14/08/2022

Omelhor sol para vitamina Dé aquele entre 10h e 16h. Isso porque os raios UVB, responsáveis pela síntese cutânea do nutriente, estão mais presentes nesses horários¹.

Quando a pele é exposta à radiação solar UVB, o precursor cutâneo 7-DEIDROCOLESTEROL origina apré-vitamina D3 e, posteriormente, a vitamina D3 (colecalciferol).

Porém, esse também é o sol que oferece mais riscos para o desenvolvimento de câncer de pele e para o envelhecimento precoce¹.

A recomendação, portanto, é não exagerar na exposição solar¹. Para a síntese de vitamina D, bastam de 10 a 15 minutos diários ao sol, com pernas e braços expostos, mas protegendo partes sensíveis, como o rosto².

A palavra de ordem aqui éMODERAÇÃO.Não abra mão do filtro solar no seu dia a dia, pois ele é imprescindível para evitar os danos solares.

Aplique o protetor no rosto, deixando apenas braços e pernas sem proteção, na hora de tomar seu sol para vitaminaD.Porém, após seus minutos diários de exposição, não deixe de aplicar o filtro solar no restante do corpo.

Mas por que a exposição solar é tão importante para a manutenção desse nutriente no organismo? É possível obter vitamina D de outras formas, como pela alimentação?

Continue acompanhando para descobrir!

Por que devo me expor ao sol para obter vitamina D?

Agora que você já sabe qual é omelhor sol para vitamina D, vamos entender por que ele é fundamental para manter os benefícios desse nutriente.

A radiação solar é a principal forma de se obter vitamina D³. Em países nos quais a incidência de sol é alta o ano inteiro, como é o caso do Brasil, a exposição solar é responsável por 90% a 95% da síntese desta vitamina4.

Fontes alimentares de vitamina D também existem, mas são poucas e não dão conta do aporte diário necessário², podendo suprir apenas cerca de 20% das necessidades do organismo4.

Observe as doses diárias de manutenção indicadas pelaSociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM):

 class=

Como é possível observar, essas doses podem variar entre 400 e2000U.I. / dia, dependendo da idade e condições de saúde de cada pessoa.

Agora observe as fontes alimentares de vitamina D e a quantidade presente por porção em cada alimento:

 class=
Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Apesar de alguns alimentos possuírem quantidade relevante de vitamina D, como o salmão selvagem por exemplo, eles não estão presentes no cardápio diário da maioria das pessoaseseria necessário consumi-los todos os dias para manter as taxas recomendadas³.

Por isso, o sol é fundamental para não deixar faltar a vitamina D de que seu corpo precisa. Mas sempre tomando todos os cuidados para evitar os danos causados pela exposição solar excessiva, como explicamos logo no início deste artigo.

E por que a vitamina D é tão importante?

A vitamina D desempenha importantes papéis no corpo humano, com ação comprovada em sistemas como o musculoesquelético e oimune. Veja algumas de suas funções:

  • Tem papel fundamental na absorção do cálcio no intestino e atua no estímulo de células ósseas, contribuindo assim para a formação de ossos e dentes saudáveis3
  • É essencial para a força muscular e o equilíbrio. Sendo observados casos de fraqueza muscular emiopatiaem decorrência dehipovitaminoseD3
  • Atua na resposta imunológica, auxiliando na proliferação de células de defesa e ajudando a controlar a liberação exagerada de substâncias inflamatórias4.

O que fazer quando não consigo me expor ao melhor sol para vitamina D?

Agora você já sabe qual é omelhor sol para vitamina De o quanto ele é importante para manter bons níveis desse nutriente no organismo.

Porém, sabemos que pode ser complicado separar alguns minutos do dia para expor-se ao sol, principalmente quando se trabalha o dia todo em ambientes fechados. Além disso, algumas condições de saúde podem impedir uma exposição adequada.

Ainda existem fatores que podem influenciar a &ldquoqualidade&rdquo dos raios UVB e dificultar a síntese cutânea de vitamina D pela pele4, como por exemplo:

  • O uso de protetores solares (essenciais para evitar lesões causadas pela exposição excessiva ao sol)
  • Condições climáticas e ambientais - localização, poluição, estação do ano etc.

Nesses casos, suplementos de vitamina D podem ser uma opção interessante. Entretanto,é fundamental procurar um profissional de saúdepara orientar a suplementação, indicar doses adequadas etc.

Leiatambém:

Como tomar vitamina D?

Vitamina D tem contraindicação?

 

Referências bibliográficas: