27/04/2022

A chegada na terceira idade provoca uma série de transformações no corpo, algumas visíveis no espelho e outras em nível molecular. Em comum, todas trazem a necessidade de adaptações e mudanças de hábitos para quem quer levar uma vida saudável. E o mesmo vale quando falamos em vitamina D para idosos.

Os benefícios da vitamina D para a formação de ossos e dentes e o funcionamento dos nossos sistemas imunológico e muscular já são bem conhecidos. Mas será que seus efeitos no organismo continuam sendo tão positivos depois que passamos dos 60 anos?

Nesse texto falaremos da importância do cuidado na dosagem de vitamina D para idosos e também sobre seus benefícios. Boa leitura!

VitaminaD paraidososfazbem?

À medida que envelhecemos, as células se tornam menos competentes em se dividir e multiplicar. Assim, a capacidade de substiuição das células que morrem é menor no idoso do que no jovem e isso vai alterando o funcionamento do corpo.

O mesmo vale para a vitamina D, cuja maior fonte está na exposição da nossa pele ao sol. De acordo com os médicos, os idosos produzem uma menor quantidade do nutriente devido ao processo de afinamento da epiderme e da derme1.

Além das questões metabólicas, é bastante comum que as pessoas na terceira idade tenham menos contato com o sol. E vamos lembrar que a maior parte da vitamina D em nosso organismo é sintetizada por meio da exposição da pele aos raios solares.

Quando há menos vitamina D, nosso corpo pode absorver menos cálcio. Para tentar aumentar o nível desse mineral essencial, o organismo pode produzir uma quantidade maior do hormônio da paratireóide, que retira o cálcio dos ossos para aumentar seu nível no sangue.

O resultado desse processo é o enfraquecimento dos ossos. Por isso, pessoas da terceira idade, podem sofrer fraturas após choque leve ou uma pequena queda.

Isso quer dizer que, sim, a vitamina D pode fazer muito bem para os idosos. E, com a produção cutânea diminuida da vitamina D e menos exposição ao sol, o recomendado é fazer a suplementação para garantir todos seus benefícios para o organismo.

Só não se pode esquecer um detalhe muito Importante: consulte seu médico antes de começar a fazer a suplementação.

Os benefícios da suplementação de vitamina D para idosos

Antes de mais nada, vamos relembrar os principais benefícios da vitamina D para todas as idades:

  • Auxilia a absorção de cálcio e fósforo
  • Ajuda na formação de ossos e dentes
  • Auxilia o funcionamento do sistema imunológico
  • Ajuda no funcionamento do sistema muscular

Nos idosos, esses benefícios se refletem sobretudo na melhora da densidade óssea, o que diminui o risco de fraturas. Outra vantagem para a terceira idade é o estímulo da proliferação de células de defesa e a produção de substâncias antimicrobianas que ajudam a evitar algumas doenças.

Para obter esses benefícios, além da exposição adequada ao sol e da suplementação, também é indicado consumir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinha e atum. De forma geral, a alimentação saudável para idosos é essencial para diminuir o risco de adoecer.

Qualdeveser adosagemdevitaminaD paraidosos?

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2 sugere doses mínimas de 800 U.I para pessoas acima de 70 anos. No entanto, a quantidade pode cheagar até 2000U.I para quem tem outros fatotres de risco para a falta de vitamina D, como a presença de determinadas doenças crônicas ou não se exões ao sol.

 class=

É preciso buscar orientação especializada para saber a dosagem certa para cada caso. O médico irá avaliar , vários outros fatores que podem mudar a recomendação, como, por exemplo:

  • Peso corporal
  • Estado de saúde
  • Dieta
  • Local de residência
  • Hábitos esportivos e culturais

Agora que você já sabe tudo sobre vitamina D para idosos, visite o site Addera para conhecer o suplemento alimentar de vitamina D3 mais recomendado pelos médicos3. Você encontrará produtos de diferentes dosagens, de 123 U.I., 400 U.I., 600 U.I., 1000 U.I. e 2000 U.I.

Seja em comprimidos, cápsulas ou gotas, Addera é a vitamina D número 1 do Brasil4. Aproveite também para conhecer os novos produtos da linha Addera + e continue ligado nos conteúdos do nosso blog para saber tudo sobre vitamina D.