14/08/2022

As vitaminas para estresse físico e mental, como as do complexo B, a C e também o magnésio, ajudam o organismo a se preparar para enfrentar os desafios cotidianos.

O dia a dia da maioria das pessoas é corrido, tomado por uma sucessão de obrigações e afazeres. Essa rotina muitas vezes se torna fatigante, o que pode levar a um estado de estafa física e mental, também conhecido como estresse.

Portanto, incluir alguns hábitos que possam ajudar a prevenir o impacto da rotina em sua saúde é fundamental. Isso pode se dar de várias maneiras:

  • incluir lazer em seu dia,
  • exercitar-se regularmente
  • e também prestar atenção à sua nutrição.

Sim, os nutrientes podem fazer diferença em seus níveis de energia. Além disso, durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, sendo necessário repor essa perda ¹.

Neste artigo, vamos mostrar para você alguns tipos devitamina para estresse físico e mental, para que você perceba o quanto é importante dar atenção à sua nutrição, a fim de melhorar sua performance no dia a dia e enfrentar os desafios da vida.

Vamos lá?

O que é estresse físico e mental?

O estresse se trata de como nosso corpo responde aos desafios que encontramos em nosso dia a dia ¹.

Quando algo nos estressa, nosso corpo é colocado em estado de alerta, provocando uma série de reações fisiológicas em nosso organismo, que podem se manifestar em níveis físicos e emocionais, como por exemplo ¹:

  • sensibilidade emotiva e irritabilidade excessiva
  • boca seca
  • suor
  • tensão e dor muscular
  • desconfortos gástricos etc.

O gerenciamento do estresse se dá pelo enfrentamento do agente estressor, mas também pela adoção de hábitos como uma alimentação nutritiva e equilibrada, além da prática regular de atividade física ¹.

Lembramos também que, quando for difícil lidar sozinho com o stress,é fundamental procurar um profissional de saúdepara ajudá-lo a enfrentar o problema.

Vitaminas para estresse físico e mental: quais são e como elas podem ajudar?

Agora que você já sabe o que é estresse, vamos conhecer asvitaminas para estresse físico e mental, que vão ser importantes para ajudar seu organismo a enfrentar esses desafios que surgem em seu dia a dia? Confira!

Vitaminas do complexo B

As oito vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12) podem ajudar a equilibrar as taxas do aminoácido homocisteína no organismo, que é associado ao estresse2,3,4.

As vitaminas B ainda desempenham um papel importante no metabolismo, transformando os alimentos ingeridos em energia utilizável, além de serem essenciais para a saúde do cérebro3.

Boas fontes alimentares de vitaminas do complexo B incluem:

  • grãos
  • carnes
  • legumes
  • ovos
  • laticínios
  • e verduras.

 

Vitamina C

Outra importantevitamina para cansaço e estresseé a C, uma vez que ela pode auxiliar nosso cérebro e sistema cognitivo. Entre algumas de suas funções estão4:

  • suporte ao neurodesenvolvimento
  • função de neurotransmissor
  • metabolismo de proteínas
  • e proteção aos radicais livres (função antioxidante).

Você encontra vitamina C principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola etc.

Vitamina D

Como mostramos neste artigo, o estresse pode provocar reações fisiológicas adversas em nosso organismo.

É importante, portanto, que nosso corpo esteja forte e preparado para enfrentar as consequências do estresse, correto?

É aí que entra a vitamina D como umavitamina para cansaço e estresse. Isso porque esse nutriente atua como modulador da resposta imunológica, auxiliando o organismo a enfrentar seus desafios5.

Portanto, é vital se atentar para manter níveis adequados de vitamina D no organismo. Você consegue isso principalmente pormeio daexposição solar, 10 a 15 minutos no período de 10:00 às 16:00h, diariamente, são suficientes6.

As fontes alimentares de vitamina D são escassas, mas ela está presente principalmente em peixes gordurosos, tais como salmão, cavala e sardinha6.

Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para a função nervosa e muscular. Além disso, pesquisas indicam que o magnésio parece desempenhar um papel importante no eixo hormonal e na regulação da resposta ao estresse7,8.

Esse mineral é comumente encontrado em alimentos como peixes, amêndoas e grãos inteiros e é uma excelente fonte de energia.

Quando suplementar vitamina para estresse físico e mental?

Como mostramos no tópico anterior, a maioria dessas vitaminas estão presentes em fontes alimentares e, no caso da vitamina D,você obtémprincipalmente por meio da exposição solar.

Portanto, para obtervitamina para stress físico e mental, geralmente basta apenas manter uma alimentação nutritiva e alguns minutinhos diários ao sol.

Porém, algumas pessoas podem ter dificuldade em manter uma dieta equilibrada em seu dia-a-dia, além de realizar a maioria de suas atividades em ambientes fechados. E ainda, certas condições de saúde podem dificultar a absorção desses nutrientes.

Portanto, o ideal é consultar um médico para saber se você precisa suplementar algumavitamina para cansaço e stress.

Addera, a vitamina D mais recomendada pelos médicos no país9, possui a linhaAddera+,uma combinação de vitamina D com outras vitaminas e minerais essenciais para auxiliar seu organismo a enfrentar os desafios diários.

Referências bibliográficas: