23/08/2022

A gripe pegou você? A garganta dói e a tosse não para? Em situações como essa, buscamos tudo para nos ver livres da doença, não é mesmo? Às vezes, o reforço pode estar no seu prato. Então, aqui, vamos falar sobre o que comer quando se está gripado.

Alimentar-se bem é o primeiro passo para quem deseja manter a saúde em dia e, por consequência, fazer com que o sistema imunológico trabalhe de maneira mais adequada.

Embora a recomendação seja uma alimentação balanceada, existem alguns ingredientes e modos de preparo que podem ajudar a suplementação de nutrientes pelo corpo.

Portanto, ao longo deste texto, vamos destacar as vitaminas e sais minerais importantes que podem ajudar na imunidade e quais alimentos fazem parte destes grupos. Por isso, vamos abordar temas, como:

  • o que comer quando se está gripado;
  • a importância da hidratação para o sistema imunológico;
  • modo de preparo de alimentos para ajudar na gripe;
  • o uso de suplementos para a imunidade.

Gostou assunto? Então, já se prepare para deliciar com as opções que serão citadas a seguir. Boa leitura!

Alimentos curam a gripe?

Bom, não é bem assim. Antes de você continuar com a gente e aprender o que comer quando se está com gripe, precisamos falar que ainda não foi comprovado a eficácia de um alimento em específico na cura da gripe.

Portanto, não podemos falar que existem alimentos que pode ajudar na gripe1. Esse é um papel exercido pelo sistema imunológico, que é responsável pelo reconhecimento de antígenos e pela eliminação dessas ameaças.

O que os alimentos fazem é ajudar a manter a imunidade em dia3. Portanto, eles atuam ajudando na ação das células do sistema imunológico e no bom funcionamento do organismo.

Por exemplo: você já deve ter ouvido falar sobre como é importante consumir alimentos ricos em vitamina C quando se está resfriado, certo? Bem, não existem comprovações científicas que evidenciem que o nutriente atue como um remédio, mas como um excelente antioxidante, a vitamina C tem um importante papel no funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. 

Agora que estamos na mesma página, podemos falar sobre os benefícios dos nutrientes e montar um carrinho de supermercado super versátil e saudável.

O que comer quando se está gripado?

Agora, chegou o momento de falar o que é bom comer quando se está com gripe. Uma dica é que você não precisa se preocupar com ingredientes elaborados e difíceis de serem encontrados.

A natureza provém ótimas fontes que podem estar no mercado ou na feira mais próxima de você. Confira:

Couve

Abram alas para uma das verduras mais versáteis, deliciosas e nutritivas da horta. A couve, que pode ser utilizada em saladas e em receitas tradicionais, como o caldo verde. Rica em vitamina A e vitamina C, a folha é um poderoso antioxidante e auxilia no bom desempenho do sistema imune1.

Além disso, a couve possui ferro, zinco, manganês, cálcio e magnésio, sendo um ótimo alimento para quem procura uma alimentação rica e saudável1.

Agrião

Primo da couve, o agrião também é uma folha que pode ajudar a sua saúde. A verdura pode agir positivamente no trato respiratório, aliviando os sintomas da gripe2.

A folha também possui bons níveis de vitamina C, iodo e magnésio. Por sua vez, ela possui ótimas reservas de ferro2.

Alho

Tem um ingrediente mais brasileiro do que o alho? Toda comida bem temperada demanda este ingrediente, assim como a sua saúde.

O alho possui uma lista grande de benefícios. Ele é comumente utilizado em remédios caseiros por conta da sua ação contra vírus e bactérias e na diminuição dos sintomas da gripe. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de possuir cálcio e proteínas2.

Ele é um bom alimento para gripe e garganta inflamada, já que possui ação anti-inflamatória e combate à tosse2.

Tomate

Muito conhecido por ser um ótimo antioxidante natural, o tomate também pode auxiliar no funcionamento do sistema imunológico1.

O fruto é rico em fósforo, potássio, vitamina A, vitamina C e nutrientes do complexo B, como o ácido fólico. Ele também possui bons níveis de cálcio1

Peixes

Além de deliciosos e presentes em várias culinárias ao redor do mundo, os peixes são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais.

O salmão, a cavala, a sardinha e o atum, por exemplo, são ricos em vitamina D, um nutriente extremamente importante para o bom funcionamento do sistema imunológico3.

Batata-doce

Estava faltando um tubérculo rico em carboidratos, não é mesmo? Para os amantes de academia, a batata doce pode ser uma ótima opção para as suas refeições.

Ela é rica em fibras alimentares e é uma ótima opção de carboidrato, já que não aumenta os níveis glicêmicos. Além disso, possui vitamina C, B6, fósforo e outros minerais1.

Cenoura

A quantidade de benefícios e de nutrientes presentes na cenoura não caberia em só um texto. Para resumir, o alimento possui: vitamina A, vitamina C e E, fibras, fósforo e cálcio. Além de incrementar os seus pratos, ela pode ajudar na saúde2.

Frutas com vitamina C para a gripe

A mexerica, a acerola, o limão e a laranja são exemplos de frutas com vitamina C para a gripe. Elas são ótimas opções para o dia a dia e podem ser consumidas em sucos e outras receitas3.

Hidratação: combustível para o corpo

Um dos conselhos mais ouvidos quando se está com gripe é: mantenha-se hidratado. E ele não poderia ser mais poderoso: a água é de grande ajuda para manter o corpo funcionando e, de quebra, ajuda o organismo a combater os seus invasores3.

Além de hidratar todo o trato respiratório, como as mucosas, a água ajuda a limpar o corpo de dentro para fora, eliminando as impurezas pela urina e pelo suor. E aí, já bebeu água, chá ou suco hoje?

Como ingerir estes alimentos?

Uma boa dica é ingeri-los crus sempre que possível. Isso acontece porque o cozimento exagerado de alguns ingredientes pode retirar nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo1.

Mas, no geral, todas as receitas podem conter muitos nutrientes. Basta prestar atenção no cozimento e no modo de preparo.

Suplementos para imunidade

Como você deve ter percebido, opções não faltam para o que comer quando se está gripado. Entretanto, às vezes, apenas o consumo destes ingredientes pode não prover os nutrientes necessários para o seu organismo.

É para isso que existem os suplementos alimentares. A Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, desenvolveu a Addera + Imunidade, um suplemento reforçado com vitamina D, C, selênio, zinco e outros nutrientes que podem auxiliar no bom funcionamento do sistema imune.

Conheça a Addera e converse com o seu médico para recomendar o suplemento ideal para o seu caso.