20/07/2023

Você sabia que organizações de saúde nacionais e internacionais recomendam o uso de suplemento de vitamina D infantil em crianças de até dois anos de idade 1? Depois dessa faixa etária, existem casos que demandam a suplementação de nutrientes para um crescimento saudável.

Bem, você já deve saber a importância da vitamina D para o ser humano. Entretanto, muito se fala sobre seus benefícios na vida adulta e na terceira idade, porém, muitas vezes, os pequenos ficam esquecidos.

Não à toa, surgem questionamentos, como: para que serve a vitamina D para crianças?

Então, se você quer descobrir essa resposta e, de quebra, conferir por que suplementar vitamina D para crianças e o que a falta de vitamina D causa em crianças, você veio ao lugar certo.

Faça uma ótima leitura!

Para que serve a vitamina D para crianças?

A vitamina D para crianças serve, principalmente, para prevenir problemas ósseos, como o raquitismo 2 3. Os pequenos com essa condição possuem alguns sintomas claros, como pernas arqueadas e um maior atraso no crescimento.

Basicamente, o raquitismo acontece quando o corpo não consegue mineralizar o sistema ósseo. Isso quer dizer que, por alguma razão, os ossos possuem quantidades indevidas de cálcio e fósforo - os dois principais minerais que ajudam a manter a força e a rigidez do esqueleto 3.

Estudos mostram que uma das principais causas da má mineralização dos ossos é a deficiência de vitamina D. Afinal de contas, este nutriente é muito importante para a absorção e bom aproveitamento do cálcio e fósforo, o que ajuda a manter o esqueleto saudável e forte 2 3.

Foi pensando nesse problema de saúde, que afeta milhares de crianças brasileiras, que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda o uso de suplemento de vitamina D infantil para crianças com até dois anos 1.

Outra importância da D para crianças

A vitamina D para crianças também é importante por conta da ação do nutriente no sistema imunológico. Ou seja: ela pode auxiliar o corpo humano a combater vírus, bactérias e outros parasitas que causam um vasto grupo de problemas infecciosos, como a gripe 4.

De modo geral, a vitamina D auxilia o organismo a produzir variadas células de defesa. Entre elas, estão as Natural Killers, que fazem a primeira tentativa de eliminar os parasitas, e os linfócitos T e B, que são considerados a “cavalaria” do sistema imunológico e ajudam a rastrear e destruir os invasores 4.

O que a falta de vitamina D causa em crianças?

A falta de vitamina D em crianças pode causar problemas graves de saúde, como o raquitismo. Além disso, há estudos que mostram que crianças com deficiência deste nutriente podem apresentar mais casos de asma e infecções, como gripes e resfriados 2 4 5.

Vamos mostrar um exemplo: uma pesquisa realizada no Japão deu doses recomendadas de suplemento de vitamina D para alunos de uma determinada escola. Com este experimento, perceberam que houve uma redução de mais de 40% nos casos de Influenza tipo A, que pode causar gripes 5.

Além disso, há estudos que sinalizam que a associam a deficiência de vitamina D com um possível aumento nos casos de diabetes tipo 1 5 6.  

Por que suplementar vitamina D para crianças?

Você deve suplementar vitamina D para crianças porque, muitas vezes, a ingestão natural do nutriente pode não ser o suficiente. É por isso que existem campanhas - nacionais e internacionais - que mostram a importância do suplemento de vitamina D infantil 5.

Porém, verdade seja dita: a importância da suplementação infantil pode variar de acordo com a idade da criança. Afinal, estamos falando de uma faixa etária que vai desde os primeiros meses de vida até a primeira década de idade.

Então, nada mais justo do que separar as coisas. Vamos nessa?

Por que suplementar vitamina D para recém-nascidos?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a suplementação de vitamina D é obrigatória a partir da primeira semana de vida - principalmente se a principal fonte de alimentação e nutrição seja o leite materno 1.

Isso porque o leite humano não é muito rico em concentrações de vitamina D, principalmente se a mãe estiver com baixos níveis do nutriente. Por isso, um bebê que se alimenta unicamente pela amamentação pode desenvolver deficiência de vitamina D1 5.

Por que suplementar vitamina D para crianças de até dois anos?

A SBP também incentiva a suplementação de vitamina D para pequenos de até dois anos, já que pode haver baixa absorção do nutriente, por conta da falta de alimentos ricos no nutriente e a baixa incidência de luz solar 1 5.

Vale lembrar que a vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo humano por meio da exposição aos raios solares. Entretanto, desde o nascimento até os primeiros anos de vida, é comum se preocupar com os perigos da radiação solar, o que implica no uso de roupas compridas, chapéus e protetor solar - o que impede a produção do nutriente 5.

Por que suplementar vitamina D para crianças do grupo de risco?

Passando dos dois anos de idade, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica o uso de suplementos de vitamina D infantil para pequenos que se enquadram no grupo de risco para absorção do nutriente 1.

Aqui, incluem-se crianças com pele negra, que possuem mais dificuldade em produzir vitamina D por conta da melanina. Crianças obesas também podem necessitar da suplementação, já que o nutriente pode ser “capturado” pelas células de gordura 1.

Além disso, o grupo de risco inclui crianças com problemas renais e hepáticos e outras condições que impedem a absorção da vitamina D 1. Para saber se o seu filho precisa de suplemento de vitamina D infantil, é necessário procurar um médico especialista.

Suplemento de vitamina D infantil: doses e onde encontrar?

As doses ideais de suplemento de vitamina D infantil variam de acordo com a idade. A SBP segue os padrões criados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Confira:

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia7

E onde encontrar um bom suplemento de vitamina D infantil? Em farmácias que contem com as melhores marcas do nicho.

É o caso da Addera, vitamina D número 1 do Brasil8 e a mais recomendada pelos médicos no país9, que possui uma linha de suplementos em gotas, ideal para bebês e crianças.

Aqui, você encontra suplementos de vitamina D infantil de diferentes doses, como: 132UI, 400UI e 600UI. A depender da idade e da necessidade de cada paciente, pode bastar apenas uma gota por dia (ou a quantidade indicada por um médico ou especialista) para garantir a suplementação deste nutriente tão importante. Confira!