14/08/2022

Você sabeo que é metabolismo energético?

Todos os organismos vivos precisam de energia para crescer e se reproduzir, manter suas estruturas e responder a seus ambientes. E é o metabolismo energético, definido como um conjunto de processos químicos de sustentação da vida, que promove essa energia.

Não ficou claro? Calma, pois, neste artigo, explicaremos detalhadamenteo que é o metabolismo energético das células, para que serve, como funciona, quais são ostipos de metabolismo energético. Além disso, mostraremosos alimentos primordiais para que esse processo aconteça.

Vamos lá?

O que é metabolismo energético?

Adefinição demetabolismo energéticoconsiste em:

  • um conjunto de processos químicos de sustentação da vidaque permite aos organismos transformar a energia química armazenada nas moléculas em energia que pode ser usada pelas células1.

Os animais, incluindo o ser humano, consomem alimentos para repor energia. Seu metabolismo decompõe carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos para fornecer energia química para esses processos1.

As plantas convertem a energia da luz do sol em energia química armazenada nas moléculas durante o processo de fotossíntese1.

O que é metabolismo energético das células?

Agora que você já sabeo que é metabolismo energético, vamos entender seu papel nas células do nosso corpo?

Cada tarefa realizada por organismos vivos requer energia. Ela é necessária para realizar trabalhos pesados ​​e exercícios, mas as pessoas também a utilizam, em grande quantidade, enquanto pensam e até mesmo durante o sono1.

Para cada ação que requer energia, muitas reações químicas ocorrem para fornecer essa espécie de &ldquocombustível&rdquo aos sistemas do corpo, incluindo músculos, nervos, coração, pulmões e cérebro1.

As células vivas de cada organismo usam energia constantemente para sobreviver e crescer. Elas quebram os carboidratos complexos em açúcares simples que podem ser usados ​​como energia1.

As células dos músculos, por exemplo, podem consumir energia para construir proteínas musculares a partir de pequenas moléculas de aminoácidos1.

Além da energia ser necessária para a síntese molecular, como no exemplo das proteínas, ela também o é para quebrar moléculas, caso de bactérias e vírus patogênicos que são ingeridos e decompostos pelas células1.

Quais são os tipos de metabolismo energético?

Ometabolismo energéticoé composto por essas duas vias opostas2:

  • anabolismo(moléculas construtoras)
  • catabolismo(quebra de moléculas).

 

Metabolismo catabólico

As vias catabólicas envolvem a degradação de moléculas complexas em outras mais simples, liberando a energia química armazenada nas ligações dessas moléculas ².

Algumas vias catabólicas podem capturar essa energia para produzirATP, a molécula usada para alimentar todos os processos celulares.

Outras moléculas armazenadoras de energia, como os lipídios, também são quebradas por meio de reações catabólicas semelhantes para liberar energia e produzir ATP.

Metabolismo anabólico

As vias anabólicas requerem uma entrada de energia para sintetizar moléculas complexas a partir de outras mais simples ².

Alguns exemplos de via anabólica são:

  • síntese de açúcar a partir de CO2
  • síntese de proteínas grandes a partir de blocos de construção de aminoácidos
  • síntese de novos filamentos de DNA a partir de blocos de construção de ácidos nucléicos.

Veja no esquema abaixo como ocorrem essas duas fases do metabolismo:

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Quais são os nutrientes essenciais para o metabolismo energético?

Depois de compreendero que é metabolismo energético, provavelmente você está se perguntando sobrequais são osalimentos e nutrientesessenciaispara que esse processo aconteça, correto?

Três principais grupos alimentares se constituem como fonte energética e de compostos químicos para a construção de células ²:

  • os carboidratos,
  • as gorduras
  • e as proteínas.

De acordo com aTabela Brasileira de Composição de Alimentos (TAC), boas fontes desses nutrientes incluem ³:

Carboidratos

  • Cereais e grãos(arroz, milho, aveia, trigo etc., e seus alimentos derivados desses também como o pão e o macarrão)
  • Tubérculos(batatas, mandioca, inhame, rabanete, cenoura e beterraba, e seus derivados como a fécula de batata, o polvilho e a goma para tapioca)
  • Mel:contém 70 g de carboidratos em cada porção de 100 g
  • Frutas:todas as frutas apresentam esse macronutriente em alguma proporção.

 

Gorduras

As gorduras insaturadas são as mais saudáveis e elas são divididas em dois tipos:

Gorduras poli-insaturadas

Destacam-se por sua riqueza em ácidos graxosessenciais &mdasho Ômega 3 e o Ômega 6.

Suas fontes incluem:

  • nozes
  • sementes de abóbora
  • alguns peixes, como atum e sardinha
  • óleos vegetais (milho, girassol, azeiteetc).

 

Gorduras monoinsaturadas

Importante para equilibrar os níveis do colesterol no organismo, as gorduras monoinsaturadas são encontradas em:

  • azeitonas e seus derivados,
  • abacate,
  • amendoim
  • e nas nozes.

 

Proteínas

Fontes completas de proteínas, que contêm todos os aminoácidos essenciais ao metabolismo energético,incluem:

  • carne,
  • peixes,
  • ovos,
  • laticínios (leite, queijo, iogurte),
  • trigo integral,
  • nozes,
  • soja,
  • germe de trigo,
  • castanha-do-pará
  • e amendoim.

Já as chamadas fontes incompletas de proteínas, que nãoapresentamtodos esses aminoácidos - mas que tambémcontam comaminoácidos importantes à sínteseproteica- incluem:

  • leguminosas como feijão
  • milho
  • lentilha
  • arroz
  • frutas e verduras.

Vitaminas do complexo B e o metabolismo energético

Agora você já sabeo que é metabolismo energéticoe também já conhece os alimentos primordiais para que ele aconteça.

Mas ainda precisamos falar sobre mais um grupo de nutrientes imprescindíveis para esse mecanismo essencial à vida:as vitaminas do complexo B.

Oito tipos de vitamina B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12) ajudam a transformar os alimentos ingeridos em energia utilizável, atuando como coenzimas na ativação de diferentes processos metabólicos4.

Por isso, também é importante incluir boas fontes dessas vitaminas em sua dieta, que estão presentes em alimentos como:

  • grãos
  • carnes
  • legumes
  • ovos
  • laticínios
  • e verduras.

Como vimos,os nutrientes importantesao metabolismo vistos aqui estão presentes em fontes alimentares, sendo possível manter seus níveis adequados com a ingestão de uma dieta equilibrada.

Porém, se você acredita não consumir esses alimentos suficientemente para suprir suas necessidades nutricionais, os suplementos alimentares podem ajudá-lo.

Consulte seu médicoe conversecom elesobre a melhoralternativae peça para que ele oriente a suplementação, caso seja necessária.

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Referências bibliográficas: