20/07/2023

Você sente muita falta de disposição? Bem, não se sinta sozinho: em 2013, uma pesquisa mostrou que 98% dos brasileiros adultos se sentem cansados física e mentalmente, principalmente jovens entre 20 e 29 anos3.

E o que causa a falta de disposição?

Bem, a falta de disposição é um tópico sensível, já que pode ser causada tanto por condições mentais quanto por gatilhos físicos. Entretanto, uma coisa é fato: especialistas afirmam que vivemos a “sociedade do cansaço”.

Então, o que é a falta de disposição? Quais são os fatores que causam esse problema - que, se não for acompanhado, pode resultar em condições de saúde mais severas? E, no final das contas, como melhorar a falta de disposição?

Essas e outras perguntas serão respondidas neste texto. Então, se você se sente cansado, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que causa a falta de disposição?

Alimentação desbalanceada, uso em excesso de redes sociais, depressão, sono desregulado, rotinas de trabalho e estudo intensas, estresse e falta de atividade física são algumas possíveis causas para a falta de disposição 1 2 3 4 5 6 7 8

Sim, existem muitos fatores que podem causar a falta de disposição, um dos principais sintomas do cansaço físico e mental.

Na pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 63% dos entrevistados já acordavam sentindo os sintomas da falta de disposição, o que pode ser um sinal do potencial crônico deste problema de saúde3.

Falta de energia e disposição: o que fazer?

Manter hábitos saudáveis e procurar ajuda psicológica são as principais maneiras de melhorar a falta de disposição. Afinal de contas, na maioria dos casos, ela é um sintoma de que algo não está funcionando adequadamente.

Então, o que fazer para melhorar a falta de energia e disposição? Abaixo, você encontra os principais hábitos que deve abraçar em seu dia a dia que podem ser positivos contra o cansaço.

Confira:

1. Durma cedo

Especialistas afirmam que uma boa e longa noite de sono é muito importante para evitar o estresse e, consequentemente, a falta de disposição.

E esse é um problema global: de acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, 43% dos trabalhadores do país dormem menos do que o recomendado pela Fundação Nacional do Sono3.

Por isso, é necessário manter as oito horas de sono por noite, que é o ideal para acordar disposto e pronto para um novo dia.

2. Faça pequenas pausas durante o dia

O burnout é um problema da saúde mental que vem ganhando muita notoriedade com o passar dos anos. O cansaço mental proveniente do trabalho preocupa tanto empregados quanto empregadores5.

Por isso, durante o expediente, especialistas recomendam pequenos períodos de descanso. Afinal, existe algo mais exaustivo do que ter foco por muitas horas sem um repouso?

Seja no home office, no trabalho presencial ou nos estudos, é saudável dar pequenas pausas depois de um longo período de concentração, principalmente para evitar o cansaço e o estresse.

Na internet, você encontra alguns aplicativos que ajudam a controlar o tempo. Uma tática interessante se chama “Pomodoro”, que funciona da seguinte maneira:

  • trabalhe durante 25 minutos e tenha uma folga de cinco minutos;
  • ao completar quatro ciclos, ou seja, uma hora de trabalho, você tem direito a uma folga de 30 minutos;
  • repita o passo a passo.

Você pode modificar o método Pomodoro de acordo com o tempo que mais funcione para o seu caso. O importante é que você dê pequenas folgas depois de um grande período de concentração intensa.

3. Pratique exercícios físicos

Você deve estar pensando: mas os exercícios físicos não vão fazer com que eu me canse mais? Bem, sim e não! O ponto principal das atividades físicas é que elas proporcionam uma maior sensação de bem-estar6.

Muitos especialistas ligam os exercícios com uma melhora na disposição para realizar as tarefas do dia a dia. No geral, exercitar-se proporciona uma maior qualidade de vida para os seres humanos6.

E que tal uma boa notícia? Estudos mostram que os dois módulos de exercício - tanto o aeróbico quanto a musculação - podem ser capazes de aliviar a tensão e aumentar a sua descontração, bem-estar físico e disposição para efetuar as atividades do seu dia a dia7.

Por isso, é muito importante que você separe uma hora do seu dia para a prática de exercícios físicos. Além dos benefícios mentais, exercitar-se evita a obesidade e o surgimento de diversas doenças7.

4. Tenha uma alimentação balanceada

Outro ponto muito importante é manter uma alimentação balanceada e, principalmente, nutritiva. Como você deve saber, as vitaminas e os minerais são imprescindíveis para o bom funcionamento geral do corpo - só a vitamina D, por exemplo, é responsável pelo controle de mais de 200 genes.

Contudo, também não podemos nos esquecer da importância dos macronutrientes. Um grande exemplo é o carboidrato, que é considerado um vilão para o emagrecimento, mas é uma das principais fontes de energia do seu cropo7.

Basicamente, ao ser quebrado pelo corpo, o carboidrato se transforma em glicose, que é matéria-prima utilizada pelos músculos para a geração de energia7.

5. Procure ajuda psicológica

Como você viu, a falta de disposição também pode ser um sintoma causado por problemas mentais. Por isso, caso você esteja se sentindo cansado em excesso e com falta de prazer pela vida, procure ajuda psicológica.

Especialistas afirmam que a falta de disposição e energia pode ser um sintoma de depressão, ansiedade e burnout. Além do auxílio medicamentoso, esses problemas também podem ser tratados com a ajuda da terapia5.

Como melhorar a falta de disposição? Vitamina que auxilia no metabolismo energético

Bem, é difícil encontrar um suplemento vitamínico que, por si só, ajude na energia e disposição para o seu dia a dia. Como viu, existem diversos fatores que podem estar causando este problema de saúde e que demandam mudança de hábitos.

Contudo, isso não quer dizer que não existam nutrientes que possam contribuam para melhorar sua disposição.

De acordo com pesquisas, a cafeína atua no aumento do estado de alerta do organismo, aumentando a concentração para as tarefas do dia a dia9 10.

E é por conta desses efeitos positivos que a Addera, a vitamina D número 1 do Brasil11 e a mais recomendada pelos médicos no país12, lançou um suplemento Addera + Energia.

Além da vitamina D, que é um nutriente muito importante para a saúde dos ossos e o fortalecimento dos músculos - além de ser uma ótima aliada para o sistema imunológico -, este suplemento conta com doses de cafeína, que contribui para a melhora do foco e da concentração, e vitaminas do complexo B, como a riboflavina, que ajudam a garantir o bom funcionamento do metabolismo energético.

Confira nossos suplementos alimentares!