27/04/2022

Um tipo de vitamina D, a vitamina D3 (colecalciferol) pode ser produzida pelo organismo através de síntese cutânea, por meio da exposição à luz solar. A D3 participa de processos orgânicos importantes, como a homeostasia do cálcio e a modulação da resposta imunológica.

Quer saber mais sobreessa importantevitamina? Vem com a gente!

Primeiro, o que écolecalciferol(vitamina D3)?

Para entender o que évitamina D3, ocolecalciferol, antes precisamos falar sobre a vitamina D e suas diferentes formas.

A vitamina D possui duas formas principais:

  • Vitamina D2 (ergocalciferol)

 

  • Vitamina D3 (colecalciferol)

Adiferença entre vitamina se dá principalmente por suas fontes:

Avitamina D3 -colecalciferol-é encontrada apenas em alimentos de origem animal ¹, como por exemplo:

  • Peixes como salmão, atum, sardinha e cavala
  • Óleo de fígado de bacalhau.

Além disso, ocolecalciferolé a forma de vitamina D produzida pelo próprio corpo, através de síntese cutânea, quando a pele entra em contato com o sol ¹.

Enquanto isso, a vitamina D2 pode ser obtida principalmente por meio da ação dos raios UVB solares sobre um esteroide conhecido comoergosterol,presente em leveduras (fungos) e plantas ¹.

Veja essa tabela com as fontes alimentares de vitamina D2 (ergocalciferol) eD3 (colecalciferol):

Alimentos com vitamina D
Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Tanto a D2 quanto a D3ainda podem ser encontradas emsuplementos alimentares, que devem ser consumidos sob orientação médica.

Para que serve vitamina D3 (colecalciferol)?

Antes de dizer exatamentepara que serve a vitamina D3 (colecalciferol) no organismo, precisamos esclarecer alguns pontos sobre esse nutriente.

O primeiro deles é que, apesar de ser conhecida como vitamina, ela é na verdade considerada umpré-hormônio¹.

Para chegar em sua forma ativa (o hormônio 1,25(OH)2D3, oucalcitriol),a D3 passa por algumas transformações no organismo, por meio de um processo químico conhecido comohidroxilação(introdução de um grupo hidroxila (-OH) em um composto orgânico), que ocorre primeiro no fígado e depois nos rins ¹:

Síntese da vitamina D
Processo de ativação da vitamina D / Fonte: Recomendações da SBEM para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D

Ocalcitriol, forma ativa da vitamina D3 (colecalciferol), participa de diversas funções orgânicas essenciais, tais como:

  • manutenção equilibrada do cálcio no organismo²
  • mecanismos de força e equilíbrio ²
  • processos de proliferação e diferenciação celular ²
  • modulação da resposta imunológica ².

Quais os benefícios da vitamina D3 (colecalciferol)?

Osbenefícios da vitamina D3 -colecalciferol- mais conhecidos e estudados são:

Ação no sistema musculoesquelético

A vitamina D3 ajuda a manter concentrações de cálcio e fosfato adequadas para permitir a mineralização óssea normal ².

Também é necessária para o crescimento e remodelação óssea por osteoblastos e osteoclastos (células ósseas). Sem vitamina D suficiente, os ossos podem se tornar finos, quebradiços ou deformados ².

Além disso, receptores da vitamina D3 em sua forma ativa podem ser encontrados em vários outros tecidos e órgãos, como por exemplo os neuromusculares, sendoimportante para mecanismos de força e equilíbrio ².

Auxílio da resposta imunológica

A vitamina D3 é conhecida por ser imunomoduladora, ou seja, tem a capacidade de auxiliar a resposta imunológica3.

Ela pode atuar na chamada imunidade inata (aquela com a qual já nascemos) auxiliando na proliferação de células de defesa e na produção de substâncias antimicrobianas3.

Já na imunidade adquirida (formada ao longo da vida pelo contato com patógenos) pode ajudar controlando a liberação exagerada de substâncias inflamatórias3.

Além disso, a D3 ajuda a controlar a produção de anticorpos contra si mesmo (autoanticorpos)3.

Como obter vitamina D3 (colecalciferol)?

A principal forma de se obter vitamina D3 (colecalciferol) é por meio da exposição solar. Em países com boa incidência de sol, de90% a 95% da vitamina D pode ser obtida através de síntese cutânea4.

Mas como isso acontece? A radiação ultravioleta B (UVB) da luz solar desencadeia a formação de vitamina D3 a partir do composto 7-deidrocolesterol na pele ¹.

