20/07/2023

Se você acompanha o mercado de vitaminas no Brasil, deve ter percebido que existe uma nova vitamina D disponível em território nacional, chamada calcifediol. Desse jeito, muita gente está tentando entender qual a diferença entre o produto novo e o antigo. Então, que tal traçar uma comparação entre calcifediol vs colecalciferol?

Sim, acredite: nós ainda estamos falando português. Esses nomes complicados são os termos cientificamente corretos para diferentes etapas da vitamina D em seu corpo. Por exemplo: o produto que você comprava e estava habituado é chamado tecnicamente como “colecalciferol”, ou a vitamina D3.

Interessante, certo? Então, que tal entender um pouco mais sobre o que é o calcifediol, para que serve o colecalciferol e como a nova vitamina D age em seu organismo? Vamos nessa?

Se ficou interessado, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é a nova vitamina D?

“Nova vitamina D” é como ficou conhecido o suplemento alimentar com calcifediol. De acordo com estudos, este produto age até três vezes mais rápido do que as outras versões de vitaminas no mercado1.

O seu desenvolvimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano de 2022 e a nova vitamina D já pode ser encontrada em farmácias de todo o país. Seu uso é indicado, principalmente, para pacientes que possuem dificuldade em absorver o nutriente1, sejam eles pacientes obesos, com síndromes disabsortivas, pos baritatricos, idosos, em uso de várias medicações ou até mesmo as gestantes.

Entretanto, vale lembrar que, de novo, o calcifediol não tem nada. Afinal de contas, estamos falando de um produto conhecido há muito tempo por cientistas e médicos. Contudo, apenas recentemente a sua comercialização como suplemento alimentar foi iniciada, trazendo uma evolução no mercado de vitaminas.

Calcifediol vs colecalciferol: entendendo cada fase da vitamina D

Antes de mais nada, precisamos entender que tanto o calcifediol quanto o colecalciferol são produtos da vitamina D. A diferença entre eles se dá, apenas, no lugar do corpo em que eles são sintetizados2 3.

Tudo começa com a fabricação da vitamina D por meio da exposição solar. Na sua pele, encontram-se substâncias chamadas de 7-dehidrocolesterol, que são responsáveis por absorver os raios solares ultravioletas (UVB) e, desse jeito, sintetizar a vitamina D2 3.

Porém, o caminho deste nutriente no organismo não para por aqui. Até ele se transformar no calcitriol, que é a forma ativa da vitamina D depois de passar pela sua ultima fase que acontece no rim, ou seja, que é capaz de realizar os seus benefícios no corpo, a substância é modificada por alguns órgãos2 3.

Agora, vamos entrar ainda mais na diferença de calcifediol vs colecalciferol.

O que é colecalciferol?

O colecalciferol é a vitamina D produzida pelo corpo humano. Ele é o produto originado pelo contato da sua pele com os raios solares. Além disso, ele  é a forma mais comum do nutriente utilizada para a produção de suplementos alimentares2 3.

Por isso, quando você compra um suplemento de vitamina D, muito provavelmente você está adquirindo cápsulas, comprimidos ou gotinhas com doses de colecalciferol2 3.

Para que serve o colecalciferol?

O colecalciferol serve para ajudar a manter o bom funcionamento do corpo. Ele, por exemplo, ajuda a produzir células de defesa no sistema imunológico. Além disso, este nutriente é um dos responsáveis por preservar a saúde dos ossos e músculos, deixando-os fortes, nutridos e saudáveis3 4.

Então, podemos dizer que todos os benefícios da vitamina D podem ser obtidos pelo colecacifertol.

O que é calcifediol?

O calcifediol é um produto da vitamina D. Ele é produzido no fígado, quando o colecalciferol passa por uma ação enzimática e ganha uma molécula de hidroxila (OH). Desse jeito, a vitamina passa a ter o nome de calcifediol - ou 25-hidroxivitamina D e 25(OH)D2 3.

Para entender melhor, tenha em mente que a vitamina D possui diversos átomos de carbono em sua composição. Com a ação da enzima, a substância ganha uma molécula de hidroxila em seu carbono de número 252 3.

E, no final das contas, a síntese do calcifediol faz com que a vitamina D fique mais solúvel, podendo ser melhor aproveitada pelo corpo2 3.

Para que serve o calcifediol?

O calcifediol possui as mesmas funções que a vitamina D, como a absorção de cálcio nos ossos e músculos e a manutenção do sistema imunológico. Entretanto, seu grande benefício está na sua potência como suplemento alimentar, já que ele é capaz de agir até três vezes mais rapidamente do que os produtos feitos com colecalciferol1 2 3.

Isso acontece porque, ao ser ingerido, o calcifediol não precisa passar pela síntese que ocorre no fígado - diferentemente do colecalciferol, que necessita desta etapa para tornar-se a 25-hidroxivitamina D1.

Por isso, a ação do calcifediol é até três vezes mais rápida do que a dos outros suplementos comuns de vitamina D. Além disso, ele pode ser de grande ajuda para pessoas que possuem dificuldade em absorver este nutriente, como obesos, idosos e com problemas cardíacos ou hepáticos1.

Reforçando o calcifediol vs colecalciferol

Basicamente, tanto o colecalciferol quanto o calcifediol são produtos da síntese da vitamina D. Entretanto, enquanto o primeiro é produzido na pele, o segundo é a modificação desta substância que ocorre no fígado2 3.

Ainda, não podemos nos esquecer do calcitriol, que é a versão final e ativa da vitamina D. Afinal, depois de ser sintetizado pelo fígado, o calcifediol é transportado para os rins, onde recebe mais uma molécula de hidroxila, tornando-se 1,25-hidroxivitamina D ou 1,25(OH)D2 3.

Addera Max: a nova vitamina D da Addera

Ao longo deste texto, você pôde perceber que o calcifediol possui muitos benefícios como suplemento alimentar, não é mesmo? Isso se dá porque ele dispensa a etapa hepática na síntese de vitamina D, tornando a sua ação mais rápida.

E, é por esses e outros motivos que os produtos feitos com o calcifediol são chamados de nova vitamina D. E que tal conhecer um exemplo de suplemento alimentar de vitamina D feito com essa tecnologia?

Então, você precisa conhecer a Addera Max, que foi desenvolvida pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6.

Este suplemento alimentar possui todos os benefícios da vitamina D, mas com o adicional de ser mais rápido para ser absorvido pelo corpo humano. Por isso, a Addera Max não sobrecarrega o fígado, sendo muito recomendada para pessoas com problemas de má absorção do pré-hormônio.

Conheça a Addera Max!