01/02/2023

Para proteger a saúde do seu pequeno, entender os sinais de quando a criança está com imunidade baixa é essencial. Isso porque, nessa fase, o sistema imune ainda está em desenvolvimento. E, caso, haja algum problema, o seu filho pode ter infecções constantes que, em alguns casos, podem se agravar.

Por isso, se você deseja saber por que seu filho está com imunidade baixa e como identificar o quadro, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

Criança com imunidade baixa: como funciona o sistema imune?

Antes de mais nada, será que existe uma “imunidade baixa”? Bem, podemos afirmar que você não vai encontrar esse termo na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID.

Afinal de contas, “imunidade baixa” não é uma doença. Ou seja, uma criança com imunidade baixa, na verdade, não está com o sistema imunológico funcionando adequadamente.

Ficou confuso? Basicamente, o sistema imunológico é o responsável por combater qualquer substância que possa fazer mal para o corpo, seja vírus, bactéria, germes ou outros antígenos1.

Para isso, o sistema imune possui dois “tipos” de imunidade:

  • imunidade inata, que nasce com a gente e conta com barreiras para impedir a entrada dos antígenos, como a própria pele, os pelos e as mucosas, e células de defesa, como as Natural Killers (NK);
  • imunidade adquirida, que conta com a memória imunológica, um mecanismo que se recorda de todas infecções sofridas pelo corpo e que age rapidamente contra antígenos com células de defesa “especiais”, que foram produzidas para esse fim, chamadas de “anticorpos”.

Então, para que o nosso sistema imunológico funcione de maneira correta, essas duas “forças” precisam estar alinhadas e em dia.

E como podemos garantir que isso aconteça? Simples: existem diversos nutrientes, como vitaminas e minerais, que ajudam no bom funcionamento da imunidade. Além disso, outros fatores, como exercícios físicos e vacinação em dia, também são aliados deste sistema.

Por que meu filho fica com imunidade baixa?

Fica muito difícil indicar apenas um motivo, mas podemos afirmar que vale a pena investigar a situação. A razão lógica é que o sistema imunológico do seu filho pode não estar funcionando adequadamente, mas ainda precisamos avaliar o que está causando essa falha na defesa do corpo humano.

Apenas um médico pode dar o diagnóstico correto, mas podemos trazer alguns vilões do sistema imunológico que podem deixar a sua criança com imunidade baixa. Dentre eles, estão:

Desnutrição e alimentação desbalanceada

O ser humano é heterotrófico, ou seja, não é capaz de produzir seu próprio alimento. Isso significa que nós precisamos ingerir plantas e outros animais para repor os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo2.

Entretanto, por inúmeros fatores, o ser humano pode sofrer de desnutrição, que é um quadro de deficiência dos nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Dentre eles, se encontram os macronutrientes, como as proteínas e os carboidratos, e micronutrientes, como as vitaminas e os minerais2.

Dentre os fatores que podem levar a desnutrição, estão: alimentação rica em alimentos processados e gordurosos, pobreza, insegurança alimentar, problemas de saúde, síndromes gastrointestinais e distúrbios alimentares.

Pensando nisso, quem deseja manter a imunidade em dia deve prestar muita atenção ao que come. Isso porque o sistema imunológico depende de nutrientes para funcionar adequadamente3.

Confira algumas vitaminas e minerais que agem na nossa imunidade:

Fonte: Alimentação e imunidade: o papel dos alimentos na redução das complicações causadas pelo covid-193

Por isso, as crianças devem manter uma alimentação balanceada para evitar uma possível baixa da imunidade causada pela deficiência de nutrientes.

Estresse

Muito se engana quem pense que só adultos ficam estressados no dia a dia. Além de afetar nossas a saúde mental infantil, situações de extremo estresse podem prejudicar o funcionamento do sistema imunológico. Estudos mostram que, por conta disso, pode acontecer um aumento de infecções e a manifestação de condições autoimunes4.

Sedentarismo

Hoje em dia, sabe-se que os exercícios físicos também ajudam o sistema imunológico a funcionar corretamente1.

Mas, além disso, atividades físicas ao ar livre podem ajudar o corpo a absorver vitamina D, que é produzida na pele por meio da exposição aos raios solares. E, como você viu anteriormente, este nutriente é um dos grandes aliados da imunidade3

Como saber se meu filho está com imunidade baixa?

O método mais rápido para saber como está a imunidade do seu filho é verificar com qual frequência ele fica doente. Isso pode mostrar que o sistema imunológico está falhando em combater vírus e bactérias e, assim, permitindo a infecção.

Contudo, precisamos lembrar que os pequenos estão mais vulneráveis aos invasores do corpo humano5. Porque, assim como seus corpos, os seus sistemas imunológicos também estão em desenvolvimento.

Por isso, antes de bater o martelo se o seu filho é uma criança com imunidade baixa ou não, você deve procurar o seu médico pediatra de confiança. Mas, para se ter uma noção, dê uma olhada no número de gripes registradas por ano em cada faixa etária:

Fonte: The common cold5

Como você pode ver, as crianças estão mais vulneráveis do que nós, adultos. Por isso, todo cuidado é pouco quando falamos sobre a saúde dos pequenos.

O que é bom para imunidade baixa infantil?

Como já falamos, uma alimentação balanceada é o primeiro passo para ajudar que o sistema imunológico funcione adequadamente. Para garantir que sua criança consuma todos os minerais e vitaminas para imunidade baixa infantil, você deve selecionar ingredientes dos mais variados tipos, como vegetais, carnes, grãos e outros.

Além disso, você deve manter seu pequenos sempre ativo. Incentive-o a participar de atividades físicas, principalmente ao ar livre. Também não se esqueça de manter a carteirinha de vacinação dos seu filho em dia!

Mas, falando em vitaminas para imunidade baixa infantil, que tal conhecer um suplemento alimentar que foi feito pensando no bem-estar do sistema imunológico dos pequenos?

Estamos falando da linha Addera + Imunidade Kids. Desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no país7, o suplemento alimentar contém doses de diversos nutrientes, como vitamina D, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

Além disso, ela acompanha uma seringa medidora com formato divertido, o que facilita a aceitação do produto pelas crianças. Confira!