14/08/2022

Falta devitaminasA, complexo B, C, D eE,podem estarrelacionadas com a queda de cabelo

Se está percebendo mais cabelo do que o normal no ralo do chuveiro, então você pode ter algum problema que está enfraquecendo suas madeixas. Um deles pode ser a falta de nutrientes. Por isso, neste artigo, vamos falar sobrea relação dasvitaminase aqueda de cabelo.

Além disso, vamos mostrar algumasoutraspossíveis causas, para que você consiga começar a identificar o que levou a essa condição e saber o que deve ser feito para melhorar.

Vamos lá?

Por que você pode ter queda de cabelo?

Antes de conhecer asvitaminasrelacionadas aqueda de cabelo, é importante entendermos o que pode fazer suas madeixas caírem mais do que deveriam.

Esse é um problema que pode ter várias causas, desde hábitos errados a desequilíbrios hormonais e emocionais. Algumas das condições que podem causar queda de cabelo são:

Uso de produtos que agridem os cabelos

Se você, no seu dia-a-dia, tem hábitos que agridem seus cabelos, como o uso excessivo de química, ou de modeladores quentes, como secadores e chapinhas, isso pode enfraquecer seus fios, fazendo com que tenham mais tendência a cair ¹e².

Hormônios

Esse é um problema que também pode surgir devido a alterações hormonais. Mulheres na menopausa, por exemplo, têm mais tendência à queda de cabelo ³.

Isso pode acontecer ainda em mulheres com problemas que envolvem distúrbios hormonais, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)4.

Segundo esteestudo, essa ainda seria uma possível causa da perda precoce de cabelo, em homens antes dos 30 anos4.

Estresse

O estresse tem sido largamente associado à perda de cabelo.Evidênciasapontam, inclusive, que eventos traumáticos pelos quais passamos ao longo da vida podem desencadear episódios agudos de queda de cabelo5.

Hábitos de vida

Você sabia que seus hábitos de vida também podem comprometer o crescimento e a vitalidade dos fios e resultar numa queda de cabelo maior do que o normal?

Alguns dos maus hábitos que podem influenciar a saúde de suas madeixas incluem o fumo, uso excessivo de álcool e sono de baixa qualidade6.

Genética

A alopecia androgênica, popularmente conhecida como calvície, é uma condição que afeta muitos homens. Segundo aSociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),80% daqueles com mais de 80 anos sofrem com o problema.

Esse tipo de queda de cabelo tem origem genética e hereditária, podendo ou não se manifestar durante a vida. Além disso, apesar de ser mais comum em homens, ela também pode acontecer com mulheres6.

Dieta pobre em nutrientes

Aqui já chegamos em um ponto que tem tudo a ver com asvitaminas para queda de cabelo. Isso porque estudos apontam que os nutrientes podem desempenhar um papel importante no crescimento dos fios ³.

Uma dieta pouco nutritiva,deficientede nutrientes essenciais, comogorduras saudáveis, proteínas e uma variedade de vitaminas e minerais,podem influenciarnaqueda de cabelo8.

Lembramos também que ainda podem existir outras causas para perda dos cabelos, inclusive que podem indicar problemas sérios de saúde, como hipotireoidismo, hipertireoidismo e diabetes9.

Portanto,se seus cabelos caem mais do que o normal, e essa situação já vem de longo prazo, o ideal é procurar um médico, para que ele investigue as causas e prescreva o melhor tratamento para você.

Vitaminas para queda de cabelo

Asvitaminasque podem ajudar na saúde dos cabelos, e os minerais, aos quais você deve dar atenção se deseja melhorar sua condição, são as seguintes:

1- Vitamina A

A vitamina A é importante para os cabelos porque participa dosmecanismos de crescimento e diferenciação celular, o queajuda narenovação de suas madeixas7.

Além disso, devido à sua solubilidade em gorduras, ela éresponsável pela hidratação e proteção dos cabelos, conferindo-lhes resistência contra fragilidades³.

