03/03/2023

A sua rotina também está parecendo mais do que geralmente é? Nesta correria rodeada de muitos compromissos, reuniões e tarefas para cumprir, é muito fácil se sentir cansado e com vontade de deitar-se e dormir. Imagine, então, se existissem suplementos para ajudar na energia e disposição! Seria incrível, não é verdade?

Para o nosso bem, eles existem! Os suplementos que ajudam na energia são feitos com vitaminas e nutrientes que trabalham para estimular o corpo e proporcionar mais disposição ao longo do dia.

Ao longo deste texto, nós vamos apresentar seis suplementos para ajudar na energia e disposição. Dentre eles, você encontrará ativos que podem ser utilizados tanto para a prática de atividades físicas, como a creatina, quanto para a rotina fora da academia, como a cafeína.

Além disso, também vamos dar algumas dicas sobre o que fazer para ter mais energia e disposição de maneira mais saudável.

 Por isso, até o final deste artigo, você saberá:

  • o que fazer para ter mais energia e disposição;
  • qual o melhor suplemento para dar energia e disposição;
  • suplementos para dar disposição nos exercícios físicos;
  • suplementos que dão energia no dia a dia.

Está sofrendo com falta de atenção e desânimo? Bem, continue com a gente e faça uma boa leitura! Prometemos dar uma luz para o seu problema.

O que fazer para ter mais energia e disposição?

Bem, antes de recorrer aos suplementos para ajudar energia e disposição, não podemos nos esquecer de trazer alguns métodos saudáveis que podem dar aquele ânimo extra durante o dia.

Afinal de contas, quando se tem uma rotina corrida, é fácil desenvolver hábitos que desgastam o corpo e a mente, dando aquela sensação de cansaço.

Por isso, nesta primeira parte do texto, vamos mostrar o que você pode fazer durante o seu dia a dia para ter mais energia. São hábitos simples e práticos, como:

1. Durma cedo

Sim, se os seus pais brigavam com você para dormir cedo, não se esqueça de agradecê-los. Afinal de contas, ter uma boa e longa noite de sono é um ponto obrigatório para quem deseja ter mais energia e disposição.

A nossa rotina estar mais corrida, mas as necessidades do corpo humano continuam as mesmas. Por isso, médicos recomendam uma noite de sono de até oito horas.

2. Acorde cedo

Como diz o ditado, “Deus ajuda quem cedo madruga”. De um jeito menos literal, acordar cedo pode proporcionar mais ânimo para o resto do seu dia.

Você já teve a sensação de que estar “perdendo o dia” ao acordar tarde? Bem, essa é uma sensação muito comum em pessoas que ficam mais tempo na cama. Por isso, além de dormir cedo, é importante acordar cedo.

3. Faça pequenas pausas durante o dia

Uma maneira de ter mais energia é controlar a fadiga mental. E existe algo mais exaustivo do que ter foco por muitas horas sem um repouso?

Seja no home office, no trabalho presencial ou nos estudos, é saudável dar pequenas pausas depois de um período de concentração.

Na internet, você encontra alguns aplicativos que ajudam a controlar o tempo. Uma tática interessante se chama “Pomodoro”, que funciona da seguinte maneira:

  • trabalhe durante 25 minutos e tenha uma folga de cinco minutos;
  • ao completar quatro ciclos, formando uma hora completa de concentração, você tem direito a uma folga de 30 minutos;
  • depois, repita o passo a passo.

Com essas pausas, você garante que o seu cérebro descanse e, de quebra, evita a exaustão mental.

4. Pratique exercícios físicos

Você deve estar pensando: mas os exercícios físicos não vão fazer com que eu canse mais? Bem, sim e não! O ponto principal das atividades físicas é que elas proporcionam uma maior sensação de bem-estar1.

Muitos especialistas associam os exercícios a uma melhora na disposição para realizar as tarefas do dia a dia. No geral, exercitar-se proporciona uma maior qualidade de vida para os seres humanos1.

Hoje, estudos mostram que tanto exercícios com peso quanto aeróbicos são responsáveis pelo sentimento de alívio da tensão e descontração, bem-estar físico e disposição para efetuar as atividades diárias2.

Por isso, é muito importante que você separe uma hora do seu dia para a prática de exercícios físicos. Além dos benefícios mentais, exercitar-se também evita a obesidade e o surgimento de diversas doenças2.

5. Tenha uma alimentação balanceada

Chegamos à última dica sobre o que fazer para ter mais energia e disposição. E é claro que ela precisa ser sobre alimentação. Afinal de contas, a comida é o combustível do corpo, sendo responsável pela força e pela energia para viver mais um dia com muito bem-estar.

Então, precisamos falar sobre um macronutriente essencial para quem deseja ter mais energia: o carboidrato.

Os carboidratos, que são encontrados em pães, batata-doce, macarrão e outras massas e tubérculos, são as principais fontes de energia do corpo3. Isso acontece porque, ao ser quebrado pelo corpo, o carboidrato se transforma em glicose, que é matéria-prima utilizada pelos músculos para a geração de energia3.

Portanto, mesmo que você esteja procurando emagrecer, não deixe de consumir carboidratos no seu dia a dia. A sua disposição agradece!

Para ter uma alimentação balanceada, rica em todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do seu corpo, médicos e nutricionistas criaram uma pirâmide alimentar. Nela, você encontra os alimentos que deve evitar e os bem-vindos em qualquer dieta.

Suplementos para ajudar na energia e disposição

Agora que você já sabe como ter mais energia e disposição com algumas mudanças de hábitos, chegou a hora de falarmos sobre os suplementos alimentares.

Mas, afinal de contas, o que são suplementos? Eles são, nada mais e nada menos, do que um complemento da dieta cotidiana.

Então, qual a importância da suplementação? Basicamente, os suplementos alimentares têm o papel de prover vitaminas e nutrientes que podem estar em falta no organismo3.

Por isso, selecionamos seis suplementos para dar disposição. São eles:

  • whey protein;
  • creatina;
  • vitamina C;
  • vitamina D;
  • cafeína;
  • vitaminas do complexo B.

Mas, antes, vale ressaltar que os suplementos não devem ser tomados sem um acompanhamento especializado. Procure um nutricionista e peça o complemento alimentar ideal para você.

Está em dúvida sobre qual o melhor suplemento para ajudar na energia e disposição? A seguir, você conhecerá seis deles. Vamos nessa?

Whey Protein

O Whey Protein é o queridinho de quem pratica atividades físicas. E não é por menos, já que ele ajuda o ganho de massa muscular por conta do seu alto índice proteico. Este suplemento é produzido por meio do soro do leite, sendo grande parte da sua composição formada de proteínas3.

Mas, além de proporcionar a hipertrofia e a regeneração dos músculos do corpo, sabe-se que o Whey Protein também oferece outros benefícios para o organismo, como energia e disposição4.

Além disso, você sabia que o Whey Protein também pode agir como um aliado do sistema imunológico4? Isso acontece porque o soro do leite também possui imunoglobulinas, que são proteínas que atuam no combate de invasores do organismo, como vírus e bactérias3.

Você pode tomar a sua dose de Whey Protein cerca de meia hora antes ou depois do treino do dia4. Isso irá proporcionar mais energia e ajudará no ganho de massa muscular.

Creatina

A creatina é outro produto muito conhecido de quem pratica exercícios físicos. Na natureza, ela é encontrada nas carnes vermelhas e nos peixes, mas também pode ser consumida em forma de suplemento alimentar3.

Quem procura a suplementação de creatina está visando, principalmente, ao seu reforço no ganho de massa muscular. Por outro lado, ele também pode ser utilizado como suplemento para dar disposição, já que a creatina participa ativamente na liberação de energia para as células3.

Entretanto, vale lembrar que isso acontece apenas com a prática de exercícios físicos. Estudos comprovam que a creatina não consegue oferecer energia em casos de repouso. Por isso, ela deve ser administrado juntamente com uma academia ou atividades ao ar livre3.

Vitamina C

A vitamina C pode ser um suplemento energético? Sim! É muito comum que a gente ligue este nutriente com o bom funcionamento do sistema imunológico. Mas, pesquisas mostram que a vitamina C também pode ser responsável pelo aumento da concentração e disposição5.

Basicamente, a vitamina C atua na síntese de dois hormônios importantes do sistema nervoso: a dopamina e a noradrenalina5.

A dopamina é um hormônio que participa da regulação do humor e da ansiedade. Além disso, ela também está ligada ao “sistema de recompensa do cérebro”, proporcionando um maior bem-estar para o corpo5.

A noradrenalina, por sua vez, faz parte do sistema de defesa do corpo, aumentando a concentração e um maior estado de alerta5. Assim, você consegue um maior foco nas atividades do dia a dia.

Para finalizar, a deficiência de vitamina C, também conhecida como "escorbuto”, tem como um dos seus sintomas a falta de disposição. Por isso, é sempre importante checar se você está consumindo a quantidade ideal do nutriente no seu dia5.

Além dos suplementos, a vitamina C pode ser encontrada em diversos alimentos, como as frutas cítricas, tais como a laranja e a acerola5.   

Vitamina D

Você sabia que a vitamina D participa ativamente no fortalecimento dos ossos e dos músculos? Com ela, o corpo consegue absorver de 30% a 40% a mais de cálcio, mineral essencial para o fortalecimento do esqueleto humano6.

Diversos estudos também mostram que a deficiência de vitamina D está ligada a problemas musculares, sendo um dos principais sintomas a sensação de fadiga extrema, ou seja, desânimo e fraqueza6.

Portanto, uma suplementação do nutriente pode proporcionar um melhor funcionamento dos músculos, ajudando a evitar a fadiga e proporcionando mais disposição para a realização das tarefas diárias6.

A vitamina D é sintetizada na pele humana por meio do contato com os raios solares B (UVB). Assim, um banho de Sol de 15 a 20 minutos já pode promover toda a quantidade do nutriente necessária para o dia6.

Além do sol, existem alimentos ricos em vitamina D. Confira uma tabela com alguns desses ingredientes7:

Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia7

Entretanto, a correria do dia a dia faz com que seja muito fácil se esquecer de tomar Sol. E como a alimentação, muitas vezes, não é capaz de oferecer as doses certas do nutriente, você pode recorrer aos suplementos de vitamina D.

Cafeína

Quem nunca se sentiu animado depois de uma xícara de café, não é mesmo? Isso pode ser explicado por que a cafeína é um ótimo suplemento para ajudar disposição8.

Hoje, existem estudos que comprovam a ação da cafeína na sensação de cansaço e fadiga, dando mais energia e disposição para quem a consome. Isso acontece por conta das suas propriedades psicoestimulantes presentes no nutriente8,9.

Neste caso, a cafeína pode ser utilizada como um instrumento para poder ajudar a ter mais disposição e atenção. Este último benefício se dá pelo fato de que o ativo também atua no aumento do estado de alerta do organismo, aumentando a concentração para as tarefas do dia a dia10.

Vitamina para dar energia e disposição: complexo B

As vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo energético das células. Isso significa que esses nutrientes são responsáveis pela liberação de energia para o corpo11.

A vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma das substâncias que trabalham para manter o bom funcionamento das células. Dentre as suas funções, encontra-se a transformação dos carboidratos em energia11.

Na natureza, ela pode ser encontrada nas carnes vermelhas, nas vísceras (fígado) e em vegetais verdes, como a couve e o brócolis11

Suplementos para dar energia e disposição: Addera + Energia

Chegamos ao final do texto. Mas, antes de finalizá-lo, pensamos em trazer um suplemento alimentar que é enriquecido com alguns dos ativos citados anteriormente. Estamos falando do Addera + Energia.

Pensando na suplementação diária, a Addera, a vitamina D número 1 do Brasil12 e a mais recomendada pelos médicos no País13, lançou um suplemento contendo:

  • vitamina D, para a saúde dos ossos e o fortalecimento dos músculos;
  • cafeína, proporcionando um maior foco e concentração aos afazeres;
  • e vitaminas do complexo B, como a riboflavina, para garantir o bom funcionamento do metabolismo energético.

São três dos melhores suplementos para dar energia e disposição em apenas um comprimido. Venha conhecer!

MACEDO, Christiane de Souza Guerino et al. Benefícios do exercício físico para a qualidade de vida. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/875/1153. Acesso em: junho de 2022.


DESCHAMPS, Silvia Regina; DOMINGUES FILHO, Luiz Antônio. Motivos e benefícios psicológicos que levam os indivíduos dos sexos masculino e feminino a praticarem o ciclismo indoor. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luiz-Domingues-Filho/publication/275355018_Motivos_e_beneficios_psicologicos_que_levam_os_individuos_dos_sexos_masculino_e_feminino_a_praticarem_o_ciclismo_indoor/links/553affcf0cf245bdd7645e7b/Motivos-e-beneficios-psicologicos-que-levam-os-individuos-dos-sexos-masculino-e-feminino-a-praticarem-o-ciclismo-indoor.pdf. Acesso em: junho de 2022.


Gleidson Oliveira Castro. Suplemento alimentar: um tema para o Ensino de Química. Universidade de Brasília Instituto de Química. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4873/1/2012_GleidsonOliveiraCastro.pdf. Acesso em: junho de 2022.


MACEDO, Luana Rosa de. Avaliação da rotulagem e da qualidade proteica (NPU) em Whey Protein e alimentos: qual papel da mídia e da publicidade e propaganda? Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/2121. Acesso em: junho de 2022.


ILSI Brasil. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Ácido ascórbico (Vitamina C). Disponível em: https://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/21-Vitamina-C.pdf. Acesso em junho de 2022.


LICHTENSTEIN, Arnaldo et al. Vitamina D: ações extraósseas e uso racional. Revista da Associação Médica Brasileira. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0104423013001504. Acesso em: junho de 2022.


Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Endocrinol Metab. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/fddSYzjLXGxMnNHVbj68rYr/?lang=pt. Acesso em junho de 2022.


WAGNER, Letícia. Efeito do uso de cafeína sobre o gasto calórico, consumo alimentar e percepção de cansaço, disposição e apetite em policiais militares com obesidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/24257/1/CT_COEFI_2019_2_25.pdf. Acesso em: junho de 2022.


DE CASTRO FERREIRA, Camila; DOS ANJOS QUEIROZ, Carla Regina Amorim. Cafeína: uso como estimulante por estudantes universitários. Revista Inova Ciência & Tecnologia/Innovative Science & Technology Journal. Disponível em: https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1002/475. Acesso em: junho de 2022.


GUERRA, Ricardo Oliveira; BERNARDO, Gerlane Coelho; GUTIÉRREZ, Carmen Villaverde. Cafeína e esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/wgZRxVj37Tn5T3mMrGSmdfx/?Lang=pt. Acesso em: junho de 2022.


RUBERT, Aline et al. Vitaminas do complexo B: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/9332. Acesso em: junho de 2022.


Close-up Dezembro/ 2020


IQVIA PMB Dezembro/2020