01/02/2023

Você já teve que mudar de escola durante a sua infância? Novos amigos, novos professores, novo ambiente, nova rotina: embora tudo isso seja excitante, não podemos deixar de pensar nos desafios que uma criança enfrenta ao se deparar com esta situação. Então, que tal receber dicas sobre mudar de escola?

Mudança, no geral, é muito estressante. Seja para outro bairro, cidade, estado ou país, se nós, adultos, sofremos durante o processo de adaptação, imagine o que acontece com os pequenos, que costumam internalizar problemas para não magoar os pais.

E tudo fica um pouco mais difícil quando o assunto é mudar de escola, já que as crianças passam muito tempo do seu dia estudando, tendo grande parte do seu grupo de amigos dentro de uma sala de aula. Então, esse evento pode ser traumático e afetar tanto o psicológico quanto o físico do seu filho.

Para suavizar a experiência do seu pequeno, separamos dicas especiais que podem ajudá-lo.

Neste conteúdo, falaremos sobre isso e abordaremos como a escola pode contribuir com a imunidade do aluno e quais são os cuidados com a imunidade em época de escola.

Faça uma ótima leitura!

Mudar de escola: dicas para uma adaptação rápida e saudável

Um novo ambiente escolar demanda novos hábitos. Afinal, podemos considerar que, para o seu filho, tudo é novidade. Por isso, é dever dos pais fazer de tudo para que a adaptação seja a mais rápida e simples possível.

Então, sem mais delongas, vamos para as dicas:

1. Mostre que nem tudo mudou

É essencial ter em mente que seus filhos tinham uma vida antes da mudança. Por isso, é natural que eles sintam medo de perder a amizade e o carinho dos amigos que construíram no passado.

Por isso, você precisa ter uma conversa franca com seu pequeno, mostrando que nem tudo precisa mudar. Afinal, ele pode manter a amizade com os amiguinhos da escola antiga, já que hoje em dia a comunicação à distância está cada vez mais rápida e simples.

2. Incentive práticas extracurriculares

Nem tudo gira em torno da escola. As práticas extracurriculares, como aulas de dança, atividades esportivas e participações em clubes da cidade podem ajudar seus pequenos a socializarem melhor.

É um erro pensar que os únicos amigos do nosso filho devem estar em uma sala escolar. Por isso, se você mudou para uma nova cidade, procure o que o município tem a oferecer para o lazer do seu filho.

3. Fique próximo ao seu filho

Com a correria do dia a dia, pais e filhos podem mais distantes. Esse é um fator que deve ser combatido em qualquer situação, mas que deve ser ainda mais evitado quando falamos sobre mudança escolar.

Esse é o momento em que seu pequeno mais precisa de você. Por isso, esteja próximo tanto física quanto mentalmente dele, ouvindo tudo o que ele tem a dizer sobre a nova escola, os amigos e as matérias.

Desse jeito, você pode contribuir com a saúde mental da criança, evitando estresse e outros sentimentos negativos.

Cuidados com a imunidade em época de escola

Lavar as mãos depois de ir ao banheiro e não colocar a mão na boca são cuidados básicos que toda criança aprende nos primeiros anos de vida. Entretanto, quais são os outros métodos para evitar o contágio de gripes e resfriados?

Às vezes, uma criança fica mais tempo na escola do que dentro de casa. Então, precisamos aprender alguns cuidados com a imunidade em época de escola, evitando, assim, que os pequenos contaminem outros alunos e pessoas da família.

Confira1:

  • tomar todas as vacinas. Os pais devem ficar atentos em relação à carteira de vacinação dos seus filhos. Assim, as crianças podem se imunizar contra doenças mais sérias, como hepatite e febre amarela;
  • alimentar-se corretamente. É por meio da alimentação que os seres humanos consomem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, opte por refeições balanceadas e ricas em vitaminas e minerais;
  • manter as atividades físicas em dia. Os exercícios físicos são muito importantes para a saúde do corpo, assim como para o sistema imune. Por isso, especialistas recomendam, pelo menos, 30 minutos de atividades todos os dias;
  • evitar o estresse. O estresse é um dos grandes vilões do sistema imunológico. Sendo assim, além de manter o corpo saudável, você precisa se preocupar com o bem-estar mental do seu filho.  

Quais são as principais doenças escolares?

Os problemas de saúde causados por infecções pelas vias aéreas, como as gripes e resfriados, são algumas das principais doenças escolares2. Entretanto, engana-se quem pense que esses sejam os únicos problemas de saúde passíveis de contaminação em uma sala de aula.

A otite, que é uma condição que causa dores nos ouvidos, é muito comum a partir de crianças em idade pré-escolar. Estudos mostram que mais de 70% dos alunos de até três anos já desenvolveram esse quadro, pelo menos, uma vez2.

Além desses exemplos, podemos citar a catapora, a diarreia, a herpes simples e a pneumonia - problema de saúde causado pela bactéria haemophilus influenzae - como algumas das principais doenças escolares2, que criam um alerta para os cuidados com a imunidade em época de escola.

Como a escola pode contribuir para a imunidade do aluno?

O primeiro passo é checar se a infraestrutura da escola está preparada para evitar os riscos do contágio. Especialistas mostram que a superlotação de salas de aula, a falta de vacinação e a falta de higiene são fatores que podem impulsionar os problemas de saúde nas escolas2.

Por isso, uma das principais dicas sobre mudar de escola, mas agora voltado para os pais, é saber se a instituição de ensino está preocupada com a saúde dos seus alunos.

Além disso, é importante verificar se os professores estão preparados para abordar temas que envolvam o sistema imunológico dos pequenos, como o funcionamento das células e quais são os aliados da nossa imunidade.

Posso dar um suplemento para imunidade infantil para ir à escola ao meu filho?

Mas, papai e mamãe, vocês também podem garantir que os nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico dos seus filhos estejam sempre em dia.

Existem produtos que possuem vitaminas e minerais que ajudam o sistema imunóligico a funcionar melhor.

Um exemplo é a linha Addera + Imunidade Kids. Desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil3 e a mais recomendada pelos médicos no país4, o suplemento alimentar contém doses de vitamina D, vitamina C, zinco, ferro e outros nutrientes.

Além disso, ela acompanha uma seringa medidora divertida, o que facilita a aceitação do produto pelas crianças. Confira!