14/08/2022

Você conhece a importância daproteína para o cabelo? Sabia que seus fios são constituídos majoritariamente por elas? Sim, são as proteínas que dão forma às suas madeixas.

Mas o que a proteína realmente faz pelo seu cabelo? O que acontece se seu cabelo não tiver proteína? E, ainda, o que fazer (ou não) para manter a proteína dos seus fios? Continue lendo este artigo para descobrir!

Qual o papel da proteína para o cabelo?

Entender a importância daproteína para o cabeloé fácil: seus fios são constituídos basicamente por cerca de 65% a 95% delas ¹.

A proteína presente em maior quantidade no cabelo é a famosa QUERATINA, existente em diversos produtos de beleza.

Proteínas dão estrutura ao cabelo, conferindo-lhe forma e força. Sem ela, seus fios enfraquecem e podem cair ou se desfazer com mais facilidade ².

Outros componentes dos fios de cabelo são: água e lipídios (gorduras), pigmentos e elementos traços (elementos químicos presentes em menores concentrações como o enxofre e alguns minerais como zinco, ferro e iodo) ¹.

Qual a relação entre aminoácidos e proteínas para cabelos?

Já que citamos os produtos de beleza, com certeza você deve ter se lembrado de outro componente que aparece frequentemente na fórmula de artigos para cabelos:os aminoácidos.

Asproteínas são formadas pelos aminoácidos, mais especificamente por uma sequência de 15 a 20 tipos deles ¹.

Portanto, os aminoácidos são imprescindíveis para a formação de proteínas que, por sua vez, são vitais para a formação dos cabelos.

Configura a seguir os principais aminoácidos presentes no cabelo humano:

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O que danifica a proteína do cabelo?

Agora que você já sabe o quanto é fundamental aproteína para o cabelo, vamos conferir o que pode prejudicar a composição de seus fios?

Tratamentos químicos, tratamentos de cores, clima, poluição, lavagem, secagem, modelagem,desembaraçamento, calor e outros fatores podem corroer a queratina do cabelo, enfraquecendo-o.

Funciona da seguinte maneira:

Os aminoácidos são formados por ligações entre moléculas, basicamente um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e dois átomos de hidrogênio (H) ligados a um átomo de carbono (Glicina).

Procedimentos como alisamentos e tinturas, por exemplo, ou até mesmo exposição à luz solar e ao calor excessivo, provocam reações químicas capazes de alterar essas ligações e converter os aminoácidos em outras substâncias ¹.

E, como você já sabe, sem aminoácidos, sem proteínas!

Além disso, se sua dieta não contiver proteína suficiente, isso também pode enfraquecer seus cabelos ².

Aliás, o que você come tem papel fundamental na saúde dos seus fios, como veremos a seguir. Continue acompanhando!

Nutrição adequada: a chave para cabelos mais saudáveis

Uma dieta nutritiva, contendo não sóproteína para o cabelo, mas tambémgorduras saudáveis e uma variedade de vitaminas pode ajudar, e muito, a manter suas madeixas saudáveis ².

Os seguintes alimentos podem ajudá-lo a melhorar a nutrição de seus cabelos:

  • peixes gordurosos, ricos em proteínas e ácidos graxos
  • ovos, que contêm proteínas, ômega 3 e ferro
  • oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, que são fontes de ácidos graxos
  • feijão e outras leguminosas que contenham proteína.

Além disso, como o resto do corpo, o cabelo precisa de vitaminas e minerais específicos para continuar saudável ².

As vitaminas eminerais queauxiliamos fios são:

  • vitamina A: encontrada na batata-doce, cenoura, abóbora, espinafre, leite, ovos e iogurte
  • vitaminas B, especialmentebiotina: encontradas na gema do ovo, fígado, salmão, abacate, nozes e sementes e produtos lácteos
  • vitamina C:boas fontes incluem frutas cítricas, morangos e pimentões
  • vitamina D:encontrada em peixes gordurosos, gema de ovo, cogumelos e sintetizada pelo próprio corpo, quando a pele é exposta aosol
  • vitamina E:boas fontes incluem sementes de girassol, amêndoas, espinafre e abacate
  • ferro:encontrado em ostras, amêijoas, ovos, carne vermelha, lentilhas e espinafre
  • zinco:boas fontes incluem ostras, carne, sementes de abóbora e lentilhas.

Leia também:Como deixar o cabelo saudável? Veja 7 maneiras mais fáceis

Suplementação de nutrientes para o cabelo

Além de uma alimentação adequada, também podemos obter vitaminas e minerais atravésde suplementosalimentares, poisnem sempre conseguimos comer a quantidade suficiente dos minerais e vitaminas. É importante quevocê converse sempre com seumédicoantes de iniciar o uso dos suplementos.

Addera, por exemplo, vitamina D mais recomendada pelos médicos no país3, possui em seu portfólioAddera + Cabelo & Unhas, um complexo vitamínico com vitamina D3, biotina e Zincopara auxiliar a saúde do seu cabelo, pele e unhas.

 

Referências bibliográficas: