29/09/2022

Você já teve a sensação de que andar poucos metros já faz você cansar? Ou, quem sabe, acha que não está rendendo tanto na prática de academia? Se a resposta for positiva para qualquer uma dessas perguntas, precisamos falar do seu desempenho físico.

Sim, há chance de que estas reações sejam sinais do seu organismo de que algo não está funcionando corretamente. E, quando estamos falando da saúde corporal, muito provavelmente ela está relacionada com os seus músculos.

Por isso, criamos um artigo especial para você, independentemente da sua idade e da sua condição física. Ou seja, não importa se você possui um desempenho atlético ou é sedentário: aqui, você vai encontrar temas importantes para manter o bom funcionamento dos seus músculos e aumentar a sua capacidade física.

Para isso, vamos abordar alguns tópicos essenciais para a compreensão total do assunto. Dentre eles, estão:

  • como melhorar o desempenho físico;
  • como a dieta influencia o desempenho;
  • quais são os suplementos para melhorar o desempenho.

Além disso, no final deste texto, vamos trazer um suplemento alimentar importante para quem deseja manter a saúde do sistema muscular em dia.

Então, vamos nessa? Continue com a gente e faça uma boa leitura!

Como melhorar o desempenho físico?

Vamos começar com os fatos: o desempenho físico melhora diretamente com o quão ativo você é. Isso acontece porque os músculos são os grandes responsáveis por proporcionar força ao organismo, e eles precisam receber cuidados diários para funcionar corretamente.

Por isso, não há segredo: o caminho para melhorar o seu desempenho deve ser traçado com calma e persistência, lembrando sempre que a constância e o foco são fatores importantes para o sucesso.

Agora que você já sabe que os exercícios são um dos pilares para ganhar melhores resultados em seu desempenho físico, está na hora de conhecer algumas técnicas para colocar o corpo em movimento, certo?

Confira três oportunidades de se exercitar diariamente. E o melhor de tudo: as opções podem ser praticadas por qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo e condição física.

Academia

As academias são ótimos lugares para quem deseja melhorar o desempenho físico. Isso acontece porque lá você pode praticar tanto exercícios aeróbicos, como corridas e ciclismo, quanto anaeróbicos, como a musculação, ganhando mais resistência e força para o seu corpo1.

Diversos estudos apontam que a repetição constante dos exercícios e frequentar uma academia com assiduidade aumentam, significativamente, a capacidade cardiorrespiratória do organismo. Isso significa que o seu corpo fica mais preparado para resistir à fadiga, consequentemente, melhora o seu desempenho1.

Crossfit

Se você pensava que o crossfit era voltado apenas para jovens e fisiculturistas, você está muito enganado. Sendo uma técnica relativamente nova, o crossfit consiste em um treino condicionado para a sua necessidade e capacidade física1.

Ele é voltado para movimentos básicos, como correr e pular corda, mas também utiliza pesos para uma maior definição muscular. São treinamentos de, geralmente, uma hora e podem ser personalizados1.

Atividades ao ar livre

Caso o dinheiro esteja apertado ou você não goste de frequentar ambientes voltados para práticas esportivas, a opção é não ficar parado!

Você não precisa de uma academia para melhorar o seu condicionamento físico. Você pode praticar caminhadas, corridas, pedaladas e pular corda ao ar livre, seja no seu quintal ou em uma praça.

O importante é se lembrar de incrementar essas atividades na sua rotina e, é claro, respeitar sempre o seu limite.

Como a dieta influencia o desempenho?

Agora que já explicamos a importância dos exercícios físicos, precisamos falar um pouco mais sobre como a dieta influencia no desempenho físico.

Primeiramente, vale lembrar que todas as vitaminas e sais minerais são muito importantes para o bom funcionamento de todo o corpo. Eles são responsáveis por promover nutrientes essenciais para a saúde dos sistemas do organismo.

Mas, existem dois macronutrientes que merecem um destaque maior quando falamos de desempenho físico. São eles: carboidratos e proteínas. Vamos entender melhor o porquê:

Carboidratos

De maneira não muito científica, muitas pessoas dentro do mundo “fitness” decidem cortar os carboidratos da dieta. Isso acontece porque, em excesso, o nutriente pode causar ganho de peso.

Entretanto, os carboidratos, que podem ser encontrados em massas e grãos, como no arroz, são muito importantes para a liberação de energia no corpo2.

Isso se dá por conta da glicose liberada por meio da quebra das moléculas dos carboidratos, que serve de energia para todas as células do organismo2.

De acordo com um estudo, 92% das pessoas que estão praticando exercícios físicos não consomem os níveis ideais de carboidrato para o bom funcionamento do corpo3.

Proteínas

As proteínas recebem mais atenção do que os carboidratos quando nos referimos aos praticantes de exercício físico. Afinal de contas, elas participam ativamente da saúde e bom funcionamento dos músculos, sendo um dos responsáveis pela hipertrofia, que é o crescimento e definição do sistema muscular.

Entretanto, vale lembrar que o excesso do nutriente também não é recomendado. De acordo com o mesmo estudo, 80% dos entrevistados consumiam mais proteína do que o adequado para a hipertrofia3.

Os suplementos para melhorar o desempenho

Viu só como, para ter um desempenho atlético, você precisa conciliar atividades físicas e uma alimentação balanceada?

Foi pensando neste segundo pilar que a nutrição desenvolveu alguns suplementos alimentares para melhorar o desempenho físico. Eles são compostos, basicamente, de nutrientes que não são consumidos em quantidades ideais pela alimentação.

Um desses exemplos é a creatina, que é um suplemento alimentar voltado para a liberação de ATP, energia utilizada pelos músculos durante a contração. Assim, quem faz a suplementação de creatina tem a sensação de maior disposição durante o dia ou enquanto pratica exercícios físicos4.

Outro produto é o Whey Protein, que contém a proteína extraída do soro do leite. Ele serve para complementar os níveis do nutriente para quem deseja hipertrofiar os músculos.

Para manter o bom funcionamento dos músculos, que são as forças motoras do corpo, a Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no País6, desenvolveu o Suplemento Alimentar Addera + Muscular.

Além de possuir níveis ideais de vitamina D, ele conta com a suplementação de HMB, nutriente que ajuda a diminuir a perda de massa magra (músculos). Confira!