14/08/2022

Os benefícios da cafeína incluem a melhora da concentração e níveis de energia.

A cada dia, bilhões de pessoas recorrem à ajuda da cafeína para acordar, despertar após o horário de almoço ou para passar um turno de trabalho à noite.

Na verdade, este estimulante natural é um dos ingredientes mais comumente usados ​​no mundo, sendo consumido por cerca de 80% da população mundial, todos os dias ¹.

Além disso, a cafeína é frequentemente mencionada por seus efeitos negativos sobre o sono e a ansiedade. Porém, estudos também relatam vários benefícios para a saúde, como mostraremos neste artigo.

Vamos lá?

O que é a cafeína e como ela age no nosso organismo?

A cafeína é uma substância estimulante, encontrada naturalmente nas plantas de chá, café e cacau. Também é comumente encontrada em produtos das indústrias de bebidas de refrigerante e farmacêutica ².

Como a cafeína age no organismo?

Uma vez consumida, a cafeína é rapidamente absorvida do intestino para a corrente sanguínea. De lá, viaja para o fígado e é decomposta em compostos que podem atuar no funcionamento de vários órgãos, funcionando como estimulante ²:

  • do sistema nervoso central
  • da função cardíaca
  • da circulação sanguínea
  • e da liberação de adrenalina.

Porém, o principal efeito da cafeína é no sistema nervoso, bloqueando os efeitos da adenosina, um neurotransmissor que relaxa o cérebro e faz você se sentir cansado ³.

Também pode aumentar os níveis de adrenalina no sangue e aumentar a atividade cerebral dos neurotransmissores dopamina e norepinefrina 4.

Essa combinação estimula o cérebro e promove um estado de excitação, alerta e concentração.

A cafeína tende a exercer seus efeitos rapidamente. Por exemplo, uma xícara de café pode levar até 20 minutos para atingir a corrente sanguínea e cerca de 1 hora para atingir a eficácia total ¹.

Benefícios da cafeína para sua saúde

Agora que você já conhece melhor essa substância, vamos conhecer os benefícios da cafeína para a sua saúde? Confira:

Auxilia seu cérebro e seus níveis de energia

Já falamos anteriormente sobre esse benefício da cafeína, mas vamos reforçar aqui. Ela tem uma importante atuação na função cerebral, podendo auxiliar aspectos como:

  • memória e concentração
  • tempos de reação e função mental geral.

Isso acontece, como já explicamos, por sua capacidade de bloquear o neurotransmissor inibitório adenosina e aumentar a quantidade de outros neurotransmissores, como norepinefrina e dopamina, levando a um maior disparo de neurônios 3, 4.

Fontes de cafeína

A cafeína é encontrada naturalmente nas sementes, nozes ou folhas de certas plantas. Essas fontes naturais são então colhidas e processadas para produzir alimentos e bebidas, que você pode consumir para usufruir os benefícios da cafeína ¹.

Aqui estão as quantidades de cafeína esperadas por porção de 240 ml de algumas bebidas populares ¹:

  • Espresso: 240-720 mg
  • Café: 102-200 mg
  • Erva-mate: 65-130 mg
  • Bebidas energéticas: 50-160 mg
  • Chá fermentado: 40-120 mg
  • Refrigerantes: 20-40 mg
  • Bebida de cacau: 2-7 mg
  • Leite com chocolate: 2-7 mg

Alguns alimentos também contêm cafeína. Por exemplo, 28 gramas de chocolate ao leite contém 1-15 mg, enquanto 28 gramas de chocolate amargo contém 5-35 mg ¹.

Você também pode encontrar cafeína em alguns suplementos, mas consulte um médico para orientar sua suplementação. Addera, a vitamina D mais recomendada pelos médicos no país 5, possui suplemento com cafeína, que auxilia na melhora da concentração, e vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético.

 

Referências bibliográficas: