14/08/2022

A preocupação com a saúde tem feito cada vez mais pessoas buscarem maneiras de cuidar do corpo. E não é à toa, afinal, por meio de uma alimentação equilibrada, da hidratação apropriada, do sono adequado e da exposição ao sol podemos ter um bem-estar maior e até mesmo evitar algumas doenças.

Está interessado em saber como fazer isso no seu cotidiano? Conheça 5 dicas para cuidar do corpo!

5 melhores dicas para cuidar do corpo

Existem diversos hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia para cuidar do corpo e ajudar o seu sistema imune.

Isso é importante porque ele nos defende contra microrganismos que causam doenças. Obviamente, ele não é infalível e eventualmente algum germe pode invadir o nosso organismo e causar uma enfermidade¹.

Mas para evitar isso ao máximo, é essencial favorecer o balanço e a harmonia do sistema imunológico e de outras funções do seu corpo¹.

Quer descobrir como fazer isso? Confira as principais dicas de como cuidar bem do corpo.

1 - Praticar atividade física

Um dos pilares de uma vida saudável e que deve ser um dos seus focos na hora de pensar em como cuidar do corpo é a prática regular de exercício físico¹.

Isso traz como efeito¹,²:

  • melhora da saúde cardiovascular
  • redução da pressão arterial
  • auxílio ao controle do peso corporal
  • proteção contra várias doenças
  • prevenção de infartos, AVC, cânceres, diabetes
  • fortalecimento muscular
  • melhora da resistência física
  • aumento do bem-estar
  • contribuição para o aumento da autoestima
  • melhora da qualidade do sono
  • redução do estresse.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, 44,8% da população brasileira não realizava o mínimo de exercícios físicos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que é de 150 a 300 minutos de atividade moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade intensa por semana³.

Entre as atividades que você pode praticar no seu tempo livre estão caminhar, correr, nadar, dançar, fazer trilha, pedalar, subir escadas ou escolher algum esporte de sua preferência².

2 - Beber água

A água é vital para a preservação da nossa saúde, por isso devemos consumi-la constantemente4.

Entre as suas funções basilares podemos citar a manutenção da nossa temperatura corporal, por meio do suor e da absorção do calor produzido por processos metabólicos, além da participação na assimilação e no transporte de nutrientes por meio do plasma4.

A estimativa do consumo de água por dia varia de pessoa para pessoa, mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição o mínimo é de 2 litros para mulheres e 2,5 litros para homens, no caso de indivíduos sedentários4.

3 - Tomar sol

Outro grande aliado do nosso organismo é o sol, por isso ao pensar em como cuidar bem do corpo precisamos estar atentos à necessidade da exposição solar.

Isso porque aproximadamente 90% da vitamina D que absorvemos é em decorrência da síntese cutânea deste micronutriente quando tomamos sol5.

A vitamina D, por sua vez, possui diversas funções que incluem facilitar a absorção do cálcio no organismo e o consequente processo de metabolismo ósseo6.

Outra informação relevante é que a exposição solar também ajuda a diminuir as chances de desenvolver doenças como a depressão. Isso ocorre devido ao fato de que os raios solares atuam na produção da endorfina, um dos hormônios que trazem uma sensação de prazer7.

Por fim, a luz do sol também auxilia a regular o ciclo do sono, contribuindo na redução de episódios de insônia7.

Mas para se expor adequadamente ao sol, o indicado é usar um protetor solar de FPS no mínimo 30, aplicar a quantidade correta no corpo (uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo), de forma uniforme, e evitar a exposição das 10h às 16h7.

4 - Dormir bem

O sono adequado é fundamental na hora de cuidar do corpo, pois a falta dele afeta o nosso desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle de peso corporal, reduz a imunidade e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão e depressão9.

Em média, os adultos precisam dormir oito horas por dia, podendo variar de sete a nove horas no total. O importante é que cada pessoa respeite as suas necessidades e os seus limites9.

Para te ajudar a cuidar do corpo por meio do descanso adequado, invista numa boa higiene do sono, com essas atitudes listadas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia10:

  • pratique atividade física, mas não antes de se deitar
  • elimine luzes e barulhos durante a noite, sempre que possível
  • adote uma rotina de horários para dormir e acordar
  • não tire cochilos de mais de 45 minutos durante o dia
  • evite ingerir cafeína ao menos 6 horas antes de dormir e álcool 4h
  • evite uma alimentação &ldquopesada&rdquo, apimentada e doces por pelo menos 4h antes de dormir.

 

5 - Cuidar da alimentação

Assim como o exercício físico, uma dieta saudável pode contribuir para uma boa saúde em geral e um sistema imunológico mais eficaz¹.

De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, documento criado pelo Ministério da Saúde, há algumas dicas que você pode seguir para ter uma alimentação mais saudável. Entre elas estão8:

  1. ter como base da alimentação os ingredientes in natura ou minimamente processados
  2. contar com uma variedade de alimentos de todos os tipos, como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes
  3. utilizar pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar
  4. evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e limitar os processados
  5. comer com regularidade e atenção em ambientes apropriados.

Para te ajudar ainda mais a cuidar do corpo por meio da comida, confira o infográfico &ldquoPrato: alimentação saudável&rdquo, criado por especialistas em nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health:

 class=

Quer saber mais sobre o tema? Leia o nosso texto sobre alimentos que ajudam a imunidade!

Quais são os suplementos primordiais para cuidar do corpo?

Como você viu, a alimentação é um dos pilares indispensáveis na hora de cuidar bem do corpo.

Quem não se alimenta bem pode estar mal nutrido e mais vulnerável a doenças infecciosas. Entre as deficiências de micronutrientes que alteram a resposta imune em animais está a falta das vitaminas A, B6, C e E, além dos minerais zinco, cobre, ferro e selênio¹.

Entre as vitaminas essenciais para o corpo também está a vitamina D, que como vimos anteriormente é responsável pela facilitação da absorção do cálcio no organismo e consequentemente a formação óssea.

Apesar de poder ser obtida pelo sol, o nosso estilo de vida atual, no qual passamos cada vez mais tempo em ambientes fechados, dificulta a sua absorção. Por isso, outra opção seria seguir uma dieta rica em alimentos com esse micronutriente ou suplementá-lo.

Se você acha que corre o risco de estar com os níveis baixos de vitamina D, que tal consultar um médico para avaliar o seu caso? Ele pode te indicar suplementos como Addera + Energia.

Addera é a vitamina D número 1 do Brasil9 e a mais recomendada pelos médicos no país10.

Entre no nosso site e conheça Addera + Energia, um suplemento alimentar em comprimidos com a combinação de vitamina D, com cafeína e vitaminas do complexo B que auxiliam no metabolismo energético.

Referências bibliográficas: