30/09/2022

Independentemente da idade, ter uma pele saudável é o desejo de muitas pessoas. Afinal de contas, essa condição está muito ligada à autoestima, além de ser um sinal de que você está seguindo uma vida balanceada e rica em nutrientes.

Um sinal da importância da cútis para os seres humanos é a vasta opção de produtos dermocosméticos, principalmente voltados para a prática do skincare, que significa “cuidado com a pele” em português.

Entretanto, vale ressaltar que as dicas para ter uma pele saudável não começam ou terminam na aplicação de produtos de beleza. Muitos fatores podem influenciar a beleza, textura e, é claro, a saúde do maior órgão do corpo humano.

E estamos aqui para explicar melhor quais são esses fatores. Por que, no final do dia, de nada vale gastar uma grande quantia de dinheiro em produtinhos, mas não seguir hábitos saudáveis.

Para entender melhor como pequenos costumes podem influenciar neste quesito, vamos abordar pontos importantes, como:

  • o que é a pele;
  • quais são as dicas para ter uma pele saudável;
  • alimentação para pele saudável;
  • e quais são as vitaminas para uma pele saudável.

Se você gostou dos tópicos, continue com a gente! Vamos, juntos, trazer o brilho de volta para o seu corpo. Faça uma boa leitura!

O que é a pele: entendendo de uma vez por todas

Você sabia que cerca de 16% do seu peso vêm da sua pele? E não é por menos, já que ela é o maior órgão do corpo, estando presente desde a cabeça até os seus pés1.

Além de ser o maior, a sua cútis também é um dos órgãos mais importantes do ser humano. A Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece que a pele tem a função de proteger o organismo contra as interferências externas. Dentre os possíveis vilões do corpo, estão: fungos, bactérias, vírus e até poluição.

Para isso, ela conta com a ajuda de três camadas. Cada uma delas possui uma função, sendo muito importantes para o bom funcionamento da pele. São elas1:

  • hipoderme. Ela é camada mais profunda, sendo rica em células que armazenam lipídios, a famosa “gordura”. Basicamente, também é responsável por nutrir os outros tecidos, já que é por ela que passam as veias e as artérias;
  • derme. Estando acima da hipoderme, esta camada é rica em vasinhos sanguíneos, que também nutre as outras camadas. Possui fibras de colágeno, sendo 75% de toda derme, e elastina, responsáveis pela aparência “jovem” da pele. É nela que os pelos nascem;
  • epiderme. Essa é a camada visível da pele, tendo vários queratinócitos, células que são responsáveis pela produção de queratina, importante nutriente para a saúde cutânea.

Entendeu como a pele se divide? A saúde de toda cútis depende das três camadas trabalhando juntas, nutrindo e dando vida para todo o órgão.

Dicas para ter uma pele saudável

Agora que você já está mais acostumado com a nossa pele, vamos para as dicas? Elas são muito simples e fáceis de serem reproduzidas.

Basicamente, elas são o tripé para manter a sua cútis jovem e que não envolvem uma alimentação balanceada, já que essa parte é tão importante que merece um tópico só para ela!

Vamos nessa? Agora, você vai entender porque limpar, hidratar e proteger são passos tão importantes para aprender a como ter uma pele saudável.

Limpe bem a pele

Parece meio óbvio, não é mesmo? Agora, você deve estar pensando que todo mundo limpa a pele durante o banho, e podemos dizer que você não está totalmente errado. Tomar banho ajuda a retirar impurezas da cútis, mas não é o suficiente2.

Para ter uma limpeza 100% eficaz, a pessoa deve utilizar produtos voltados para isso, como cremes e sabonetes. No caso do rosto, atente-se em comprar dermocosméticos específicos para a face, já que alguns ingredientes podem irritar as partes mais sensíveis2.

Se a sua pele é seca, opte por produtos mais hidratantes. Mas, se a sua cútis é mais oleosa, escolha limpadores que tenham ação reguladora da oleosidade2. Sabonetes e cremes de ação calmante também são bem-vindos.

O ideal é que se limpe a pele duas vezes por dia, principalmente quando estamos falando sobre o rosto.

Hidrate a cútis com carinho

A hidratação é uma importante barreira contra invasores e para a beleza da pele. Ela está intimamente ligada à quantidade de água nas células, por isso não se esqueça de tomar bastante água2.

Ela também pode ser afetada por conta do clima e da poluição da cidade em que você mora, além de ser influenciada pela ação de climatizadores elétricos2.

A hidratação deve ser feita depois da limpeza do local e também precisa ser de acordo com a oleosidade da pele. Quem tem cútis oleosa deve escolher produtos à base de água.

Use protetor solar

Sabe qual o único momento em que sua pele deve ficar sem protetor solar? Isso mesmo, para repor os seus níveis de vitamina D. Esse banho de sol deve ser feito fora do horário de pico dos raios solares e por apenas 15 minutos.

No restante do tempo, mesmo dentro de casa, você não deve se esquecer de besuntar a pele com protetor solar. Esse produto deve ser reposto a cada duas horas de uso2.

Alimentação para pele saudável: o que comer?

Agora, chegou a hora de entender como ter uma pele saudável por meio da alimentação. No geral, as células da cútis precisam de nutrientes para continuarem jovens, saudáveis e funcionando corretamente.

Aqui, vamos falar de três minerais importantes para a pele e onde você pode encontrá-los. São eles1:

  • cobre, importante agente que regula a pigmentação da pele e que possui ação antioxidante. O mineral também é um combustível para enzimas que produzem colágeno e elastina. Pode ser encontrado em cereais e carnes vermelhas;
  • iodo, que mantém o bom funcionamento da pele agindo na regulação da glândula tireóide. Está presente, principalmente, em produtos vindos do mar;
  • zinco, que tem ação antioxidante e mantém a pele normal. As carnes são fontes deste mineral.

Agora que você já conheceu os minerais importantes para a pele, precisamos falar sobre as vitaminas. As vitaminas C e E, por exemplo, possuem ação antioxidante, sendo importantes no combate dos radicais livres2.

Vitamina para ajudar a ter uma pele saudável

Foi pensando na saúde da sua pele que a Addera, vitamina D número 1 do Brasil3 e a mais recomendada pelos médicos no País4, desenvolveu o Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas.

Além da vitamina D, este suplemento possui zinco e biotina, também conhecida como vitamina B7. Esse nutriente é um importante participante da síntese de queratina, que está presente na epiderme2.

Confira o nosso produto!