27/04/2022

Aprodução de vitamina D no organismose dá por meio de ação dos raios solares na pele. Além disso, para ser efetivamente utilizada pelo corpo, em sistemas como o musculoesquelético e imune, ela precisa passar por algumas transformações até chegar em sua forma mais ativa.

Neste artigo, veremos em detalhes como acontecem esses dois processos deprodução de vitamina D. Vamos lá?

Como ocorre a produção de vitamina D?

Apesar de ser conhecida como vitamina, na verdade a vitamina D é considerada um pré-hormônio e pode ser produzida pelo corpo. Esse processo acontece por meio de síntese cutânea, quando somos expostos ao sol¹.

Aprodução de vitamina D pela pelese dá quando os raios UVB solares entram em contato com a pele ativando o precursor cutâneo 7-DEIDROCOLESTEROL¹.

Quando nos expomos ao sol, esse precursor presente na pele absorve a radiação UVB e é convertido em pré-vitamina D3 que, em razão do calor da pele, sofre uma isomerização formando a vitamina D3 ².

INSERIR IMAGEM SINTESE CUTANEA

 class=
Síntese cutânea de vitamina D/ Fonte: Repositório da Universidade da Madeira

Porém, como veremos no próximo tópico, para chegar à sua forma ativa (o hormônio 1,25(OH)2D3, oucalcitriol)e ser efetivamente utilizada pelo organismo, a vitamina D ainda precisa passar por algumas transformações ¹.

Continue acompanhando para entender tudo sobre a produção devitamina D!

Como ocorre a produção de vitamina D no organismo em sua forma ativa?

A vitamina D proveniente dos alimentos (principais fontes são peixes gordurosos como salmãoselvageme cavala e cogumelos) e da exposição solar não está pronta para ser utilizada pelo organismo como as outras vitaminas.

Mas então,como ocorre aprodução de vitamina Dem sua forma ativa?

Para ser ativada, ela passa por um processo químico conhecido comohidroxilação(introdução de um grupo hidroxila (-OH) em um composto orgânico).

A primeirahidroxilação, que ocorre no fígado, converte a vitamina D em 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], oucalcidiol.

A segundahidroxilaçãoocorre principalmente no rim e forma a 1,25-dihidroxivitamina D [1,25 (OH) 2D], também conhecida comocalcitriol.

Síntese da vitamina D
Processo de ativação da vitamina D / Fonte: Recomendações da SBEM para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D

Ocalcitriolé um hormônio fundamental, por desempenhar papéis cruciais em nosso organismo, tais como ³:

  • manter taxas equilibradas do cálcio no organismo para o desenvolvimento de um esqueleto saudável
  • auxiliar mecanismos de força muscular e equilíbrio
  • participar dos processos de proliferação e diferenciação celular

 

  • auxiliarna resposta imunológica.

Leia também:Para que serve a vitamina D no organismo?

Como tomar sol para produção de vitamina D pela pele?

Para aprodução de vitamina Dpor meio de síntese cutânea, bastam de 10 a 15 minutos diários ao sol4.

Como omelhor sol para vitamina Dé o mais relacionado a problemas de pele e envelhecimento precoce (entre 10h e 16h), quando os raios UVB estão mais presentes5, a palavra de ordem aqui éMODERAÇÃO.

Aplique protetor no rosto e em outras áreas mais sensíveis, deixando apenas braços e pernas sem proteção e, após seus minutos diários de exposição,não deixe de aplicar o filtro solarno restante do corpo.

Porém, não vale aquele solzinho fraco de beirada de janela, com os vidros fechados, ok?

Os vidros filtram os raios UVB- mesmoos transparentes - diminuindo sua capacidade de penetrar na pele e ativar a síntese de vitamina D6.

Portanto, é melhor procurar um local aberto e com ampla incidência de radiação solar, para garantir a produção desse nutriente tão importante para sua saúde!

E quando falta sol para a produção de vitamina D, preciso suplementar?

A radiação solar é a principal forma de se obter vitamina D. Em países nos quais a incidência de sol é alta o ano inteiro, como é o caso do Brasil, a exposição solar é responsável por 90% a 95% da síntese desta vitamina7.

Fontes alimentares de vitamina Dtambém existem, mas são poucas e não dão conta do aporte diário necessário4, podendo suprir apenas cerca de 20% das necessidades do organismo7.

Portanto, quando falta sol para vitamina D, ela também pode faltar no organismo!Mas será que nós temos tempo ou hábitos de se expor ao sol demaneira adequadae suficiente?

Atualmente, com o modelo de vida indoor ao qual estamos inseridos, passamos a maior parte do tempo em escritórios ou ambientes fechados no trabalho, além de nos exercitarmos mais em academias do que ao ar livre.

De acordo com asrecomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM),a suplementação é indicada tanto para indivíduos com baixa exposição solar por motivo inespecíficocomo também para aqueles com contraindicação clínica a tomar sol, como no caso de pessoas com câncer de pele, transplantadas ou com lúpus eritematoso sistêmico1.

Portanto, se você considera se enquadrar nesses casos, consulte seu médico para que elete oriente da melhor maneira possível para atingir os níveis adequados de vitamina D.

Falando em suplementos, você conheceAddera, a vitamina D número 1 do Brasil8e a mais recomendada pelos médicos no país9?

Nossa linhaADDERA +possui diversos suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes imprescindíveis para sua saúde. Confira!