01/08/2022

Você já deve ter percebido que todo cuidado é pouco quando uma mulher está grávida. Afinal de contas, estamos falando de não uma, mas duas vidas que precisam se alimentar, descansar e, é claro, se desenvolver com bem-estar. Então, em um momento em que tudo precisa estar equilibrado, quais são os efeitos da falta de vitamina D na gravidez?

Todo mundo conhece a vitamina D como uma dádiva do Sol, já que ela é sintetizada quando enzimas da pele entram em contato com os raios solares. Então, como pode existir pessoas que possuem um baixo índice deste nutriente?

Sim, a deficiência de vitamina D existe e atinge muito mais gente do que você imagina, chegando a ser uma questão de saúde pública.

Então, ao longo deste artigo, vamos debater se a falta de vitamina D na gravidez pode prejudicar o bebê e como evitar este problema. Por isso, vamos abordar pontos, como:

  • para que serve a vitamina D na gravidez;
  • quais são os riscos da falta de vitamina D na gravidez;
  • como consumir o nutriente;
  • quais são os grupos de risco para a deficiência do nutriente;
  • suplementação de vitamina D em gestantes.

Este tema é de extrema importância para as famílias que estão aguardando um bebêzinho no seu lar. Por isso, faça uma boa leitura e lembre-se de manter os seus exames sempre em dia, mamãe!

Qual a importância da vitamina D?

vitamina D possui diversas utilidades para o ser humano. Ela, por exemplo, está fortemente associada ao ciclo do cálcio no corpo, que é o principal responsável pela saúde dos ossos. Sem ela, as pessoas não seriam capazes de absorver o mineral, causando problemas como a osteoporose, que deixa o esqueleto quebradiço1 

Além disso, esse nutriente também auxilia no sistema imunológico humano, já que a vitamina D pode ajudar na imunidade inata do corpo e regular a resposta adquirida2.  

A vitamina D também auxilia na absorção do cálcio, mineral importante para o bom desenvolvimento dos ossos da mãe e, é claro, do bebê. Sem a vitamina, cerca de 80% do nutriente não é absorvido pelo corpo, podendo causar uma má formação óssea.

Leia também: O leite materno tem vitamina D?

Como conseguir vitamina D?

Basicamente, você pode aumentar seus índices de vitamina D de três jeitos. São eles:

  • tomar sol sem adição de protetor solar. Aqui, vale lembrar que não é indicado se expor aos raios solares durante o horário de pico. Por isso, os momentos indicados são entre às sete até às 10 horas da manhã. Além disso, você não deve passar protetor solar e quanto mais pele à mostra, melhor; 
  • ingerir alimentos ricos no nutriente. Os ingredientes com vitamina D são, geralmente, de origem animal. Ovo, salmão selvagem, leite, sardinha, óleo de fígado de bacalhau e cavala podem ser algumas opções. Para vegetarianos, recomenda-se cogumelos frescos. Porém, é muito difícil ingerir a quantidade adequada diária pois o volume seria muito grande de alimentos, ocasionando na maioria das vezes a ingesta deficitária; 
  • suplementação

Fatores de risco para a absorção de vitamina D

Você sabia que alguns fatores podem colocar pessoas em grupos de risco e aumentar as chances de terem uma insuficiência na absorção de vitamina D? Aqui estão alguns pontos que devem ser observados3:

  • uso de protetor solar durante o banho de sol;
  • morar em áreas com muita poluição atmosférica;
  • possuir doenças no gastrointestinal;
  • ser obeso;
  • ser idoso;
  • ter hábitos mais caseiros e expor pouco ao sol;
  • morar em cidades com pouco sol com clima nublado.

A idade também pode ser um fator interessante, já que pessoas mais idosas e bebês precisam de maiores níveis de vitamina D, assim como as gestantes.  

O tom de pele também deve ser levado em consideração, já que pessoas negras precisam de uma maior exposição solar do que pessoas brancas por conta do pigmento da pele. 

Resposta na suplementação para a falta de vitamina D na gravidez

Sim, a suplementação pode ser uma ótima indicação para as mamães que estão com baixos índices de vitamina D no corpo.  

Entretanto, a indicação precisa ser feita pelo profissional da saúde que está acompanhando a gestação da futura mamãe. Isso é importante porque pode haver a hipervitaminose, que é a intoxicação do organismo por conta de altas doses do nutriente, e a forma de administração na gestante pode ser um pouco diferente dos outros grupos. 

A vitamina D não é solúvel em água. Logo, ela não é facilmente eliminada pelo corpo. Portanto, não tome altas doses do suplemento sem o acompanhamento de um médico de confiança. 

Mas, para qualquer quantidade de suplementação indicada, você tem a Addera como aliada. A Addera é a vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6.

Aqui, você encontra suplementos com inúmeras medidas. Por isso, independentemente da indicação do seu médico, a Addera tem o suplemento de vitamina D adequado para você.  

Cuide da sua saúde, a do seu bebê e o bem-estar da sua gestação com a Addera. Venha conhecer!