29/09/2022

Este texto foi desenvolvido para frequentadores de academias, fisiculturistas, crossfiteiros, atletas, sedentários e praticantes de caminhadas esporádicas. Isso porque, no final das contas, todo mundo deve saber qual a função do tecido muscular no organismo.

É comum pensar nos músculos como instrumentos puramente estéticos, mas suas qualidades ultrapassam a tonificação e padronização do corpo. Quando você separa um tempo para analisar todas as suas funções, é fácil perceber que a vida não seria possível sem a participação dos tecidos musculares.

Por esse e outros motivos, este texto é de extrema importância para todas as pessoas. Quando falamos de músculos, estamos nos referindo à estrutura que permite que a máquina do corpo humano trabalhe.

Então, para entender as funções do tecido muscular e tudo o que está relacionado aos músculos, separamos tópicos importantes para entrar neste debate. Dentre eles, estão:

  • o que é tecido muscular;
  • quais são as características do tecido muscular;
  • como ocorre o reparo dos tecidos musculares;
  • qual a função do tecido muscular;
  • como facilitar a formação muscular.

Gostou dos temas? Então, continue com a gente para conhecer tudo sobre os tecidos musculares. Boa leitura!

O que é tecido muscular?

Com certeza, você já ouviu falar sobre os músculos. Basicamente, eles são órgãos, ou seja, são feitos de tecidos que, por sua vez, são conglomerados de células. Muito confuso? Calma, segue a nossa linha de raciocínio.

Em primeiro lugar, existem as células musculares, que são organelas geralmente compridas e cilíndricas. Seu tamanho pode variar de acordo com o tanto de exercício físico que você faz naquela área1. Se você nunca ouviu falar sobre “células musculares”, talvez você as conheça pelo seu nome popular: fibras.

Quando reunimos uma grande quantidade de fibras, temos os tecidos musculares. Eles, por sua vez, são os responsáveis por formar os músculos, que podem ser encontrados em todo o corpo. Esses órgãos estão tão presentes no organismo humano que existem mais de 600 unidades espalhadas dos pés à cabeça1.

Deu para entender? Bem, então vamos trazer mais informações: existem três tipos de músculos. E, para compreender a função do tecido muscular, é fundamental conferir cada um deles.

Músculo Esquelético

Os músculos esqueléticos, como o próprio nome já dá uma dica, são os ao redor dos ossos, servindo como se fossem um revestimento. Eles são formados de fibras longas e cilíndricas2.

Os músculos esqueléticos são voluntários, ou seja, podem ser contraídos e relaxados pela vontade do organismo. Vamos pensar em algo poético: o ato de sorrir. Para simplesmente expressar a sua felicidade, o ser humano utiliza mais de dez músculos, dentre eles o zigomático maior3.

Músculo Liso

Por sua vez, o músculo liso é composto por células que não são estriadas. Elas são menores que as fibras esqueléticas e são pontudas nas extremidades. Essa mudança no padrão faz com que suas contrações sejam involuntárias, ou seja, não controladas pela nossa vontade1.

O músculo liso está presente em alguns órgãos, como na bexiga e no trato digestivo. Ele também é responsável pelas contrações e dilatações durante o parto, e está presente nas artérias e veias humanas, que permitem a distribuição do sangue e dos nutrientes pelo corpo4.

Músculo Cardíaco

Como o próprio nome já denuncia, o músculo cardíaco é aquele que está presente no coração e que, de fato, permite que você esteja vivo para ler este texto!

Neste caso, as células voltam a ser estriadas, mas não perdem a involuntariedade. Isto é, mantêm a contração ritmada e constante4, independentemente de nossa vontade. 

As características do tecido muscular

Agora que terminamos de falar sobre quais são os músculos presentes no corpo humano, precisamos debater sobre as características do tecido muscular.

Até aqui, você já deve ter percebido alguns pontos importantes sobre este sistema. Mas eles possuem outras peculiaridades. Uma delas é que, na maioria das vezes, suas células são permanentes5 6.

E o que isso quer dizer? Como você deve saber, as células do corpo estão em constante regeneração, sendo substituídas por unidades mais novas e saudáveis5 6.

No caso das células musculares estriadas cardíacas e esqueléticas, isso não acontece. Mas, então, como ocorre o reparo dos tecidos musculares? Basicamente, quando a lesão é pequena, as células ao redor hipertrofiam, crescendo e ocupando o lugar das lesionadas6.

Em outros casos, os músculos esqueléticos se utilizam de células satélites, que se diferenciam e se juntam às outras fibras. Por outro lado, o cardíaco recebe ajuda de fibroblastos, que causam a cicatrização da lesão7

Qual a função do tecido muscular?

Agora que você já sabe o que é e quais são as características do tecido muscular, nós já podemos falar sobre as funções deste sistema.

Como você irá perceber, atividades básicas do dia a dia não seriam possíveis sem a presença dos músculos dentro do corpo. Então, vamos falar melhor sobre cada uma das funções do tecido muscular2 7:

  • movimento do corpo. Basicamente, é impossível se movimentar sem a presença dos músculos. Isso acontece porque eles possuem a capacidade de contrair e relaxar, tornando possível correr, andar, levantar peso e outras ações;
  • movimento dos líquidos corporais. Como já falamos, as artérias são compostas de músculos lisos. O ato de contração e relaxamento também torna possível o trajeto do sangue, levando oxigênio e nutrientes para todo o organismo;
  • manutenção da estrutura do corpo. Você sabia que seria impossível o esqueleto humano se manter em pé? Os músculos ao redor das juntas são os responsáveis por mantermos as posturas, como manter o corpo ereto;
  • força. Por último, mas não menos importante, os músculos são os responsáveis por dar força ao corpo.

Então, qual a função do tecido muscular? Basicamente, é permitir que você seja capaz de se movimentar e de executar as tarefas mais corriqueiras da sua rotina. Além disso, não é exagero falar que os músculos são um dos responsáveis pela vida humana.

Como facilitar a formação muscular?

Até aqui, você percebeu como os músculos são importantes para o organismo. Por isso, é natural que surja a necessidade de conhecer maneiras de manter o bom funcionamento do sistema muscular.

A seguir, vamos citar três maneiras de facilitar a formação muscular e mantê-los saudáveis. São eles:

  • praticar exercícios físicos. A musculação é uma das melhores técnicas para ganhar massa magra e tornar os músculos mais hipertrofiados. Cria uma rotina de exercícios físicos de acordo com as instruções de um profissional de educação física;
  • alimentar-se saudavelmente. Ingerir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais pode ajudar no bom funcionamento dos músculos. Além disso, não se esqueça de ingerir as doses corretas de proteína no dia, que são os principais combustíveis das células musculares;
  • uso de suplementos alimentares quando necessário. Existem alguns suplementos que foram desenvolvidos para garantir o bom funcionamento dos músculos. Quando recomendados por um profissional, eles podem atuar como aliados para a formação muscular.

Falando de suplementos alimentares para os músculos, a Addera, vitamina D número 1 do Brasil8 e a mais recomendada pelos médicos no País9, desenvolveu o Suplemento Alimentar Addera + Muscular.

Em cada comprimido, você encontra doses de vitamina D e de HMB, composto que ajuda a síntese de proteínas e diminui a perda da massa muscular. Não deixe de conferir em nosso site!