14/08/2022

Se você chegou até este artigo é porque deseja saber quais osbenefícios da vitamina D para homens, correto?

Então vamos começar esclarecendo algo importante: os benefícios da vitamina D no organismo são os mesmos para homens e mulheres.

Dito isto, é preciso considerar algumas especificidades no caso das mulheres, já que a sua suficiência, segundo alguns estudos, pode estar relacionada com a amenização de problemas ósseos¹e metabólicos²advindos da menopausa.

Mas, no geral, as ações comprovadas da vitamina D no corpo humano têm relação com o sistema musculoesquelético e com a resposta imunológica, tanto em homens como em mulheres, como mostraremos a seguir.

Benefícios da vitamina D para homens e mulheres

Como já esclarecemos anteriormente, não existembenefícios da vitamina D parahomens, exclusivamente, suas funções no corpo humano se aplicam a ambos os sexos.

Veja quais são esses benefícios:

Ossos e músculos saudáveis

A vitamina D tem papel relevante no nosso sistema musculoesquelético. Ela é essencial para a absorção do cálcio no organismo, mineral fundamental para ossos e músculos saudáveis3.

Ao ajudar a manter concentrações de cálcio, e também defósforo4, adequadas no organismo, ela auxilia na:

  • mineralizaçãoóssea normal4.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pode-se observar quadro de fraqueza muscular emiopatiaem pacientes com deficiência grave de vitamina D3.

Também pode atuar estimulando células como osteoblastos eosteoclastos, responsáveis pelo crescimento e remodelação óssea4.

Sem vitamina D suficiente, os ossos podem se tornar finos, quebradiços ou deformados, aumentando a predisposição ao raquitismo em crianças e também à osteoporose em adultos mais velhos4.

Defesa contra doenças

A vitamina D tem ação reconhecida no sistema imune de homens e mulheres, mais especificamente, ela pode atuar auxiliando a resposta imunológica5.

Sua ação na imunidade inata (com a qual já nascemos) se dá ao estimular a produção de células de defesa e substâncias antimicrobianas, contribuindo, assim, para a eliminação de bactérias, vírus e fungos invasores5.

Já na imunidade adquirida (formada ao longo da vida pela exposição a patógenos) ela pode agir controlando a liberação exagerada de substâncias inflamatórias e de anticorpos contra si mesmo (autoanticorpos)5.

Saiba mais:Como a vitamina D ajuda na imunidade?

Outros benefícios da vitamina D ainda em estudo

Como a vitamina D ajuda a controlar a produção deautoanticorpos, há indícios de que ela possa ter uma aplicação terapêutica para aliviar doenças autoimunes, como, por exemplo, olúpus eritematoso sistêmicoe a artrite reumatoide5.

Alguns estudos ainda indicam que a deficiência de vitamina D pode estar relacionada com o aparecimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e até mesmo câncer e, portanto, sua manutenção pode ser necessária para preveni-las6.

Contudo, mais estudos são necessários para comprovar essas implicações da vitamina D para o organismo humano.

Dose diária recomendada para manutenção de vitamina D

Agora você já sabequais os benefícios da vitamina D para homens, e que eles são osmesmopara mulheres, inclusive. Então vamos conhecer as doses diárias recomendadas para manutenção desse importante nutriente?

Vamos nos basear aqui nasrecomendações da SBEM, que varia entre 400 e 800 UI, para crianças e adultos saudáveis, e 400 a 2000 UI para populações com risco de deficiência (grávidas, lactentes, idosos, pacientes com osteoporose, doença renal crônica, etc.)3.

Observe a tabela da SBEM:

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Porém,é importante procurar um profissional de saúde antes de usar um suplemento de vitamina D, já que essas doses podem variar dependendo das suas condições de saúde.

Leia também:Como tomar vitamina D?

Como obter a vitamina D que preciso?

Já vimos quais são osbenefícios da vitamina D para homens, as doses diárias recomendadas para sua manutenção no organismo, então agora vamos entender quais são suas fontes.

A principal fonte de vitamina D disponível é a exposição solar. Ela é sintetizada quando raios UVB solares entram em contato com a pele3.

Em países com boa exposição solar, 90% a 95% da vitamina D pode ser obtida através de síntese cutânea6.

Por isso, é recomendado expor-se ao sol de 10 a 15 minutos, todos os dias, com braços e pernas descobertos e protegendo partes mais sensíveis como o rosto8.

Alguns alimentos também contêm esse nutriente, mas podem suprir apenas em torno de 20% das necessidades do organismo6. Veja quais são as fontes alimentares de vitamina D:

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Fonte:Adaptado deArquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Outro recurso disponível são os suplementos de vitaminaD.Porém, reforçamos queé fundamentalconsultar um profissional de saúdepara orientar sobre a necessidade de suplementação e sobre a dosagem adequada.

Além disso, também é importante optar por suplementos bem avaliados e marcas responsáveis. AAddera, por exemplo, é a vitamina D número 1 do Brasil9, sendo a mais recomendada pelos médicos10no país.

Referências bibliográficas: