimentos e a quantidade adequada de nutrientes que seu corpo precisa para se manter saudável. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a importância das vitaminas para a dieta?

Fazer uma dieta para emagrecer pode ser uma boa alternativa para perder peso. Aliada à prática de exercícios físicos constantes, ela ajuda o corpo a eliminar o excesso de gordura de maneira saudável. Entretanto, se realizada da maneira errada e sem o acompanhamento adequado de um profissional da saúde, ela pode ser bastante maléfica ao organismo

Então, criamos este artigo para que você consiga criar uma dieta rica em nutrientes, entendendo a importância de cada alimento incluso no seu cardápio.

Por isso, ao longo deste texto, vamos abordar alguns temas importantes, como por que a vitamina A é essencial na dieta alimentar e por que é importante alinhar a vitamina D e a dieta.

Se você gostou deste assunto, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é dieta?

Dieta é um regime alimentar, período no qual ocorre a restrição ou a diminuição do consumo de certos ingredientes para o fim de emagrecer. Entretanto, na área da nutrição, este termo também é utilizado para se referir à soma de todos os alimentos ingeridos durante o seu dia. 

Para manter o corpo e a mente saudáveis, médicos e nutricionistas recomendam uma dieta balanceada e nutritiva. Ou seja, realizar refeições com uma grande variedade de grupos alimentares visando à ingestão de vitaminas, minerais e macronutrientes que ajudam o corpo a funcionar corretamente.

Qual a importância das vitaminas para a dieta?

As vitaminas são importantes para a dieta porque elas são um grupo de substâncias orgânicas que participam de diversas funções no organismo. A vitamina D, por exemplo, é responsável pelo controle de mais de 200 genes do corpo humano, além de auxiliar a produção de células de defesa e participar da absorção do cálcio1

Esse grupo de nutrientes é essencial em todos os momentos da vida, desde o momento da gestação até a terceira idade. As vitaminas podem ser encontradas nos alimentos ou em suplementos alimentares, que servem para repor as substâncias que não são ingeridas durante as refeições.

Vitaminas para a dieta: de A a Z

Chegou a hora de entender a importância das vitaminas para o corpo humano e por que elas devem ser incluídas na sua rotina alimentar. Para isso, vamos listar alguns nutrientes essenciais e onde você pode encontrá-los nas suas refeições.

Antes, um aviso: fazer a restrição de alimentos para emagrecer pode ser uma prática muito perigosa. Embora o menor consumo de ingredientes possa causar uma maior perda de peso, é importante evitar extremos.

Por isso, antes de começar uma dieta, procure um profissional capacitado, como médicos nutrólogos, endocrinologistas ou um nutricionista. Ele pode prescrever a rotina alimentar ideal para o seu caso, ajudando você a perder peso, mas sem colocar em risco a sua saúde.

Aviso dado, vamos nessa!

A importância da vitamina A para a dieta

Você sabia que a deficiência de vitamina A pode causar quadros de xeroftalmia (conhecido como “olho seco”), cegueira noturna e até casos de cegueira irreversível? Além disso, este nutriente é um importante aliado do sistema imunológico2 3.

Por isso que a vitamina A é essencial na dieta alimentar, principalmente das crianças. Afinal de contas, estudos mostram que cerca de 250 mil crianças morrem todos os anos por conta da falta deste nutriente no organismo2.

Além de prevenir problemas no sistema ocular, a vitamina A ajuda a produzir células de defesa, como os linfócitos T. Além disso, esse nutriente  participa na resposta de células fagocitárias - ou seja, auxilia o corpo a eliminar “corpos estranhos”, como parasitas, vírus e bactérias3.

A vitamina A pode ser encontrada no fígado, na manteiga, no leite de vaca integral, nos peixes, na gema do ovo e em alguns vegetais, como raízes e tubérculos2 3

Vitaminas do complexo B

Todas as vitaminas do complexo B, como a tiamina (vitamina B1), a riboflavina (vitamina B2), o ácido fólico (vitamina B9) e a vitamina B12 devem estar presentes na sua dieta.

A falta de nutrientes do complexo B pode gerar problemas sérios de saúde, como a anemia megaloblástica. Isso acontece porque essas vitaminas participam da síntese do DNA, sendo essenciais para a reprodução celular4.

Além disso, as vitaminas do complexo B também participam da síntese de energia, o que também está aliado ao crescimento e à reprodução celular5.

Esses nutrientes podem ser encontrados em carnes vermelhas, leite, ovos, folhas verdes e em alguns legumes.

Vitamina C: um poderoso antioxidante

Embora seja muito relacionada ao sistema imunológico, o papel da vitamina C na imunidade ainda é muito discutido. Porém, estudos mostram que esse nutriente é um poderoso antioxidante, sendo um grande aliado contra os radicais livres e a oxidação das células do corpo humano3.

As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas, como laranja e acerola.  

Vitamina D e dieta

A vitamina D é um nutriente muito importante para o corpo humano. Ela é responsável pela absorção do cálcio, que é um mineral essencial para a saúde dos ossos e dos músculos1.

Além disso, a vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, auxiliando a produção de células de defesa, como linfócitos T e B e as Natural Killers1

A vitamina D é produzida principalmente por meio da exposição da pele com os raios solares, cerca de 80-90% da produção, e o restante pela alimentação. Por isso, você pode encontrar esse nutriente em alguns alimentos, como peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau, gema do ovo e cogumelos.

Porém, apesar de ser produzida pela exposição solar, muitas vezes não temos o tempo necessário de exposição solar diários para mantermos os níveis dessa vitamina adequados no sangue.

Vitamina E

A vitamina E é muito importante para a saúde das células do corpo. Isso acontece por conta do poder antioxidante do nutriente, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, a deficiência deste nutriente pode ser prejudicial para o sistema imunológico3 6.

Sendo uma importante vitamina para a dieta, este nutriente pode ser encontrado em óleos vegetais, milho, trigo e soja3.

Quando suplementar vitamina D e outros nutrientes?

Você deve suplementar a vitamina D e outros nutrientes importantes para o corpo quando a dieta não supre a quantidade ideal dessas substâncias, mas principalmente quando a exposição solar é pouca ou insuficiente para a produção adequada de vitamina D, o que acontece com frequência em cidades menos tropicais e com a prática (recomendada) do uso diário de protetor solar. Nesses casos, você deve optar por um suplemento alimentar que contenha as principais vitaminas para a dieta.

Uma vitamina D de uso diário e que contém outros nutrientes importantes para o corpo é a Vitamina D Addera + Vitaminas, que foi desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil7 e a mais recomendada pelos médicos no país8.

Este suplemento alimentar possui um total de oito minerais em sua composição e 12 vitaminas, como os nutrientes do complexo B, vitamina D, A, C e E. Aqui, você possui as vitaminas importantes para a dieta. Confira!