23/08/2022

O assunto “vitamina D” ainda envolve muitas dúvidas, não é mesmo? Afinal de contas, o que é esse nutriente? Para que ele serve? Quanto tempo leva para a vitamina D fazer efeito? Vitamina em excesso pode fazer mal?

Bem, sabemos que as dúvidas podem ser maçantes e estamos aqui para aliviá-las. Portanto para ajudá-lo, ao longo deste texto, vamos abordar as principais questões sobre o universo, como: 

  • o que é vitamina D;
  • qual o efeito da vitamina D;
  • quais são os benefícios da vitamina D;
  • quanto tempo leva para vitamina D fazer efeito;
  • quais são os níveis ideais de vitamina D;
  • como saber os níveis de vitamina D;
  • em quais alimentos posso encontrar a vitamina D;
  • como tomar banhos de sol no inverno;
  • pode tomar vitamina D todos os dias;

Essas nove perguntas serão respondidas ao longo deste texto. Por isso, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que é vitamina D?

Embora seja chamado popularmente de “vitamina”, a vitamina D é um hormônio produzido por meio da pele humana em contato com os raios solares1.

Cerca de 90% de toda vitamina D consumida pelo corpo é fornecida pelos raios ultravioletas B (UV-B). Os outros 10% são, geralmente, ingeridos por meio da alimentação ou suplementação1.

Depois de ser sintetizada na pele, a vitamina D chega ao fígado e sofre uma série de transformações. Confira um gráfico do caminho do hormônio pelo corpo humano:

Fonte: Vitamina D: ações extraósseas e uso racional2

Qual o efeito da vitamina D?

A vitamina D possui muitas funções no organismo. Por exemplo: no intestino, o hormônio é responsável por parte da absorção do cálcio pelo corpo. Segundo estudos, até 90% de todo o mineral consumido pode ser desperdiçado sem a presença da vitamina D2.

O hormônio também possui um papel muito importante no consumo do fósforo. É possível que um corpo com a vitamina D em dia tenha 80% a mais de absorção do mineral, que também é essencial para o bom desenvolvimento dos ossos2.

Por conta desse papel, o hormônio é muito associado à prevenção da osteoporose e problemas relacionados aos ossos2

Quais são os benefícios da vitamina D?

Como você já percebeu, a vitamina D age diretamente na saúde dos ossos. Mas os seus benefícios não param por aqui, já que o hormônio também está ligado ao bom funcionamento do sistema imunológico e à pode ajudar em algumas doenças1.

Sua participação na imunidade deu um grande destaque para esta vitamina. E não é por menos: ela é uma das responsáveis pelo estímulo na criação de linfócitos T e linfócitos B, que são ferramentas importantíssimas para o combate a bactérias e vírus1.

Ainda sobre o sistema imunológico, a vitamina D também incentiva a fabricação das células “Natural Killers” (NK), que são, basicamente, a primeira linha de defesa do corpo contra invasores1.

Quanto tempo leva para a vitamina D fazer efeito?

Está em dúvida em relação por quanto tempo pode tomar vitamina D? Bem, indícios médicos mostram que cerca de 15 a 20 minutos de exposição solar já são suficientes para que a vitamina D faça efeito3, porém é necessário que essa exposição seja entre as 10:00-14:00, horário que também é muito prejudicial à saúde da pele.

Pessoas de pele negra e idosos podem ter que aumentar a exposição ao sol. Isso acontece porque a melanina dificulta a fabricação do hormônio, assim como o afinamento da pele, que é consequência do envelhecimento3.

Quais são os níveis ideais de vitamina D?

No geral, recomenda-se uma quantia de 600UI de vitamina D por dia. Mas esse valor pode mudar para a população de risco, como pessoas negras, idosos e obesos3.

Confira uma tabela sobre os níveis ideais de vitamina D:

  Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia3

Como saber os níveis de vitamina D?

Está em dúvida se você tem deficiência de vitamina D? A hipovitaminose pode ser descoberta por um simples exame de sangue: o exame bioquímico da 25-hidroxivitamina D2.

A comunidade médica adota o número de 30 ng de vitamina D por mililitro (mL) de sangue como a dosagem mínima. Assim, se o seu exame mostrar um valor menor, você pode estar com insuficiência do hormônio2.

Antes de fazer o exame, que tal fazer um Teste de Vitamina D? A Addera desenvolveu um pequeno formulário que pode indicar se você precisa se preocupar com a hipovitaminose. Se o resultado der positivo, um médico deverá ser procurado para a realização do exame e do diagnóstico.

Quais alimentos possuem vitamina D?

Na natureza, você encontra alguns ingredientes que possuem vitamina D. Mas, vale lembrar que uma alimentação balanceada não elimina os banhos de Sol, já que a quantidade do hormônio nos alimentos é baixa1.

Confira uma lista de alimentos que possuem vitamina D1:

Fonte: Vitamina D: ações extraósseas e uso racional2

Como tomar banhos de sol no inverno?

O inverno chegou, os dias são mais curtos e com menos emissão de raios de Sol.

E você sabia que a queda da radiação solar no inverno pode estar ligada a uma diminuição na absorção de vitamina D pelo corpo4? Veja um gráfico que exemplifica esta situação:

Fonte: Variação sazonal de níveis de 25-hidroxivitamina D sérica e ingestão dietética de vitamina D em crianças e adolescentes com baixa estatura4

Como você deve ter percebido, a estação do ano em que a produção de vitamina D pela pele quando entra em contato com o sol é menor no inverno. Para balancear esta situação a suplementação pode ser uma alternativa.

Mas, antes disso, procure um conselho de um profissional médico. E lembre-se de não estender os banhos de Sol por muito tempo, ele ainda pode ser prejudicial para a sua pele.

Pode tomar vitamina D todos os dias?

Como falamos anteriormente, a suplementação de vitamina D existe e pode ser de grande auxílio para quem possui deficiência do nutriente. No mercado, existem diversos modelos de suplementos, sejam eles diários ou semanais.

Pensando na suplementação diária, a Addera, a vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no País6, desenvolveu a Vitamina D Addera D3 2.000UI. Confira!