23/08/2022

Está se sentindo para baixo? Possui aquela sensação de cansaço que não passa e está constantemente gripado? Bem, isso pode ser o seu corpo mostrando que há algo de errado com o seu sistema imunológico. Mas então, como saber se a sua imunidade está em dia?

Feito de tecidos, órgãos e células, este sistema é a artilharia pesada do corpo humano contra os inúmeros invasores presentes na natureza, como os vírus, as bactérias e outros micróbios. Embora microscópicos, esses germes podem causar desde infecções leves, como um resfriado, até casos clínicos graves1.

Por isso, é extremamente importante saber o que fazer para manter a imunidade em dia e quais são os sinais que o corpo apresenta quando algo está fora do normal.

Ao longo deste texto, vamos detalhar os sintomas da imunidade alterada e mostrar como você pode reverter esse processo.

Por isso, vamos abordar:

  • o que é sistema imunológico;
  • como saber se a sua imunidade está em dia;
  • quais são os sintomas de imunidade alterada;
  • e o que fazer para manter a imunidade em dia.

Gostou dos temas? Então, continue com a gente e faça uma boa leitura. E lembre-se: imunidade adequada é sinônimo de bem-estar e saúde.

O que é sistema imunológico?

Basicamente, o sistema imunológico é composto por órgãos e células que trabalham para manter o corpo protegido. Isso acontece pelo reconhecimento de antígenos específicos, agentes microscópicos e células cancerígenas1.

Após traçar o alvo, as células do sistema imunológico são responsáveis por criar uma resposta contra esses vilões. Assim, elas ficam responsáveis por neutralizar, destruir ou inativar os antígenos1.

Como falamos, a área de atuação deste sistema vai muito além do combate de germes, como vírus e bactérias. Ele também evita a proliferação de células malignas, ou seja, cancerígenas, evitando, portanto, o surgimento de tumores1.

Como saber se a sua imunidade está em dia?

Você já deve ter percebido que o sistema imunológico é extremamente importante para o bom funcionamento de todo organismo1. Portanto, o corpo humano expressa alguns sintomas de imunidade alterada, que servem como alertas de que algo está errado.

Um desses sinais é o desenvolvimento de muitas gripes durante o ano. O resfriado e a gripe são muito comuns, principalmente no inverno, no qual as condições climáticas estão mais favoráveis para a contaminação 2. Entretanto, desenvolver essas doenças em excesso pode ser um sinal de desordem no sistema imunológico 2.

De acordo com pesquisas, crianças de até dois anos podem contrair mais de seis infecções ao longo do ano. Esse número cai pela metade em jovens e adultos de 10 a 39 anos2.

Outro ponto muito importante a ser analisado é uma velha conhecida do brasileiro: a herpes. De acordo com a Federação Médica Brasileira, esta doença atinge cerca de 95% da população brasileira, mas que só “vem à tona” quando o corpo está em situação de estresse, com a imunidade abalada.

Exame para checar a imunidade

Os sintomas listados acima são sinais de fumaça para mostrar que algo está errado. Entretanto, para ter certeza que sua imunidade não está em dia, é preciso passar por avaliação médica e, em alguns casos, fazer exames de sangue1.

Um dos exames mais comumente solicitados para essa finalidade é o hemograma. Ele pode ajudar a descobrir se existe algo errado no bom funcionamento do corpo por meio do número de células vermelhas e, principalmente, das células brancas no sangue2, por exemplo.

As últimas fazem parte do sistema imunológico e são elas as responsavam por atuar no combate contra os microrganismos maléficos para o corpo. Mas fique atento, existem vários tipos de exames e só o médico consegue avaliar qual está indicado para seu caso.

O que fazer para manter a imunidade em dia?

Chegamos até aqui falando sobre a importância da manutenção da imunidade. Mas, afinal, o que podemos fazer para manter o sistema imunológico em dia?

Antes de mais nada, precisamos avisar que não existe fórmula mágica para ajudar no bom funcionamento do sistema imune. Manter o sistema imunológico ativo e em dia demanda uma rotina saudável.

Então, aqui estão alguns exemplos de como auxiliar o funcionamento adequado do sistema imune.

Consuma alimentos saudáveis

Assim como os outros sistemas do corpo, a imunidade depende - e muito - do consumo adequado de vitaminas e sais minerais. Portanto, ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes pode ser o caminho para potencializar a resposta imunológica contra invasores3.

Então, na hora de escolher os alimentos que irá colocar no prato, opte sempre por ingredientes orgânicos e muito coloridos3.

A tabela abaixo mostra alguns nutrientes que podem ser importantes para o bom funcionamento do sistema imune3. Confira e garanta que eles estejam sempre presentes em suas refeições:

Fonte: Alimentação e imunidade: o papel dos alimentos na redução das complicações causadas pelo Covid-193

Pratique atividades físicas

Mas nem só de alimentos saudáveis vive uma boa imunidade. O corpo também necessita de movimentação, e os exercícios físicos podem ser de grande ajuda para o sistema imunológico.

É de conhecimento da maioria que as atividades que exigem esforço dos músculos e do corpo ajudam a liberação de células Natural Killers (NT), que são uma das primeiras linhas de defesa do organismo4.

Os exercícios também podem estar associados com a produção de células T, que são a artilharia do corpo contra invasores já conhecidos4.

Procure apoio psicológico

Um corpo bem cuidado demanda uma mente saudável, certo? Pois saiba que o estresse e a depressão podem desestabilizar o seu sistema imunológico5.

Atualmente, já está comprovado que as doenças psicológicas podem ser responsáveis em diminuir a liberação e a ação das células Natural Killers e dos linfócitos T5.

Portanto, para manter o sistema imune funcionando corretamente, lembre-se de que você também precisa prestar atenção na sua saúde mental.

Você pode usar o suplemento alimentar para imunidade

Por último, mas não menos importante, para auxiliar no bom funcionamento do seu sistema imunológico podemos utilizar a ingestão de suplemento alimentar que pode ajudar na imunidade.

Eles são nutrientes que podem auxiliar no bom funcionamento da resposta imune. A Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no País7, desenvolveu a Addera + Imunidade, um suplemento reforçado com vitamina D, C, selênio e zinco.

Mas, lembre-se: o suplemento não é um medicamento. Conheça a Addera!