Você já se perguntou como funciona o sistema muscular? Os músculos estão presentes em todo o corpo e possuem funções muito importantes para os humanos. Eles são responsáveis, por exemplo, pela sua capacidade de correr, andar e se sentar.
Para que eles continuem saudáveis e funcionando corretamente, os músculos demandam alguns cuidados. Dentre eles, a prática de atividades físicas e uma boa ingestão de nutrientes, como vitamina D, cálcio e substâncias antioxidantes.
É muita coisa para armazenar em tão pouco tempo? Então, fique tranquilo, porque nós preparamos um artigo completo para você entender melhor como funciona o sistema muscular e qual a função do tecido muscular.
Neste texto, vamos falar sobre:
- do que é formado o sistema muscular;
- como funciona o sistema muscular;
- o que é funcionamento muscular;
- os benefícios da vitamina D para quem quer ganhar massa muscular.
Gostou dos temas? Então, vamos embarcar nesta jornada para entender tudo sobre o sistema muscular? Continue com a gente e faça uma boa leitura!
Do que é formado o sistema muscular?
Como o próprio nome já denuncia, o sistema muscular é formado pelos músculos. Eles são órgãos formados por células conhecidas como fibras 1.
As células musculares se diferenciam - e muito - das outras organelas presentes no corpo humano. Em sua maioria, elas são compridas e possuem formato cilíndrico.
Além disso, podem ficar ainda maiores quando são exercitadas, o que é chamado de hipertrofia muscular, que é muito procurado por fisiculturistas e pessoas que frequentam academias1.
As células musculares formam os tecidos que, por sua vez, constroem os músculos. O bíceps e o tríceps são alguns dos mais conhecidos, sendo localizados, respectivamente, na parte superior e inferior do braço 1.
Além destes dois exemplos, existem mais de 600 músculos ao longo de todo o corpo1. Está achando que é muita coisa? Bem, apenas no rosto humano, você encontra mais de 20 músculos. Loucura, não é mesmo?
Agora que você entendeu o básico do sistema muscular, precisamos aprofundar um pouco mais. Afinal de contas, não existe apenas um tipo de músculo. Eles são divididos em três categorias diferentes.
São eles:
Músculo Esquelético
Quando pensamos no sistema muscular, mesmo que inconscientemente, estamos pensando nos músculos esqueléticos. Afinal, eles são os exemplos mais visíveis de todo o sistema e são aqueles que podem ser hipertrofiados 2.
Por isso, quando você flexiona o braço para aparecer o famoso “muque”, você está vendo o seu bíceps, um dos representantes dos músculos esqueléticos. Eles recebem esse nome porque protegem os ossos, sendo localizados bem ao redor do esqueleto2.
Como já falamos sobre o bíceps, ele cobre parte de dois ossos, sendo eles o rádio e o antebraço 2.
Além de estarem “colados” aos ossos, os músculos esqueléticos possuem características próprias, como suas células grandes e estriadas (como se fossem estrias) 2.
Outra característica muito particular dessa espécie de músculo é a voluntariedade. Isso quer dizer que você consegue movimentá-los aplicando a sua vontade. O ato de fazer o muque, por exemplo, mostra como você pode contrair e relaxar os músculos esqueléticos quando desejar 2.
Músculo Cardíaco
Agora chegou a hora de falar sobre os músculos cardíacos. Eles continuam possuindo células estriadas, mas os humanos não possuem a capacidade de aplicar a sua vontade nas contrações do músculo 2.
E isso é uma coisa boa, já que o músculo cardíaco, como o próprio nome denuncia, está presente no coração. Por meio de suas contrações ritmadas, o órgão permite que o sangue, oxigênio e nutrientes sejam espalhados por todo o corpo, alimentando e fortalecendo as células dos pés à cabeça2.
Músculo Lisos
Por último, mas não menos importante, estão os músculos lisos. Eles se diferenciam entre os seus companheiros de sistema porque não possuem células estriadas. No geral, elas são pontiagudas nas suas extremidades3.
Assim como o músculo cardíaco, os tecidos lisos não são voluntários. Eles estão presentes em órgãos importantes, como a bexiga e alguns do trato digestivo. Além disso, são presenças constantes nas artérias e veias3.
Como você deve ter percebido, os músculos lisos são responsáveis pelo transporte de líquidos e outras substâncias pelo corpo, como o sangue e a urina 3.
Como funciona o sistema muscular e o que é funcionamento muscular?
Agora, chegou o momento de falar sobre como funciona o sistema muscular, ou seja, falar um pouco mais sobre as suas funções dentro do corpo.
Bem, já podemos afirmar que elas são muitas. Por isso, neste tópico, vamos dar uma resumida, trazendo os principais pontos do músculo para o ser humano.
Basicamente, podemos citar a capacidade de se movimentar uma das principais funções do sistema muscular. É por meio dele que você consegue andar, por exemplo. Além disso, os músculos permitem que você tenha uma postura, já que você exerce força nestes órgãos mesmo estando parado2 4.
Não podemos nos esquecer de que o sistema muscular também é responsável pelo transporte de substâncias, regando todo o corpo com o sangue e eliminando as impurezas do organismo pelos sistemas excretores 2 4.
A importância da vitamina D para os músculos e outros nutrientes
Como já falamos anteriormente, você consegue manter a saúde dos músculos por meio da musculação. Entretanto, ter uma alimentação saudável e balanceada também é muito importante para o bom funcionamento do sistema muscular.
Um exemplo disso é a vitamina D. Ela é u nutriente essencial para o bom funcionamento dos músculos, já que é um agente ligado à manutenção da força muscular e do equilíbrio5.
Além disso, a vitamina D participa ativamente da absorção do cálcio, que além de ajudar a fortalecer os ossos, também participa da liberação de ATP, fonte de energia para a contração e relaxamento muscular6.
Também não podemos esquecer de citar os alimentos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres produzidos durante os exercícios físicos7.
Pensando em como funciona o sistema muscular e nos nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos, a Addera, vitamina D número 1 do Brasil8 e a mais recomendada pelos médicos no País9, desenvolveu o Suplemento Alimentar Addera + Muscular.
Nele, você encontra doses de vitamina D, que age na saúde muscular, e de HMB, também conhecido como hidroximetilbutirato, que auxilia na síntese proteica e diminui a perda de massa magra. Confira!
Conheça a linha
completa de Addera
Addera D3
A marca de vitamina D número um do Brasil possui suplementos alimentares de diversos formatos (comprimido, cápsula, gotas e filme). Conheça todos!
Addera +
Nossa linha de suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes é perfeita para quem deseja benefícios específicos, como melhora da concentração. Confira!