Porém, vários fatores podem influenciar a &ldquoqualidade&rdquo dos raios UVB para a produção de vitamina D pela pele4:

  • muitas pessoas recebem pouco sol, pois trabalham em ambientes fechados o dia todo, e com o home office esses hábitos foram intensificados.
  • o uso de protetores solares (imprescindíveis no dia a dia para evitar lesões pela exposição excessiva ao sol)
  • condições climáticas e ambientais - localização, poluição, estação do ano. Por exemplo, pessoas que moram em um país que não recebe muita luz solar durante o inverno.

Além disso, o melhor sol para vitamina D é aquele entre 10h e 16h, justamente o mais relacionado com o câncer de pele e com o envelhecimento precoce5.

Portanto, você deve ter alguns cuidados ao expor-se à luz solar:

  • tome cuidado para não passar muito tempo ao sol. 10 a 15 minutos, todos os dias, são suficientes
  • deixe braços e pernas expostos, mas proteja áreas mais sensíveis, como rosto e colo.

A vitamina D3 (colecalciferol) também está presente em alguns alimentos, como os mostrados na tabela em um dos tópicos anteriores.

Porém, fontes alimentares de vitamina D podem suprir apenas cerca de 20% de suas necessidades no organismo4.

Suplementação decolecalciferol

A suplementação de vitamina D, tanto a D3 (colecalciferol), quanto a D2 (ergocalciferol), é indicada principalmente paragrupos com risco de deficiência desse nutriente¹. Entre eles:

  • Gestantes
  • Idosos
  • Obesos
  • Pessoas com pele escura (a melanina atua como barreira para a radiação UVB)4
  • Pacientes com doença renal crônica
  • Pacientes com síndromes de má-absorção (fibrose cística, doença inflamatória intestinal, doença deCrohn)
  • Pacientes com raquitismo/osteomalácia, osteoporose ehiperparatiroidismosecundário.

Quando alguém temdificuldade em tomar sol no dia a dia ou por conta hábitos de vida mais interiorizados trazidos pela pandemia por exemplo, a suplementação também pode ajudar, já que suas fontes alimentares são escassas ¹.

Porém, reforçamos queé fundamentalconsultar um profissional de saúdepara orientar a suplementação.

Além disso, é importante optar por suplementos bem avaliados e marcas responsáveis.Addera, por exemplo, é a vitamina D número 1 do Brasil6, sendo a mais recomendada pelos médicos no país7.

Arq Bras Endocrinol Metab. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Disponível em <a href="https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411" target="_blank" rel="noopener">&lt;https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411;</a>. Acesso em agosto/2021;


Série de Publicações ILSI Brasil. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Vitamina D. Disponível em Disponível em <a href="http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2018/10/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-D-final-ok-autora.pdf" target="_blank" rel="noopener">&lt;http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2018/10/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-D-final-ok-autora.pdf;</a>. Acesso em agosto/2021;


Front Immunol. Nutritional Modulation of Immune Function: Analysis of Evidence, Mechanisms, and Clinical Relevance. Disponível em <a href="https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6340979/" target="_blank" rel="noopener">&lt;https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6340979/;</a>. Acesso em agosto/2021;


Revista Brasileira de Análises Clínicas (RBAC). Deficiência de vitamina D (250H) e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão de literatura. Disponível em <a href="http://www.rbac.org.br/artigos/deficiencia-de-vitamina-d-250h-e-seu-impacto-na-qualidade-de-vida-uma-revisao-de-literatura/" target="_blank" rel="noopener">&lt;http://www.rbac.org.br/artigos/deficiencia-de-vitamina-d-250h-e-seu-impacto-na-qualidade-de-vida-uma-revisao-de-literatura/;</a>. Acesso em agosto/2021;


Portal regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Repondo a Vitamina D sem riscos para a pele. Disponível em <a href="https://sbdrj.org.br/repondo-a-vitamina-d-sem-riscos-para-a-pele/" target="_blank" rel="noopener">&lt;https://sbdrj.org.br/repondo-a-vitamina-d-sem-riscos-para-a-pele/;</a>. Acesso em agosto/2021;


IQVIA PMB Dezembro/2020;


Close-up Dezembro/ 2020.


Série de Publicações ILSI Brasil. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Vitamina D. Disponível em Disponível em <a href="http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2018/10/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-D-final-ok-autora.pdf" target="_blank" rel="noopener">&lt;http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2018/10/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-D-final-ok-autora.pdf;</a>. Acesso em agosto/2021;