Porém, seu excesso também pode ser a causa da queda de cabelo. Portanto, é preciso se ater àrecomendação de ingestão diária: 4300 UI para adultos &ge 19 anos3 e 7.

Você pode obter a vitamina A de que você precisa das seguintes fontes alimentares:

  • Vegetais ricos em betacaroteno, como: batatas-doces, cenouras, abóboras, espinafre e couve
  • Produtos de origem animal, como: leite, ovos e iogurte, óleo de fígado de bacalhau

 

2- Vitaminas B, especialmentebiotina

As vitaminas do complexo B, principalmente a biotina, ajudam a criar glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo e os folículos capilares, o que éimportante para o crescimento do cabelo³.

Além disso, essasvitaminas para queda de cabeloainda são responsáveis por:

  • estimular areconstrução das células do folículo piloso³
  • prevenir o envelhecimento e queda dos cabelos ³
  • e regular o funcionamento das glândulas sebáceas ³.

Você pode encontrarboas fontes de vitaminas do complexo Bnos seguintes alimentos:

  • Origem vegetal:couves, couve-flor, ervilha, feijões, grãos integrais, aspargos, beterraba, abacate, nozes e sementes, cogumelos
  • Origem animal:gema do ovo, fígado, salmão, e produtos lácteos.

 

3- Vitamina C

A insuficiência de vitamina Cpode terinfluência naformação do fio do cabelo. Além disso, a avitaminose do ácido ascórbico pode ser acausa indireta da calvícietelogênica³.

As fontes de vitamina C são:

  • vegetais (folhas de salsa verde, couve, pimentão, couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor, espinafre)
  • e frutas (morango, laranja, limão e outras frutas cítricas).

 

4- Vitamina D

A vitamina D pode ajudar a criar novos folículos- os minúsculos poros no couro cabeludo onde novos cabelos podem crescer.Baixos níveis desse nutriente no organismo foramassociados à queda de cabelo³.

As principaismaneiras de obter vitamina Dsão:

  • fontes alimentares: peixes gordurosos, como salmão e cavala, gema de ovo e cogumelos
  • síntese cutânea: ela pode ser produzida pelo próprio corpo, quando a pele é exposta aos raios UVB solares.

 

5- Vitamina E

As evidências sobre essa vitamina para queda de cabelo ainda não são muitas. Porém, como alguns estudos têm associado o estresse oxidativo com a alopecia, ela pode ser uma importante aliada das madeixas, já que a vitamina E é um importante antioxidante10.

Você pode encontrar vitamina E nos seguintes alimentos: sementes de girassol, amêndoas, espinafre e abacate.

6- Ferro

O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio para as células. Isso o torna um mineral importante para muitas funções corporais, incluindo o crescimento do cabelo ³.

A deficiência de ferro, que causa anemia, é uma das principais causas da queda de cabelo. É especialmente comum em mulheres ³.

As melhores fontes deste mineral são produtos de origem animal que contêm ferro heme melhor assimilado: fígado de boi e porco, frango, porco e cordeiro, peixe.

Mas ele está presente em uma grande variedade de vegetais como: soja, feijão, folhas de salsa verde, damascos e figos secos.

7- Zinco

O zinco desempenha um papel importante no crescimento e reparo do tecido capilar. Também ajuda a manter as glândulas sebáceas ao redor dos folículos funcionando corretamente. Além disso, a perda de cabelo é um sintoma comum de deficiência de zinco ³.

Alimentos ricos em zinco incluem: ostras, carne, espinafre, gérmen de trigo, sementes de abóbora e lentilhas.

Nem sempre conseguimos todosas vitaminas e minerais que precisamos da nossa dieta, e algumas vezes precisamos de suplementos alimentares. No entanto,é importante verificar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Além disso, também é importante optar por suplementos bem avaliados e marcas responsáveis. AAddera, por exemplo, vitamina D mais recomendada pelos médicos no país11, possui umcomplexo rico em D3, biotina e Zincopara fortalecer seu cabelo.

 

Referências bibliográficas: