14/08/2022

Você sabeo que significa UI na vitamina D? Sejá se deparou com algum frasco de suplemento dessa vitamina, ou com alguma informação sobre a dosagem desse nutriente, provavelmente, deve ter lido essas duas letrinhas e estranhado, não é mesmo?

Mas saiba que nãoé difícildecifrar essa pequena sigla! Neste artigo, você vai descobrir exatamenteo que é UI na vitamina D, além de saber como fazer conversão demcgpara UI, conhecer as dosagens recomendadas desse nutriente, entre outros detalhes.

Vamos lá?

O que significa U.I. na vitamina D?

UIé a sigla paraUnidades Internacionais. Trata-se de um sistema de medidas, geralmente usado pela indústria farmacêutica, para quantificar a dosagem de algumas vitaminas, como a vitamina D e a vitamina A, ealguns medicamentos, como a insulina.

O cálculo de consumo de vitamina D pode ser feito tanto em microgramas (mcg), quanto em unidades internacionais (UI) ¹. Mas não precisa se preocupar, porque a conversão demcgpara UInão é nenhum bicho de sete cabeças.

Para exemplificarmos:

Sabendo que 1mcgde vitamina D corresponde a 40 UI ¹, e supondo que você precise ingerir 15mcg/dia de vitamina D, então você vai precisar do equivalente a 600 UI/dia dessa vitamina.

Quantas U.I. de vitamina D por dia devo ingerir?

Agora que você já sabeo que significa UI na vitamina D, podemos falar sobre suas dosagens recomendadas.

As doses para manutenção de vitamina D indicadas pelaSociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)variamdependendo da idade e condições de saúde de cada pessoa ².

Observe a tabela da SBEM abaixo:

 class=

Entre adultos e crianças saudáveis, aquantidade de UI de vitamina D por diavaria entre 400 e 600. Já para a população com risco de baixa vitamina D no organismo (idosos, pacientes com osteoporose, grávidas, entre outros), ela pode chegara 2000UI / dia ².

Como obter a quantidade de UI de vitamina D que preciso?

Depois dedescobriro que é UI na vitamina De o quanto é preciso ingerir para manter níveis adequados desse nutriente no organismo, chegou a hora de saber como obtê-lo.

Em países com boa incidência solar,90% a 95% da vitamina D pode ser obtidapor meio da síntese cutânea3.

Para tanto,você deve se expor diariamente ao sol, por 10 a 15 minutos4.

O melhor sol para vitamina D é ode10h às 16h, período com maior presença de raios UVB. Porém, ele também é o mais prejudicial para a pele, sendo associado a envelhecimentoprecoce outrosproblemas5.

Por isso, tome os seguintes cuidados:

  • deixe braços e pernas expostos, masproteja partes sensíveis como rosto e colo
  • não exagere no tempo de exposição,para evitar a vermelhidão da pele
  • quando terminar,proteja também o restante do corpo, seja com protetor solar ou roupas adequadas para isso.

Alimentação com vitamina D

Fontes alimentares de vitamina Dpodem suprir apenas cerca de 20% de suas necessidades no organismo3.

A vitamina D está presente em:

  • peixes como salmão, atum, sardinha e cavala
  • óleo de fígado de bacalhau
  • cogumelos
  • gema de ovo.

Veja a quantidade de vitamina Dque háem cada porção desses alimentos:

 class=
Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Suplementação de vitamina D

Além de sabero que significa UI na vitamina D, éimportante conhecerdetalhes fundamentais sobre a suplementação dessa vitamina, os quais mostraremos a seguir.

De acordo com a SBEM, a suplementação com vitamina D é indicada tanto para indivíduos com baixa exposição solar por motivo inespecífico, como também para aqueles com contraindicação clínica a tomar sol, como no caso de pessoas com câncer de pele, transplantadas ou com lúpus eritematoso sistêmico ².

Além disso, o uso de suplementos de vitamina D deve ser feito por pessoas com risco aumentado para baixos níveis de vitamina D, tais como ²:

  • gestantes
  • idosos
  • obesos
  • pessoas com pele escura (a melanina atua como barreira para a radiação UVB)
  • pacientes com doença renal crônica
  • pacientes com síndromes de má-absorção (fibrose cística, doença inflamatória intestinal, doença deCrohn)
  • pacientes com raquitismo/osteomalácia, osteoporose ehiperparatiroidismosecundário.

O cálculo daquantidade de UI de vitaminaD dasuplementação depende da condição de saúde de cada pessoa e do objetivo a ser atingido com a suplementação ²:

  • se é apenas para manutenção desse nutriente no organismo
  • para o tratamento dos baixos níveis de vitamina D,
  • ou como doses preventivas.

De maneira geral, quando a vitamina D está muito baixa (menor que 20ng/mL), um esquema de ataque pode ser necessário para repor os estoques corporais. Normalmente são usadas doses mais altas por período de 6-8 semanas ².Esse tratamento é, obrigatoriamente, prescrito por um médico.

A resposta ao tratamento geralmente é avaliada ao final desse esquema, para verificar se a meta foi alcançada ou se um novo ciclo deve ser iniciado ².

Quando a concentração de vitamina D no organismo estiver estável, doses de manutenção devem ser estabelecidas, variando de acordo com a faixa etária e com as condições de saúde de cada pessoa, como mostramos no tópico anterior. O objetivo é evitar que os níveis caiam novamente ².

Porém,reforçamos que sua suplementação deve ser realizada soborientação médica.

Falando nisso, vocêsabia queAdderaé a vitamina D número 1 do Brasil6e a mais recomendada pelos médicos no país7?

Conheçanossos suplementos, compostos por diversas vitaminas e minerais que auxiliam sua saúde e ajudam seu organismo a enfrentar os desafios do dia a dia!

 

Referências bibliográficas: