14/08/2022

Começamos adiantando queatenção plena, treinamento cognitivo e um estilo de vida saudável, como alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e descansarsão algumas dicas decomo ajudara concentraçãoque veremos neste artigo.

Mas antes, vamos refletir um pouco sobre o que pode estar causando suadificuldade de concentração e memorizaçãoe afetando seu foco?

Um dos principais fatores que atrapalham a capacidade de se concentrar, atualmente, é oexcesso de informações. Somos bombardeados constantemente pelas notícias das mais diversas mídias sociais e por mensagens que não param de chegar ¹.

O problemaé que esse excessosobrecarrega nosso sistema de filtragem e fica fácil se distrair ¹.

Além disso, algumas condições subjacentes de saúde e algunsmedicamentos podemprejudicar sua concentração. Por isso, se tem alguma doença ou faz uso de algum remédio, deve procurar orientação médica ¹.

Se esse não é o seu caso, as nossas dicas sobreo que ajuda a concentraçãopodem o auxiliara restaurar o seu foco. Vamos conferir?

Como ajudar a sua concentração? 5 estratégias para manter o foco

Paraajudar na concentração nos estudos, trabalho e nas demais áreas que exigem foco, considere as seguintes estratégias:

1- Pratique atenção plena

Vamos começar nossa lista com dicas decomo ajudar sua concentração, com um hábito simples que você pode inserir em sua rotina:ameditação.

Além de auxiliar seu foco, este é um recurso que pode ajudá-lo a acalmar a mente, a se autoconhecer e a gerenciar melhor seu estresse ².

A prática meditativa desenvolve a atenção plena, que pode auxiliar a diminuir a ansiedade e a encarar com mais facilidade as situações no dia a dia2.

Um dos tipos de meditação que podemajudar sua concentraçãoé a prática demindfulness,ou atenção plena, que se trata de focalizar a atenção no momento presente.

Esta técnica reconecta o cérebro para que a atenção seja mais forte na vida cotidiana. Ela pode ser realizada por alguns minutos todos os dias, fechando os olhos e concentrando-se na respiração, bem como nos sons e sensações ao seu redor ¹.

Existem ainda alguns aplicativos que podem ajudá-lo a iniciar a prática de meditação, tais como oMedite.see oSattva. Além disso, diversos canais noYoutubeoferecem meditações guiadas gratuitas.

2- Treine seu foco

O que ajuda a concentraçãotambém é treinar o seu foco, tentando concentrar-se 100% em uma única tarefa.

Você pode fazer isso, por exemplo, lendo algo por 30 minutos, definindo um cronômetro para disparar a cada cinco minutos. Quando ele disparar, pergunte-se se sua mente vagou. Se sim, concentre-se novamente no que está lendo.

Ao treinar seu cérebro para monitorar se sua mente está divagando, você fortalece o processo de monitoramento e a capacidade de manter o foco em uma única tarefa ¹.

3- Treinamento cognitivo

Em especial para quem temdificuldade de concentração e memorização, existem evidências de que alguns tipos dejogos digitais de treinamento cognitivopodem ajudar sua capacidade de prestar atenção ¹.

Isto é essencial para facilitar atividades cognitivas da vida cotidiana, podendoajudar na concentração nos estudos, por exemplo ¹.

4- Um estilo de vida mais saudável

Este é um tópico que não poderia faltar em nossa lista decomo ajudar a sua concentração.Afinal, adotar umestilo de vida mais saudávelé imprescindível para todos os aspectos de sua vida, não é mesmo?

Aqui, vamos tratar de dois pontos fundamentaisque podem fazer diferença em seus níveis de concentração:seu sono e a prática de exercícios físicos.

Você sabia que há uma ligação direta entre exercício físico e habilidade cognitiva, especialmenteaatenção?

O que acontece é que, quando você se exercita, aumenta a disponibilidade de substâncias químicas que promovem novas conexões cerebrais, reduzem o estresse e melhoram o sono ¹.

E quando dormimos, reduzimos os hormônios do estresse,que podem ser prejudiciais ao cérebro,e eliminamos as substânciasque podemprejudicá-lo¹.

Procure dormir de sete a oito horas por noite e praticar 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, paraajudar sua concentração ¹.

5- Alimentar-se bem

Esta última dica sobreo que ajuda a concentraçãotambém faz parte de um estilo de vida mais saudável, mas merece um tópico à parte, tal a sua importância.

Há indícios de que comer uma dieta de estilo mediterrâneo tem demonstrado apoiar a saúde do cérebro1,3. Mas o que seria isso? Uma dieta mediterrânea setrata deuma alimentação baseada no consumo de alimentos frescos e naturais.

Ou seja, você deve comer frutas, legumes, cereais integrais etc. e evitar alimentos pobres em nutrientes, baseados em produtosultraprocessados³.

Este tipo de dieta é importante paraajudar sua concentraçãoporque fornece nutrientes essenciais para o cérebro, com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios eneuroprotetores, São eles ³:

  • minerais
  • vitaminas
  • aminoácidos essenciais
  • e ácidos graxos essenciais.

Em contrapartida, a carência desses nutrientes poderepercutir negativamenteno cérebro ³.

Um trabalho de 2015 publicado na BMC Medicine revelou que uma ingestão menor de alimentos nutritivos e maior de comida pouco saudável se associa a um menor volume do hipocampo esquerdo, estrutura importante para a memória e a aprendizagem ³.

Leia também:Turbine seu cérebro com 8 nutrientes e vitaminas para memória e concentração

Oque ajuda na concentração? Dicas finais

Quando a gente fala sobreo queajuda aconcentração,muitas vezes procuramos por algo com efeito rápido, correto? Ainda mais quando é preciso finalizar aquele trabalho pendente há tempos ou estudar para uma prova, por exemplo.

Quando isto acontece, quem aqui nunca recorreu ao bom e velho café,não éverdade? Mas será que realmente funciona?

Sim. A cafeína pode aumentar os níveis de adrenalina no sangue e a atividade cerebral dos neurotransmissores dopamina enorepinefrina, combinação que estimula o cérebro e auxilia sua concentração4.

Além disso, ela tende a exercer seus efeitos rapidamente. Por exemplo, uma xícara de café pode levar até 20 minutos para atingir a corrente sanguínea e cerca de 1 hora para atingir a eficácia total5.

Mas, o ideal mesmo, como mencionamos nos tópicos anteriores, é manter hábitos constantes para auxiliar sua concentração, comoapostar emuma alimentação saudável,meditar epraticarexercícios físicos.

Se você acha que tem uma dieta pobre em nutrientes, por não conseguir se alimentar adequadamente no dia a dia, seja pela rotina corrida, com muitos afazeres, ou por outro motivo qualquer, os suplementos podem te ajudar.

Addera, por exemplo, a vitamina D mais recomendada pelos médicos no país6, possui a linhaAddera+ Energia, um suplemento rico em cafeína e vitaminas do complexo B, que auxiliam sua concentração.

Porém,é ideal consultar seu médico antes de iniciar qualquer suplementação.

Referências bibliográficas: